Quando o parisiense diz Odéon, ele está se referindo a um território preciso, bem delimitado e carregado de lembranças históricas.
foto: Francisco de Assis Andrade
Odéon começa no boulevard Saint Germain, a partir da estátua de Danton, situada diante do metrô Odéon, passa pelo Carrefour de l’Odéon e continua em direção ao Theâtre de L’Odéon, na Place de l’Odéon.
foto: Franciso de Assis Andrade
Neste curto trajeto, as atrações mais prosaicas são imensas e esquecemos rápido a revolução francesa e assuntos mais graves.
A partir da estátua de Danton, à esquerda, temos o famoso restaurante Comptoir Relais Saint Germain. E colado a ele, seu pequeno bar à tapas de alta gastronomia que se chama L’Avant Comptoir.
Sugiro uma pausa imediata. No bar, peçam um vinho acompanhado por um macaron recheado com boudin noir. Inesquecível.
Logo em seguida, o hotel quatro estrelas Relais Saint Germain que representa perfeitamente o espírito francês. Maiores detalhes sobre este hotel elegante, cliquem aqui.
foto: Francisco de Assis Andrade
Na confluência das duas ruas que sobem em direção ao Luxembourg, a famosa taberna Horse’s Tavern Café. Aconselho uma pausa somente nos dias quentes, para uma cerveja no terraço.
fotos: Francisco de Assis Andrade e Antonica Andrade
Do lado direito e a partir da estátua de Danton temos o restaurante Les Editeurs – já citado aqui e um dos melhores brunchs da cidade – e retrato perfeito da rive gauche. Poltronos de couro, paredes cobertos por livros e clientela ligada ao mundo literário parisiense. Leiam artigo aqui.
Logo após o restaurante, um dos melhores floristas da cidade: Pascal Mutuel. Encontro sempre as realizações deste artista em endereços como Opéra Garnier, Plaza Athénée, etc…
foto: Franciso Assis Andrade
Subam pela rue de l’Odéon até o teatro. Este prédio com sua arquitetura séria e sóbria e suas colunas que refletem a grandeza dos munumentos da antiguidade grega, possui uma sala de espetáculo toda em ouro, na mais pura tradição italiana.
O Theâtre de l’Odéon, construído em 1782, hoje se chama Theâtre de l’Europe e coloca em cartaz peças européias com legendas em francês.
Após este passeio pelo eixo Odéon e antes de mergulharem na paz do Jardin du Luxembourg, entrem na livraria Moniteur situada ao lado do teatro. Uma das mais interessantes de Paris para todos que gostam de arquitetura e design.
Livraria Moniteur: 7 place de l’Odéon, 75006 Paris
Conheça os apartamentos para alugar no Odéon da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.
Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
78 Comentários
Dodô
Sou a favor dos bons sentimentos, mas também a favor da inteligência.
E a inteligência nos faz constatar que a alimentação é, invariavelmente, seja qual for a nossa opção de cardápio, uma ação predatória. Pobre gansinhos, sim, mas também pobres franguinhos que nascem e são mortos aos milhões nas granjas, em tenra idade, sem conhecer a mãe e sem ver a luz do sol. Pobres pintinhos, sem chance de nascer porque alguém pediu omelete. Pobres nobres árvores abatidas em pleno viço para abrir espaço à soja. Pobres abelhas espoliadas do mel produzido com tanto afã. Pobres caraguejos cozidos ainda vivos, pobre ostras deglutidas enquanto sofrem queimaduras de limão. Pobres couves e alfaces, envenenadas enquanto crescem sob um manto de agrotóxicos.
E se nos restar comiseração, compadeçamo-nos da nossa própria espécie.
Eduarda
Sueli OVB,
Parece que também as éclairs agora tem versão salgada que imagino bem interessante…
Esse macaron de queijo irei experimentar com certeza!
