A visita de Versailles se divide em três partes. Visita-se o castelo e seus jardins, o Trianon e o Domaine de Marie Antoinette.
As duas primeira fotos são de Camila Caruso
O Trianon é um pequeno palácio construído com mármore rosa, talvez o edifício mais elegante de Versailles. Ele data da 1687 e foi o refúgio de Louis XIV. Já o Domaine de Marie Antoinette engloba o Petit Trianon e o Hameau. A visita das três partes pede um dia inteiro. Alguns preferem visitar o castelo e seus jardins com calma e deixam o Trianon e o Domaine para uma outra vez, como fizeram os três leitores do blog: Camila Caruso, Patrícia Venturini e André Mazeron. Abaixo o relato de Patrícia Venturini.
Conhecer os domínios do Château de Versailles por inteiro é uma tarefa agradável e inglória. Na nossa primeira vez , visitamos o castelo e grande parte dos jardins num passeio de dia inteiro. Naquela ocasião, o Petit Trianon estava fechado para restauração. Sendo assim, desta vez dedicamos outro dia para conhecer somente o Domaine de Marie Antoinette. Escolhemos um caminho alternativo para chegar lá; ao invés de cruzar os jardins do château, seguimos pela lateral por fora do castelo até o Boulevard de la Reine e entramos por um portão secundário bem no final da rua. Uma observação, nessa rua descobrimos um hotel luxuoso que merece atenção, perfeito para uma escapada romântica – Trianon Palace Versailles, com diárias a partir de 159 euros para reservas pela internet. Após uma longa caminhada, que foi um perfeito passeio no campo, finalmente chegamos ao Domaine, o local onde Marie Antoinette promovia encontros, concertos, peças teatrais e vivia de forma mais livre.
Interior do Petit Trianon
foto: Camila Caruso
Conhecemos o lindo e bem decorado Petit Trianon, palácio de estilo neoclássico, e os seus jardins francês e inglês, projetados por Le Nôtre. O jardim inglês tem uma rusticidade encantadora, com seu lago, colinas e gruta.Também conhecemos o luxuoso teatro da rainha, uma pequena mas imponente construção em madeira e papel machê, uma espécie de Ópera Garnier versão (bem) reduzida (infelizmente não pudemos fotografar).
foto: Patrícia Venturini
Mas para conhecer o que eu considero o melhor do Domaine é preciso caminhar um pouco mais além dos jardins.Le Hameau de la Reine, a pequena aldeia idílica onde Marie Antoinette experimentava os prazeres simples do campo com seus filhos, possui um lindo lago, um farol, casas em estilo normando (que incluem, além da casa da rainha, leitaria, queijaria e outros do gênero), hortas, videiras, pequenos jardins e diversos animais. Este é certamente um passeio para encantar adultos e também crianças, uma ótima opção para um lindo dia de sol.
fotos: Camila Caruso
foto: Patrícia Venturini
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
130 Comentários
Camila Caruso
Com certeza o passeio é mágico mesmo!
Com dia de sol, um passeio imperdível próximos a Paris.
Fizemos tudo em um só dia. É possível! Chegamos bem cedo ao castelo, com o ticket completo em mãos , assim quase não pegamos fila.
Visitamos o castelo, deslumbrante, mas aquela programa bem turístico, cheio… não gosto muito…
Depois, os jardins, no Outono, lindíssimos!!! Pegamos o “trenzinho” acho que uns 7 euros, para ir até o Grand Trianon, outra opção são os carrinhos particulares, 30 euros a hora. Fomos ao Grand Trianon e ao Petit Trianon, que me apaixonei.
Uma réplica das vilas camponesas da frança, uma “roça”, cheia de charme. Poucos turistas, fiquei encantada, quanto mais andava, mais surpresas.
Imperdível, inesquecível!!!
No Petit tem um pequeno “Angelina”, para fechar com chave de ouro.
Na volta pegamos o trenzinho até o grand canal, fiquei por lá naquele gramado… Para depois retornar andando e fotografando. Uma maravilha!!!
jorge fortunato
Patrícia
Belas fotos. Vc tem toda razão, visitar Versailles é uma tarefa agradável e inglória. Haja disposição e para curtir mesmo é ideal fazer por partes. Quem estiver com muito tempo pode e deve se hospedar ali e curtir tudo em até 3 dias. A primeira vez que fui á Versailles entrei no Castelo e fui até o Petit Trianon. Na segunda vez fiz um piquenique á beira do lago e visitei os jardins e assisti ao show das águas. Agora falta o Hameau de la Reine.
conexaoparis
Adélia
Comente sempre e seja bem vinda aos comentários.
conexaoparis
Luciana
Estes lugares se chamam Trianon e Domaine de Marie Antoinette.
Versailles não é gratuito no primeiro domingo de cada mês. Para visitar o castelo, seus jardins, o Trianon e o Domaine compre uma entrada que se chama passeport. Ela te abre as portas de tudo.
Adélia Dias
Lina, a algum tempo acompanho seu blog mas esse é meu primeiro comentário.. não resisti rsrs.. estive em Paris por 15 dias em 2004 e me encantei completamente pela cidade, como se isso fosse difícil rsrs.. fui sozinha à Versailles, passei o dia todo por lá e depois de visitar o Chateau e os jardins saí andando pela lateral direita do jardim sem saber o q encontraria e me surpreendi com essa Aldeia, fiquei encantada .. estive lá no início de Junho e havia uma plantação de Alcachofras floridas.. inesquecível.. recomendo à todos que não percam esse passeio é mágico… Bjs
Luciana
Oi Lina,
Pretendo ir a Versailles em um primeiro domingo do mês. Gostaria de saber se todos estes locais mencionados no post são gratuitos ou se vou ter que comprar a entrada de algum lugar? De qual local seria?
Obrigada!
Adriana Pessoa
Patrícia, Camila e André: adorei as fotos e o relato do passeio. Já fui várias vezes a Paris, mas não conheço Versailles. Sempre planejo, mas nunca consigo sair da cidade.
Depois deste post, minha vontade de conhecer aumentou ainda mais!
Mostrou uma parte do passeio que desconhecia.
Bjs a todos vocês.
ieda dias
Sabe Lina, eu não digo nada, só sorrio quando ouço, e ouço muito, alguem dizer que conhece o Louvre, conhece Versailles, conhece Paris. Conhece nada! Já passou por….é o máximo que poderiam dizer. Ao mesmo tempo, respeito, porque não são todos que querem conhecer realmente. Adorei esse post. Parabéns!
bjo
eidia
http://www.oquevivipelomundo.blogspot.com
Daniela
Oi, Lina!!
Eu penso em comprar o Paris Museum Pass quando for a Paris em abril e no site diz que: PARIS MUSEUM PASS dá acesso a todas as visitas das atrações, de acordo com a temporada: o 17th century Chapel and Hall, o State Apartments do Rei e da Rainha, the Apartments of Mesdames daughters of Louis XV, Apartments of the Prince Heir Apparent and Galleries of the 19th century History of France and the domain of Marie-Antoinette.
Acho q vou precisar de um dia inteiro, né? rs
Obrigada!
EYMARD
Patricia, Camila e Andre: espetacular o passeio e a sua descricao. Parece que se esta no interior da franca, em area rural e bucolica. E bem pertinho de Paris. Belas descobertas e belas fotos. Parabens!!