A visita de Versailles se divide em três partes. Visita-se o castelo e seus jardins, o Trianon e o Domaine de Marie Antoinette.
As duas primeira fotos são de Camila Caruso
O Trianon é um pequeno palácio construído com mármore rosa, talvez o edifício mais elegante de Versailles. Ele data da 1687 e foi o refúgio de Louis XIV. Já o Domaine de Marie Antoinette engloba o Petit Trianon e o Hameau. A visita das três partes pede um dia inteiro. Alguns preferem visitar o castelo e seus jardins com calma e deixam o Trianon e o Domaine para uma outra vez, como fizeram os três leitores do blog: Camila Caruso, Patrícia Venturini e André Mazeron. Abaixo o relato de Patrícia Venturini.
Conhecer os domínios do Château de Versailles por inteiro é uma tarefa agradável e inglória. Na nossa primeira vez , visitamos o castelo e grande parte dos jardins num passeio de dia inteiro. Naquela ocasião, o Petit Trianon estava fechado para restauração. Sendo assim, desta vez dedicamos outro dia para conhecer somente o Domaine de Marie Antoinette. Escolhemos um caminho alternativo para chegar lá; ao invés de cruzar os jardins do château, seguimos pela lateral por fora do castelo até o Boulevard de la Reine e entramos por um portão secundário bem no final da rua. Uma observação, nessa rua descobrimos um hotel luxuoso que merece atenção, perfeito para uma escapada romântica – Trianon Palace Versailles, com diárias a partir de 159 euros para reservas pela internet. Após uma longa caminhada, que foi um perfeito passeio no campo, finalmente chegamos ao Domaine, o local onde Marie Antoinette promovia encontros, concertos, peças teatrais e vivia de forma mais livre.
Interior do Petit Trianon
foto: Camila Caruso
Conhecemos o lindo e bem decorado Petit Trianon, palácio de estilo neoclássico, e os seus jardins francês e inglês, projetados por Le Nôtre. O jardim inglês tem uma rusticidade encantadora, com seu lago, colinas e gruta.Também conhecemos o luxuoso teatro da rainha, uma pequena mas imponente construção em madeira e papel machê, uma espécie de Ópera Garnier versão (bem) reduzida (infelizmente não pudemos fotografar).
foto: Patrícia Venturini
Mas para conhecer o que eu considero o melhor do Domaine é preciso caminhar um pouco mais além dos jardins.Le Hameau de la Reine, a pequena aldeia idílica onde Marie Antoinette experimentava os prazeres simples do campo com seus filhos, possui um lindo lago, um farol, casas em estilo normando (que incluem, além da casa da rainha, leitaria, queijaria e outros do gênero), hortas, videiras, pequenos jardins e diversos animais. Este é certamente um passeio para encantar adultos e também crianças, uma ótima opção para um lindo dia de sol.
fotos: Camila Caruso
foto: Patrícia Venturini
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
130 Comentários
HUGO
Olá Lina
Estaremos em Paris na próxima semana, de 13 a 21/12. Pretendo reservar um dia para levar minha enteada Bianca para conhecer Versailles. A previsão do tempo para a próxima semana não é de chuva, porém de muito, muito frio mesmo, com possibiidade de nevar, já que estão previstas temperaturas variando entre 0º e até -7º. Também deve ventar até 30 km/h. Pergunto: com um clima assim, valeria a pena visitar os jardins de Versailles ou seria melhor visitar apenas o interior do palácio e o Trianon ?
Desde já, muito obrigado.
suely
Achei Versailles maravilhoso,jardins de perder de vista.
Fomos de trenzinho ao Trianon e ao Petit Trianon, Le Hameau de La Reine ficou pra próxima visita ,que já faz parte do meu roteiro…
Pra quem quizer alugar o carrinho não esqueçam de levar a carteira de motorista,nós não levamos e aí não deu.
Bjss
Beth
Claudia
Risos. O ninho de amor deles era no Alto da Boa Vista e em Versalhes…
Cláudia Oiticica
Beth, ainda não cheguei nessa parte(risos). Acho que amanhã termino.
Cláudia Oiticica
Visitar o Domaine de Maria Antonieta restaurado é um programa e tanto e quando feito com calma como a Patrícia e a Camila fizeram, melhor ainda. Faz mais de dez anos que estive em Versailles e já tinha prometido a mim mesma que não voltaria mais porque já fui lá algumas vezes, (sempre estava com alguém que não conhecia e queria conhecer), mas depois que vi os documentários sobre o minuncioso trabalho de restauração do Petit Trianon e dos jardins e a abertura de locais que antes era fechado ao público penso em voltar e ver as transformações que tentaram seguir os padrões originais.
Patrícia, o local do hotel deve ser perfeito.
Beth
Jorge
Quando o inverno é muito rigoroso os lagos congelam, proporcionando uma outra visão dos jardins, risos.
jorge fortunato
Bia
às vezes o inverno surpreende com belos dias de sol e muito frio. Todavia, se tiver chovendo vc poderá visitar o Castelo que já vel muito.
Beth
Eymard
Essa pequena e bucólica aldeia em Versalhes já custou o pescoço de uns e outros… Por outro lado, o hotel romântico citado pela PATRICIA me lembrou o romance de um casal do 2o. Império…
Abs.
Lu Soares
Amei seu blog!
Morro de saudades de Paris, não vejo a hora de voltar! Bom matar um poucuinho das saudades por aqui…
Bjinsss
Bia Bomfim
Irei no inverno. Não sei se será um passeio tão gostoso, mas minha filha quer conhecer Versailles. Eu já fui, há alguns tantos anos atrás. O melhor, ao que me parece, é passar um dia inteiro, não?
Parabéns pelo relato e pelas fotos.