Os outros, citados por aqui, confesso que não pretendo, rsrs
Katya,
Nesse Blog talvez vc encontre algo que lhe interesse, mais na área dos costumes:
http://marie-antoinettequeenoffrance.blogspot.com/
Abraços
Monica Teixeira
Sou contra o consumo do foie porque uma coisa é vc colocar a disposição do animal ração para ele se alimentar outra é infiar um tubo goela abaixo com quantidade de alimento desproporcional chegando inclusive a colocar um anel para impedir que o animal regogite.
Denise
FErnanda,
Boa noite, nunca comi foie gras, mas não acho que devemos pensar deste jeito, ou então seremos obrigados a radicalizar os frangos são extremamente maltratados, vivendo naquelas baias, sem andar ou fazer nada, apenas com uma superalimentação, o gado bovino também é criado para o abate, assim como os porcos. Nem ovo poderemos comer, pois é uma maldade comer um ser que se transformaria em galinha. E não há qualquer justificativa para comer tais coisa, assim também como o leite, se vc pensar está tirando a alimentação dos pobres bezerrinhos e não é prá matar a fome. Os peixes hoje em dia também são criados para o abate.
Ou vc come ou não come nada, vai ter que plantar na sua casa e esperar os frutos caiírem , pois não faria a maldade de arrancar o fruto da árvore, não é mesmo?
sandra
lina, todo dia leio seu blog para ficar mais informada.Ja me sinto em Paris.Estarei em Paris pela 1@vez em setembro por dez dias. Na verdade eu quero ficar lá pra sempre..sniff..mas terei que voltar para o Brasil. Tudo que vc informa eu anoto. Nao sei como farei lá de tanta informaçao, mas mesmo assim estou adorando toda a informaçao que vc envia. Daqui pra frente estarei em Paris ,pelo menos anualmente. Muito obrigada pelos caminhos parisienses que vc nos leva e pela sua amorosidade ao nos responder tao amavelmente. Vou fazer super roteiro de tudo que leio aqui para entrar em Paris pelas suas mãos.
bise
Fernanda
Concordo plenamente com a Katia e o Antonio Marcos. Não vamos morrer se deixarmos de comer foie gras.
Não coloco na boca. Uma verdadeira e injustificável maldade com os animais.
Suely
Adorei o post,me vi passeando com minha família por essas ruas ,observando o teatro,admirando tudo,rindo com nossos comentários e felizes muito felizes,e terminando a jornada no maravilhoso jardim de Luxemburgo.que amamos,estava um lindo dia com muito sol.meu marido puxou uma cadeira embaixo do coqueiro pra ficar na sombra,depois que ele levantou eu sentei,logo veio um guarda…Non madame,non madame,já viram a minha cara,que vergonha…bjs
katya leitzke
Pessoal,
Aproveitando o início do post que fala de Danton, quero perguntar se alguém aí tem ou conhece um roteiro pronto pelos “caminhos da Revolução Francesa”. Eu estudo sobre a revolução já faz um tempo, estive em alguns dos lugares mais conhecidos (bastilha, palais Royal, versailles, place de la concorde, conciergerie, etc) e dessa vez estou indo com alguns outros endereços mais específicos, como a casa de Danton, de Robespierre, o clube dos Jacobinos , e outros, mas essa estátua de Danton, por exemplo, eu não conhecia, por isso, se houver algum “roteiro histórico da revolução” me seria bem útil. Já procurei na net, mas não encontrei nada digno de nota.
Ah! Em tempo, eu AAAAAAAAMO foie gras, mas faço um esforço tremendo e não como a iguaria, pelo bem dos gansinhos. Sempre penso: EU não vou morrer se não comer, mas se eu comer, o ganso é que vai morrer!! Dá mesma forma com qualquer vestimenta que tenha pele animal.
Katya
Leandro Ramos
Lindo post Lina!!! Super
Camille
Lina, adorei o seu post!!! Vou ficar no Relais de Saint Germain e já reservei o restaurante Comptoir. Estou a arrumar as malas. De dia da para usar vestido?
conexaoparis
Camille
Com um trench coat por cima, é possível.