A visita de Versailles se divide em três partes. Visita-se o castelo e seus jardins, o Trianon e o Domaine de Marie Antoinette.
As duas primeira fotos são de Camila Caruso
O Trianon é um pequeno palácio construído com mármore rosa, talvez o edifício mais elegante de Versailles. Ele data da 1687 e foi o refúgio de Louis XIV. Já o Domaine de Marie Antoinette engloba o Petit Trianon e o Hameau. A visita das três partes pede um dia inteiro. Alguns preferem visitar o castelo e seus jardins com calma e deixam o Trianon e o Domaine para uma outra vez, como fizeram os três leitores do blog: Camila Caruso, Patrícia Venturini e André Mazeron. Abaixo o relato de Patrícia Venturini.
Conhecer os domínios do Château de Versailles por inteiro é uma tarefa agradável e inglória. Na nossa primeira vez , visitamos o castelo e grande parte dos jardins num passeio de dia inteiro. Naquela ocasião, o Petit Trianon estava fechado para restauração. Sendo assim, desta vez dedicamos outro dia para conhecer somente o Domaine de Marie Antoinette. Escolhemos um caminho alternativo para chegar lá; ao invés de cruzar os jardins do château, seguimos pela lateral por fora do castelo até o Boulevard de la Reine e entramos por um portão secundário bem no final da rua. Uma observação, nessa rua descobrimos um hotel luxuoso que merece atenção, perfeito para uma escapada romântica – Trianon Palace Versailles, com diárias a partir de 159 euros para reservas pela internet. Após uma longa caminhada, que foi um perfeito passeio no campo, finalmente chegamos ao Domaine, o local onde Marie Antoinette promovia encontros, concertos, peças teatrais e vivia de forma mais livre.
Interior do Petit Trianon
foto: Camila Caruso
Conhecemos o lindo e bem decorado Petit Trianon, palácio de estilo neoclássico, e os seus jardins francês e inglês, projetados por Le Nôtre. O jardim inglês tem uma rusticidade encantadora, com seu lago, colinas e gruta.Também conhecemos o luxuoso teatro da rainha, uma pequena mas imponente construção em madeira e papel machê, uma espécie de Ópera Garnier versão (bem) reduzida (infelizmente não pudemos fotografar).
foto: Patrícia Venturini
Mas para conhecer o que eu considero o melhor do Domaine é preciso caminhar um pouco mais além dos jardins.Le Hameau de la Reine, a pequena aldeia idílica onde Marie Antoinette experimentava os prazeres simples do campo com seus filhos, possui um lindo lago, um farol, casas em estilo normando (que incluem, além da casa da rainha, leitaria, queijaria e outros do gênero), hortas, videiras, pequenos jardins e diversos animais. Este é certamente um passeio para encantar adultos e também crianças, uma ótima opção para um lindo dia de sol.
fotos: Camila Caruso
foto: Patrícia Venturini
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
130 Comentários
Eliana
Lina, a partir do Hotel De Suez, 31 Boulevard Saint Michel, qual é o melhor acesso ao Chateau de Versailles?
Obrigada e um abraço aqui do centro-oeste brasileiro!
conexaoparis
Eliana
Na estação Saint Michel Notre Dame pegue o RER C 5 para Versailles.
Dener
Lina,
Um esclarecimento por favor. O Museum Pass dá acesso a exatamente o que em Versailles? (Castelo, Jardins, Domaine, Triaonon)
Segundo o site: “Le PARIS MUSEUM PASS donne accès à tous les circuits de visite ouverts selon la saison : Chapelle et Salle 17ème, Grands Appartements du Roi et de la Reine, Appartements de Mesdames filles de Louis XV, Appartements du Dauphin Prince Héritier, Galeries d’Histoire de France 19ème et Domaine de Marie-Antoinette.”
conexaoparis
Dener
Ele dá acesso ao castelo, jardins, domaine e trianon. Só não dá aos espetáculos.
ANE
Parece que só reclamo, não é ? Mas não é isso. Acho importante colocar aqui as coisas que deram errado na nossa viagem com as crianças.
