A visita de Versailles se divide em três partes. Visita-se o castelo e seus jardins, o Trianon e o Domaine de Marie Antoinette.
As duas primeira fotos são de Camila Caruso
O Trianon é um pequeno palácio construído com mármore rosa, talvez o edifício mais elegante de Versailles. Ele data da 1687 e foi o refúgio de Louis XIV. Já o Domaine de Marie Antoinette engloba o Petit Trianon e o Hameau. A visita das três partes pede um dia inteiro. Alguns preferem visitar o castelo e seus jardins com calma e deixam o Trianon e o Domaine para uma outra vez, como fizeram os três leitores do blog: Camila Caruso, Patrícia Venturini e André Mazeron. Abaixo o relato de Patrícia Venturini.
Conhecer os domínios do Château de Versailles por inteiro é uma tarefa agradável e inglória. Na nossa primeira vez , visitamos o castelo e grande parte dos jardins num passeio de dia inteiro. Naquela ocasião, o Petit Trianon estava fechado para restauração. Sendo assim, desta vez dedicamos outro dia para conhecer somente o Domaine de Marie Antoinette. Escolhemos um caminho alternativo para chegar lá; ao invés de cruzar os jardins do château, seguimos pela lateral por fora do castelo até o Boulevard de la Reine e entramos por um portão secundário bem no final da rua. Uma observação, nessa rua descobrimos um hotel luxuoso que merece atenção, perfeito para uma escapada romântica – Trianon Palace Versailles, com diárias a partir de 159 euros para reservas pela internet. Após uma longa caminhada, que foi um perfeito passeio no campo, finalmente chegamos ao Domaine, o local onde Marie Antoinette promovia encontros, concertos, peças teatrais e vivia de forma mais livre.
Interior do Petit Trianon
foto: Camila Caruso
Conhecemos o lindo e bem decorado Petit Trianon, palácio de estilo neoclássico, e os seus jardins francês e inglês, projetados por Le Nôtre. O jardim inglês tem uma rusticidade encantadora, com seu lago, colinas e gruta.Também conhecemos o luxuoso teatro da rainha, uma pequena mas imponente construção em madeira e papel machê, uma espécie de Ópera Garnier versão (bem) reduzida (infelizmente não pudemos fotografar).
foto: Patrícia Venturini
Mas para conhecer o que eu considero o melhor do Domaine é preciso caminhar um pouco mais além dos jardins.Le Hameau de la Reine, a pequena aldeia idílica onde Marie Antoinette experimentava os prazeres simples do campo com seus filhos, possui um lindo lago, um farol, casas em estilo normando (que incluem, além da casa da rainha, leitaria, queijaria e outros do gênero), hortas, videiras, pequenos jardins e diversos animais. Este é certamente um passeio para encantar adultos e também crianças, uma ótima opção para um lindo dia de sol.
fotos: Camila Caruso
foto: Patrícia Venturini
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
130 Comentários
conexaoparis
Natalie
Compre com antecedência para evitar as filas.
conexaoparis
joãpoMuseum: pelo site deles ficamos sabendo que dá direito ao Castelo + trianon. O Domaine de Marie Antoinette não está incluído.
O passeport da direito ao Castelo+trianon+Domaine.
Patrícia Venturini
Beth
Adorei esse “charme oculto”, rsrsrs
Bj
Beth
Patricia
Os hotéis de Versalhes tem uma certa tradição em abrigar casais discretos, risos.
Bjs.
Patrícia Venturini
Beth
Vou verificar a história deste hotel, fiquei curiosa!
Patrícia Venturini
Adriana Pessoa
Mas então você conhece muito bem o interior! O Vale do Loire eu amei, um lugar maravilhoso… E o sul da França está muito nos meus planos, mas quero dedicar um tempinho maior por lá quando for, assim como você fez!
Joao
Olá Lina,
O “Museum Pass” da direito somente ao Palácio de Versailles? Para o “Trianon e o Domaine de Marie…” tenho que comprar o “Passport”, é isso?
Tks eum grande abraço.
natalie neuwald
adoro seu blog!!!!! as dicas daqui não se acha em lugar algum!
parabens!!!!
pergunta crucial: voce acha melhor comprar todos esses tickets e passports pela internet (com alguns dias de antecedência), ou não há risco algum, pode-se comprar na hora?
vi que em alguns sites há inclusive promoção para compras adiantadas, mas nao sei se é “furada”…
obrigada,
natalie
são paulo,sp,brasil
claudia seroa da motta
CLAUDIA OITICICA
Muito obrigada pela dica da exposição da OCA … Vamos ver como a chuva se comporta nesse fim de semana na grande São Paulo …
Abs,
conexaoparis
Hugo
Com temperaturas baixos não passeio pelas ruas, muito menos jardins.
Visite somente o Castelo. Como a entrada dá direito aos jardins, tente, se não der, volte.