O Rosa Bonheur é um bar que funciona num pequeno pavilhão construído em 1867 junto com o parque que o abriga, o Buttes Chaumont.
Por Kátia Becho
O nome do lugar homenageia uma pintora de espírito libertário e independente que viveu na França do século XIX e abriu em Paris a primeira escola de desenhos voltada exclusivamente para mulheres.
Com certeza, a inspiração faz jus à atmosfera do lugar hoje em dia. Diverso, alegre, colorido, aberto e engajado nos temas sociais e ambientais da nossa época, o Rosa Bonheur é um bar que funciona num pequeno pavilhão construído em 1867 junto com o parque que o abriga, o Buttes Chaumont, no 19ème (leia nosso artigo sobre o 19° arrondissement de Paris aqui). E estar dentro do parque faz toda a diferença.
O cardápio tem espírito de pic-nic e oferece porções de presunto ibérico, queijo Cantal, creme de alcachofra, tapenade e outras delícias acompanhadas de baguete. Os vinhos são da casa, vendidos em garrafas (vale experimentar o rosé) e há ótimas cervejas pression (nosso velho e bom chopp).
De posse de sua bandeja, procure uma mesa do lado de fora e prepare-se para dividi-la com jovens franceses descolados que gostam de conversar e fazer amigos (se você não fala francês, não tem problema. O inglês é bem-vindo).
O clima é sempre de festa a partir das 19h, mas a coisa esquenta mesmo lá pelas 21h, quando a ótima música dos DJs residentes dão a senha para o movimento inverso: quem está do lado de fora quer entrar e, nesse percurso, olhares e cantadas inteligentes e engraçadas são inevitáveis. Entre no clima e viva um lado de Paris inusitado sob todos os aspectos.
O Rosa Bonheur abre de quarta a domingo, a partir de meio-dia. O lugar mostra seu ecletismo dependendo do horário que se vá. Mais cedo, é comum ver famílias inteiras aproveitando o ar puro do parque, tomando refrigerante e comendo gateaux. Com o cair da tarde, o lugar atrai jovens de todas as idades que fazem fila no parque para entrar na área cercada do bar. Aos domingos, o ecletismo é ainda maior, pois a turma rainbow tem encontro marcado no Rosa a partir de 17h. Vá e divirta-se!
P.S.: veja a foto do mesmo lugar no século retrasado, quando o restaurant-guinguette se chamava Weber Café e as pessoas iam para beber e dançar. Não mudou quase nada, não é?
Bar/restaurante Rosa Bonheur: Parc de Buttes Chaumont, 19ème arrondisement. Entrada pela rue Botzaris. Metrôs Botzaris, linha 7bis. Ônibus linhas 48, 54, 60 e 75.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
29 Comentários
Jane
Katia Becho
Tudo indica que será uma felicidade…
Abs
Katia Becho
Obrigada, Beth.
Com certeza, é a guinguette do momento para os jovens contemporâneos. No verão, quando o sol demora pra se pôr, a sensação é de estar numa ‘tarde dançante’ muito moderna.
Jane, como descolados, leia-se pessoas bem-informadas e de bem com a vida, que aproveitam o que essa cidade tem de melhor, seja onde for. Quando puder, vá ao Rosa Bonheur conferir 🙂
Jane
Katia Becho
Esse programa atrai…cardápio com sabor de pic nic,um bar em um parque,um nome que evoca uma história interessante…tudo isso no 19ème,um bairro popular.Fico pensando quem são os descolados que frequentam esse lugar…
O contraste entre as fotos (antigo/recente) traz um charme especial para o post,além de ser uma boa sacada.
Beth
Katia
Seu texto é simplesmente delicioso!
Senti-me numa guinguette aos 20 anos de idade…
Bjs.
Sueli OVB
Dica ótima para os jovens.
Peguei algumas informações complementares no blog Drink cas’Amiga, que achei muito interessantes e esclarecedoras:
“Dicas hot : chegar entre 18h30 e 19h, que é o horario meio termo. Antes disso é um ambiente happy-hour para lanchar, e depois disso a fila dá voltas no parque. Ir depois das 22h nem pensar, o parque já vai estar fechado e você vai ter que esperar um segurança vir abrir para você ir ao bar…
Não recomendado : ir quando estiver muito frio (mesmo com a parte interna, boa parte do bar é mesmo ao livre, de frente para o parque), ir a pé ou de bicicleta (fica longe), ir muito tarde (o bar fica aberto de meio dia à meia noite, então…).
Onde fica: 2 avenue de la Cascade 75019, Paris – 01 42 00 00 45, dentro do Parc Buttes Chaumont Paris ( Todo taxista de Paris conhece. Para quem pensa em ir de metro, é melhor nem ir )”
Fernanda Z
Adorei a dica ,o lugar e o ecletismo.
Vou para Paris em Setembro e com certeza conhecerei o lugar.
Vivianni Barcellos
É realmente fantástico!
Super eclético em relação às músicas e com um clima super agradável e lindo! No decorrer da noite, independente do dia ele bomba!
Estive lá em dezembro. A neve fez o bar e o parque ficarem ainda mais mágicos!
Está entre minhas melhores lembranças e saudades da última vez que estive em Paris e estarei marcando presença lá daqui há uns meses quando voltar à França.
Vinicius Costa
Lina! Legal você falar do Rosa Bonheur. Eu adoro esse lugar que ja virou “clubinho” e parada certa para um aperitivo domingo final da tarde..
Vale falar que o dj residente aos domingos é um brasileiro, o dj Thy que manda muito bem com seu som eclético e dançante..
🙂
Fernanda H.
O Rosa Bonheur é bem legal mesmo, eu particularmente gostei das musicas que os dj’s põem para tocar, é super eclético, então fica bem mais divertido que aquele “putz putz” basico.
Quem quiser mesa la dentro à noite, tem que chegar cedo – por volta das 18h30, 19h00. Porque mais tarde forma essa fila gigante ai da foto, e ela não avança nem um pouco rapido…
Jane Curiosa
Eu amei isso!
Quero ir lá já.