Quando o parisiense diz Odéon, ele está se referindo a um território preciso, bem delimitado e carregado de lembranças históricas.
foto: Francisco de Assis Andrade
Odéon começa no boulevard Saint Germain, a partir da estátua de Danton, situada diante do metrô Odéon, passa pelo Carrefour de l’Odéon e continua em direção ao Theâtre de L’Odéon, na Place de l’Odéon.
foto: Franciso de Assis Andrade
Neste curto trajeto, as atrações mais prosaicas são imensas e esquecemos rápido a revolução francesa e assuntos mais graves.
A partir da estátua de Danton, à esquerda, temos o famoso restaurante Comptoir Relais Saint Germain. E colado a ele, seu pequeno bar à tapas de alta gastronomia que se chama L’Avant Comptoir.
Sugiro uma pausa imediata. No bar, peçam um vinho acompanhado por um macaron recheado com boudin noir. Inesquecível.
Logo em seguida, o hotel quatro estrelas Relais Saint Germain que representa perfeitamente o espírito francês. Maiores detalhes sobre este hotel elegante, cliquem aqui.
foto: Francisco de Assis Andrade
Na confluência das duas ruas que sobem em direção ao Luxembourg, a famosa taberna Horse’s Tavern Café. Aconselho uma pausa somente nos dias quentes, para uma cerveja no terraço.
fotos: Francisco de Assis Andrade e Antonica Andrade
Do lado direito e a partir da estátua de Danton temos o restaurante Les Editeurs – já citado aqui e um dos melhores brunchs da cidade – e retrato perfeito da rive gauche. Poltronos de couro, paredes cobertos por livros e clientela ligada ao mundo literário parisiense. Leiam artigo aqui.
Logo após o restaurante, um dos melhores floristas da cidade: Pascal Mutuel. Encontro sempre as realizações deste artista em endereços como Opéra Garnier, Plaza Athénée, etc…
foto: Franciso Assis Andrade
Subam pela rue de l’Odéon até o teatro. Este prédio com sua arquitetura séria e sóbria e suas colunas que refletem a grandeza dos munumentos da antiguidade grega, possui uma sala de espetáculo toda em ouro, na mais pura tradição italiana.
O Theâtre de l’Odéon, construído em 1782, hoje se chama Theâtre de l’Europe e coloca em cartaz peças européias com legendas em francês.
Após este passeio pelo eixo Odéon e antes de mergulharem na paz do Jardin du Luxembourg, entrem na livraria Moniteur situada ao lado do teatro. Uma das mais interessantes de Paris para todos que gostam de arquitetura e design.
Livraria Moniteur: 7 place de l’Odéon, 75006 Paris
Conheça os apartamentos para alugar no Odéon da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.
Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
78 Comentários
Adriana Pessoa
Sueli OVB,
é claro que o comentário de João Gabriel é meu. Dividimos o mesmo computador, então a confusão.
Bjkas.
Maria das Graças
Fiz esse trajeto indo e voltando do Jardin de Luxemburg. Passeio imperdível, para ser feito sem pressa. Parando e olhando para trás. Uma coisa que aprendi quando caminho pelas ruas de Paris é que parar e olhar para trás nos proporciona vistas incríveis e belas surpresas. E nos faz retornar para conferir.
João Gabriel
Sueli OVB,
ir ao la Mediterranée também estava nos meus planos na minha última ida a Paris. Queria experimentar a Boullabaisse. Dizem que a de lá é a melhor de Paris. Fica para a próxima.
Bjs.
Eduarda
Também achei muito estranho: morcela no recheio de macaron???
Mas parece que essas inovações são comuns.
Dé
Lina,
Macaron de boudin noir? Acho que esse eu não tenho coragem de comer não!
😉
Beijao,
Dé
Montenegro
Sensacional!
Já vou salvar esses dados para cumprir o roteiro em 2012, a dois.
O de agora, a três, fechou.
Abraços e obrigado!.
Eymard
Lá vem os 3 pitaqueiros da Távola Redonda (Claudia, Sueli OVB, Eymard) – risos; mas também não resisti. Refiz esse trajeto nessa manhã ensolarada, sem sair de casa. Lendo o seu texto e vendo essas belas imagens do Francisco. Ganhei o dia. Sou suspeito para falar dessa região. Gosto de tudo. Poderia ir muitas e muitas vezes e ainda teria coisas a descobrir. Como esse macarron, por ex.
eidia
E aproveitem pra conhecer o Le Procope, o restaurante mais antigo e lindo de Paris.
Sueli OVB
Mais um post excelente, com as competentes fotos do Francisco.
Esse lugar é um charme e, a despeito do grande movimento, transmite muito aconchego. A floricultura é espetacular e nosso almoço foi no Les Editeurs, que indico.
Eu destacaria na segunda foto, onde se vê o grande toldo azul, o restaurante La Méditerranée, que me foi muito indicado por uma amiga que fica sempre em Saint Germain, e posteriormente confirmado por uma outra, que foi ao local acompanhada de um morador de Paris. Chegamos a fazer reserva nesse restaurante, mas a chuva intensa nos deteve pelo caminho e acabamos entrando no Le Procope, pois ainda teríamos que subir toda a rue de l’Odeon. Ficou para a próxima.
Cláudia Oiticica
Lina,ótimo post. Odeon é um dos locais onde Paris pulsa, super agradável,uma animação constante, de dia ou de noite.
Na direção contrária, a passagem Cour du Commerce Saint-André também vale a pena dar uma conferida.