A visita de Versailles se divide em três partes. Visita-se o castelo e seus jardins, o Trianon e o Domaine de Marie Antoinette.
As duas primeira fotos são de Camila Caruso
O Trianon é um pequeno palácio construído com mármore rosa, talvez o edifício mais elegante de Versailles. Ele data da 1687 e foi o refúgio de Louis XIV. Já o Domaine de Marie Antoinette engloba o Petit Trianon e o Hameau. A visita das três partes pede um dia inteiro. Alguns preferem visitar o castelo e seus jardins com calma e deixam o Trianon e o Domaine para uma outra vez, como fizeram os três leitores do blog: Camila Caruso, Patrícia Venturini e André Mazeron. Abaixo o relato de Patrícia Venturini.
Conhecer os domínios do Château de Versailles por inteiro é uma tarefa agradável e inglória. Na nossa primeira vez , visitamos o castelo e grande parte dos jardins num passeio de dia inteiro. Naquela ocasião, o Petit Trianon estava fechado para restauração. Sendo assim, desta vez dedicamos outro dia para conhecer somente o Domaine de Marie Antoinette. Escolhemos um caminho alternativo para chegar lá; ao invés de cruzar os jardins do château, seguimos pela lateral por fora do castelo até o Boulevard de la Reine e entramos por um portão secundário bem no final da rua. Uma observação, nessa rua descobrimos um hotel luxuoso que merece atenção, perfeito para uma escapada romântica – Trianon Palace Versailles, com diárias a partir de 159 euros para reservas pela internet. Após uma longa caminhada, que foi um perfeito passeio no campo, finalmente chegamos ao Domaine, o local onde Marie Antoinette promovia encontros, concertos, peças teatrais e vivia de forma mais livre.
Interior do Petit Trianon
foto: Camila Caruso
Conhecemos o lindo e bem decorado Petit Trianon, palácio de estilo neoclássico, e os seus jardins francês e inglês, projetados por Le Nôtre. O jardim inglês tem uma rusticidade encantadora, com seu lago, colinas e gruta.Também conhecemos o luxuoso teatro da rainha, uma pequena mas imponente construção em madeira e papel machê, uma espécie de Ópera Garnier versão (bem) reduzida (infelizmente não pudemos fotografar).
foto: Patrícia Venturini
Mas para conhecer o que eu considero o melhor do Domaine é preciso caminhar um pouco mais além dos jardins.Le Hameau de la Reine, a pequena aldeia idílica onde Marie Antoinette experimentava os prazeres simples do campo com seus filhos, possui um lindo lago, um farol, casas em estilo normando (que incluem, além da casa da rainha, leitaria, queijaria e outros do gênero), hortas, videiras, pequenos jardins e diversos animais. Este é certamente um passeio para encantar adultos e também crianças, uma ótima opção para um lindo dia de sol.
fotos: Camila Caruso
foto: Patrícia Venturini
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
130 Comentários
conexaoparis
Raquel Garcia
|O castelo abre normalmente dia 31. Se não for uma segunda, pois fecha todas as segundas. Não terá problemas no RER.
conexaoparis
João
Não ficou claro se deseja informações sobre O Museum ou o Passeport.
O Museum Pass: informaçõs aqui
http://www.parismuseumpass.com/en/home.php
Sobre o passeport:
http://www.chateauversailles.fr/preparer-visite-/individuels/billets-et-tarifs
Adriana Pessoa
Patrícia Venturini,
conheço o interior da França, que é realmente maravilhoso. Já fiquei 20 dias entre o Loire, Provence e Cote D’Azur, mas a viagem era planejada para estas regiões. Meu filhotinho foi encomendado nesta época…
Quando a viagem está planejada só para Paris, acontece isso: não consigo arredar o pé!
Mas da proxima vez, vou a Versailles sim! Este post me mostrou que isso é uma prioridade!
Camila Caruso
Tatyana Mabel,
Amiga, você é uma fofa! E me ajudou muuuuito no planejamento da viagem. Obrigada!
Assim como a Lina, maravilhosa… e todos deste blog que tanto contribuem…
MUITO OBRIGADA A TODOS !!!
A viagem foi um sonho, o conexão foi essencial para que eu e meu marido Leo descobrissemos lugares incríveis!
E o melhor , é que a viagem não acaba nunca, por que podemos a cada dia, viajar um pouquinho por aqui…
Ai… Não vejo a hora de voltar!
E a quem esta indo a Paris, e aprecia a beleza nas coisas simples da vida, este lugar é imperdível
Beijos a todos!
Beth
Gisele
Meu problema não é com o Farenheit, é com a loucura do tempo mesmo…
Hoje (e durante o último mês) está mais quente do que devia na Europa. Mas o vento está mudando para norte e nordeste o que representa Frio.
Eu sou daquelas que vou pela Lua Nova da estação, que vai ser semana que vem. Daí sim vai dar para saber como vai ser o inverno…
De qualquer forma eu não tenho medo de frio, mas sim de chuva!
Beijinhos
Cláudia Oiticica
Sueli, nunca li, mas depois de hoje, me deu vontade de conhecer sua obra inteira. Você falando isso, vou começar por ele.Bjs. e haja tempo para se fazer tudo o que se quer.
Gisele Prazeres
Beth,
Vc pode acompanhar o weather.com em Graus Celsius para facilitar, é só clicar num ícone já estando na página da cidade que vc deseja consultar.
O weather sempre funciona muito bem para cidades brasileiras tb.
Abs
Tatyana Mabel
CAMILA CARUSO
Amigaaaaaaa… esse passeio é um luxo! Adorei vê-la aqui no blog. Acho que para nós que frequentamos o Conexão, voltar da França e partilhar com os colegas nossa experiência, com a mediação casual-chic da Lina, é demais!!! Adorei as fotos! Parabéns pela bela viagem!
Abraços Lina!
Beth
Patrícia
Risos. É isso mesmo, a turma perdeu a cabeça antes de perder o pescoço. Gostei do seu olhar crítico para a situação…
Quanto ao hotel vizinho, ele é famoso. E suas paredes tem mais histórias para contar do que vc imagina!
Bjs.
Beth
Gisele
Segundo o site que vc indicou, Paris está com a temperatura de 46F e sensação de 42F. Algo em torno de 11C. Está quente para esta época do ano. Mas vai esfriar! Risos. Quando eu chegar lá eu conto. Mas por via das dúvidas meu “enxoval” de frio está organizadíssimo. E o estoque de bastões, pomadas protetoras etc eu compro lá, na farmácia da esquina.
Bjs.