A visita de Versailles se divide em três partes. Visita-se o castelo e seus jardins, o Trianon e o Domaine de Marie Antoinette.
As duas primeira fotos são de Camila Caruso
O Trianon é um pequeno palácio construído com mármore rosa, talvez o edifício mais elegante de Versailles. Ele data da 1687 e foi o refúgio de Louis XIV. Já o Domaine de Marie Antoinette engloba o Petit Trianon e o Hameau. A visita das três partes pede um dia inteiro. Alguns preferem visitar o castelo e seus jardins com calma e deixam o Trianon e o Domaine para uma outra vez, como fizeram os três leitores do blog: Camila Caruso, Patrícia Venturini e André Mazeron. Abaixo o relato de Patrícia Venturini.
Conhecer os domínios do Château de Versailles por inteiro é uma tarefa agradável e inglória. Na nossa primeira vez , visitamos o castelo e grande parte dos jardins num passeio de dia inteiro. Naquela ocasião, o Petit Trianon estava fechado para restauração. Sendo assim, desta vez dedicamos outro dia para conhecer somente o Domaine de Marie Antoinette. Escolhemos um caminho alternativo para chegar lá; ao invés de cruzar os jardins do château, seguimos pela lateral por fora do castelo até o Boulevard de la Reine e entramos por um portão secundário bem no final da rua. Uma observação, nessa rua descobrimos um hotel luxuoso que merece atenção, perfeito para uma escapada romântica – Trianon Palace Versailles, com diárias a partir de 159 euros para reservas pela internet. Após uma longa caminhada, que foi um perfeito passeio no campo, finalmente chegamos ao Domaine, o local onde Marie Antoinette promovia encontros, concertos, peças teatrais e vivia de forma mais livre.
Interior do Petit Trianon
foto: Camila Caruso
Conhecemos o lindo e bem decorado Petit Trianon, palácio de estilo neoclássico, e os seus jardins francês e inglês, projetados por Le Nôtre. O jardim inglês tem uma rusticidade encantadora, com seu lago, colinas e gruta.Também conhecemos o luxuoso teatro da rainha, uma pequena mas imponente construção em madeira e papel machê, uma espécie de Ópera Garnier versão (bem) reduzida (infelizmente não pudemos fotografar).
foto: Patrícia Venturini
Mas para conhecer o que eu considero o melhor do Domaine é preciso caminhar um pouco mais além dos jardins.Le Hameau de la Reine, a pequena aldeia idílica onde Marie Antoinette experimentava os prazeres simples do campo com seus filhos, possui um lindo lago, um farol, casas em estilo normando (que incluem, além da casa da rainha, leitaria, queijaria e outros do gênero), hortas, videiras, pequenos jardins e diversos animais. Este é certamente um passeio para encantar adultos e também crianças, uma ótima opção para um lindo dia de sol.
fotos: Camila Caruso
foto: Patrícia Venturini
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
130 Comentários
Morgana Alves
Lina,
Saindo da Av. Victoria, próximo à estação de metrô Chatelet, como devo fazer para ir para Versailles?Esta linha dá acesso?
Obrigada.
conexaoparis
Mário
Vá de trem assim economiza tempo e dinheiro.
Entre no site abaixo e veja:
http://www.voyages-sncf.com/billet-train/resultats?hid=SFC
Mário Andrade
Prezada Lina,
Chegaremos em Paris dia 13 e voltaremos dia 20, estamos reservando um dia para Londres e um dia para Versailles. Pensamos em fazer Versailles e Chartres no mesmo dia é possível? Se sim é melhor ir de carro ou de trem?
Obrigado e parabens.
Alicia MJ
ANTES DE PLANEJAR A VISITA NO VERSAILLES
Oi Lina!
Muito obrigada por as suas dicas!
Eu gostaria de falar da minha experiencia en Versailles para aqueles que ainda nao foram:
– Nao vai visitar Versailles se nao tiver comprado tickets con antecedência. A fila é enorme!
– Se estiver perto de ST LAZARE, pegue o tren SNCF até ultima estacao (Gare de Versailles Rive Droite). A viagem é de 30 hora e super fácil.
– Da estacao Gare de Versailles Rive Droite até o Castelo sao máximo 15 minutos andando sem presa.
– Se nao tiver muito tempo ou fica cansado muito rápido, as coisas mais lindas para ver ficao no primero andar:
* La Grande Galerie (the Hall of mirrors)
* The King’s bed chamber
* The Queen’s bed chamber
e no terreo,
* The Royal Chapel
– A audioguida esta incluida no preco do ingresso.
– É melhor ir cedo, quando tem menos turistas e o sol entra pelas janelas daqueles maravilhosos quartos…
ENJOY!
Alicia
Fernando
Para os que não sabem francês (como eu), minha dica no Palácio é pegar um audioguia. È meio caro (acho que 14 euros), mas aproveitei bem mais o passeio com ele (no início estava sem).
Fui iludido de ficar uma manhâ em Versalhes. Há, Há ! Fiquei um dia e vi o Palácio e metade do jardim !
Mas é imperdível, o melhor da viagem na minha opinião.
E vai de trem sem medo. Fácil, Fácil.
conexaoparis
Alicia
Por causa do frio e se elas não gostam de caminhar, a única solução é contratar um carro junto às empresas que cito no Blog, na categoria Taxis Brasileiros.
Se não estiver muito frio, peguem o RER C e desçam em Versailles Rive Gauche.. Em seguida andem até o Castelo. Não é longe. O RER C você pode pegá-o em várias estações em Paris: Saint Michel Notre Dame, Gare d’Austerlitz…
Alicia MJ
Oi Lina,
Meu marido e eu vamos visitar Versailles a semana próxima con as nossas duas maes (65 e 69 anos). Nesta epoca e com esse tempo ruin nao vamos nem tentar ver o Trianon, etc.
O que vc recomenda para ver lá que nao seja muito cansativo para elas?
Qual é a forma mais fácil (mesmo que seja um pouco mais longa) de viajar de Paris (St Lazare) com as duas maes?
Obrigada!
Alicia
natalie neuwald
estou passada… estou tentando comprar o passaport para versailles, aqui de sp mesmo (para evitar filas, certo?), mas não consigo. o site está dando erro na identificação…
Beth
Raquel
É isso mesmo, 0C/-2C, mas no fim da semana começa a esquentar de novo, 6C/8C. Só espero que não volte a chover tempo integral…
Eu já peguei neve no Natal e Ano Novo, mas em anos diferentes.
Raquel
Muita obrigada pela atenção Lina, mais uma vez!
Como vou no inverno devo me concentrar em andar pelo castelo e o Trianon… Quantas horas vc acha que levo, considerando a ida e volta a Paris?
Beth e Hugo,
também viajo a Paris no final do mês e estou ansiosa acompanhando a previsão do tempo.. a maioria dos sites indica temperaturas entre -2ºC e 3ºC.. friiiooo!