Depois de termos sido bem mal tratados pela agencia de locação de veículos, como já relatei na seção locação de carro, dirigimo-nos a Versailles com as meninas, para que a de 11 anos sentisse a história em suas veias. Começaríamos alí uma jornada de dois dias por Castelos (já que dali íamos ao Vale do Loire). Como tivemos problemas com o carro, chegamos a Versailles por volta das 13:00. Ficamos uma hora em fila para comprar as entradas, já que ninguém conseguia nos dizer se havia preferência por estarmos com crianças. Entramos. Visitar o Castelo foi impossível – lotado de grupos de turistas japoneses e a vigia ainda queria que seguíssemos a risca o sentido da visita com as crianças. Saímos, fomos para os jadins – até o Petit Trianon de bike – as crianças curtiraram. Na volta a mais nova teve vontade de ir ao banheiro. Chagamos àquele restaurante (bar) que tem no meio do jardim e ele estava acabando de fechar – imploramos para deixarem levar a pequena ao banheiro – sabem o que nos foi sugerido pelo arrogante do atendentente que fechava o bar ? que ela fizesse suas necessidades ali mesmo, no chão. Corremos então para o banheiro da entrada do Castelo, chegamos quando a porta estava se fechando – o vigia não nos deixou entrar. Disse que a mulher que limpava o banheiro estava cansada e precisava ir para casa descansar. Antes de ir para os jardins tentei leva-la ao banheiro que tem dentro do Castelo – estava entupido.
Ou seja, Versailles não é um lugar para crianças – uma pena.
No geral percebi que os parisenses não possuem mesmo apreço pelos pequenos. Realmente uma pena. Voltaria mais a Paris com as crianças, mas não permitirei mais que as minhas sejam tratadas desta forma, portanto evitarei de ir a Paris com elas – ao menos enquanto a pequena ainda não tiver no mínimo 8 anos.
Eduarda
Organizando meus favoritos, achei esse post interessante sobre Marie Antoinette e compartilho com vcs:
http://www.historiadajoalheria.com/2008/02/marie-antoinette-maria-antonieta-e-o.html
conexaoparis
Eduarda
Obrigada.
Aida Lina
Ola Lina, vou chegar de trem a Paris na Gare de L’est as 8:50 da manha no dia 22/05 e gostaria de conhecer todo o castelo com o Passeport nesse dia , vc acha que da tempo? quanto tempo demora mais ou menos da Gare de L’est ate Versailles? Obrigada 🙂
Parabens pelo blog!
Abraço
raqueli
Qto tempo eu levarei para visitar os 03 lugares?
Fernanda
Oi Lina, boa noite !
Estarei com meu marido em Paris entre 7 e 11 de junho e já “devorei” todas as suas dicas! Muito obrigada por tantas informações !
Gostaria de uma dica. Planejamos passar um dia em Vasrsailles com direito a um pequeno piquenique com queijos, pães e vinho nos jardins. Mas em algum lugar li que não é permitido entrar com alimentos e garrafas no Palácio e teria de entrar nos jardins por um acesso que não o principal, fazer primeiro o piquenique e só depois poderia entrar no Castelo. É verdadeira essa informação?
Como devemos proceder?? Tínhamos a intenção de deixar pra lanchar à tarde, depois da visita ao castelo e demais construções…Não vai dar ??
obrigada
grande abraço
Fernanda
conexaoparis
Fernanda
Difícil entrar com garrafa no castelo.
Visite o castelo.
Saia e compre em Versailles seu piquenique.
Entre nos jardins do castelo que são abertos ao público e com direito a lanches na grama.
Passe pelos caminhos laterais do castelo.
Claudio Delgado
ola lina,
estou em um hotel proximo entre a estação pereire e a wagran (75017)
o RER da estação pereire-levallois vai até versailles??
compro o mesmo tiquet ou ele é diferente??
agradeço mais uma vez.
conexaoparis
Claudio
É este mesmo que vai para Versailles. Tem que pegar o RERC 5
Compre ticket para Versailles mais caros que os para a circulação dentro de Paris.
conexaoparis
Camilla
Depois dos castelos do Loire e do Louvre…
Acho que será castelo demais.
conexaoparis
Valeria
Entre no site do Castelo de Versailles e compre um ingresso que te dá o direito de ver o espetáculo e circular pelo castelo e jardins.