No rastro do boom da bistronomia, Paris vive uma efervescência de jovens chefs revelação à frente de seus pequenos restaurantes, que estão dando o que falar . Já falamos aqui no blog de alguns deles como o Frenchie, por exemplo.
O Saturne é dos restaurantes mais comentados pela mídia gastronômica. Aberto em 2010 pela dupla Sven Chartier (o chef) e Ewen Lemoigne (o sommelier), ambos com menos de 30 anos.
Ao lado da Bolsa, no 2˚ arrondissement, o restaurante é o que o guia Fooding classifica como um neo-bistrô. Ambiente moderno, com madeiras claras, tudo clean e claro.
Chegamos cedo, encontramos as mesas ainda vazias. Mas após 15 minutos, o restaurante estava lotado – como acontece todas as noites (reserve com antecedência)
O cardápio muda todos os dias. O menu é fixo, com seis pratos que se sucedem e uma sobremesa, cada prato com uma sugestão de vinho para harmonizar. Os queijos são opcionais e são cobrados à parte. Os vinhos não são obrigatórios, você pode optar por pedir uma garrafa à parte.
Cozinha de terroir, usa produtos e inspiração nas receitas tradicionais das regiões francesas. Mas cheia de criatividade e verve jovem. Os pratos são uma sucessão de surpresas…
Meu único porém foi para o pombo, por uma questão de gosto pessoal.
Apesar de numerosos os pratos são pequenos e, em sua maioria, leves. Já o vinhos… Como decidimos aceitar as sugestões do sommelier, acabamos bebendo bastante! Mas, não nos arrependemos, a harmonização também foi ponto alto da noite.
O Saturne também funciona como cave onde você pode comprar vinhos, com destaque para a seleção de 800 rótulos de vinhos naturais (sem agrotóxicos e químicos). Quem se interessar pode visitar o site da cave.
Saturne
17, rue Notre-Dame des Victoires – 75002
Fechado aos sábados e domingos
www.saturne-paris.fr
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
19 Comentários
Marcia Lube
Mariana Berutto
Reparei nas fotos que as taças estavam realmente bem servidas .
Mas nem sempre é assim. Que pena !
Claudia
Desculpem a ignorância: mas num menu de 6 pratos fixos, se a pessoa não gostar de um (eu detesto toranja por exemplo), como fica? Aceito e não como? Recuso? Meio constrangedor…..O que diz o manual das boas maneiras? 🙂
Mariana Berutto
Claudia, no começo, o garçon pergunta se você não gosta de algum ingrediente ou prato do menu. Nesse caso, o prato é substituído.
Denielly
Oi Lina…
Gostaria de saber se o Paris Museum Pass é vantajoso ou se compramos os bilhetes individuais de cada atração… Quanto ao Paris Pass li que não é vantagem… o que você acha?
Rodrigo Lavalle
Denielly, e média de preço dos ingressos de museus e monumentos é 10€. Se você comprar o PMP de 2 dias que custa 39€ e visitar mais de 4 museus nesses 2 dias, vale a pena. A questão é que você tem que usar o passe por 2 dias consecutivos; não pode usar um dia, pular o seguinte e usar no outro.
Abraços.
Marcia Lube
Eu arriscaria na ousadia do menino sommelier.
É uma forma de conhecer outros vinhos.
E como bem disse o Eymard, não dá para sair bêbado, pois a quantidade servida, em cada degustação é muito pequena, nem chega a meia taça.
Mariana Berutto
Olha gente, eu diria que as taças estavam beeem cheinhas, risos. E se eu tivesse bebido tudo, teria saído carregada. Fui aos poucos, mas experimentei todos.
evandro barreto (dodô)
Aproveitando as mexidas no Itamaraty, estou propondo a nomeação do eminente diplomata mineiro, monsieur Eymard, para a nossa Embaixada em Paris.
eymard
Uma boa polemica essa historia de menu fechado com 6 pratos e sobremesa e vinho para harmonizar cada prato. Concordo com Dodo e concordo com Mariana (xii, seria possível sem me contradizer?). Sim. Sempre vale a pena se voce entrar no jogo e confiar no lugar e na proposta. Não são TAÇAS, ou seja, não dá para comparar com uma taça normal de vinho (pois 7 taças normais daria para sair carregado do restaurante). Normalmente eles colocam meia taça. É mesmo para harmonizar e mostrar as diferenças. Uma oportunidade para experimentar 6 tipos de vinhos diferentes e comparar. Caso não queira arriscar, concordo com Dodo. Preferível (sobretudo se estiver acompanhado) escolher um vinho branco e depois um vinho tinto.
Joao Araujo
Também acho 7 taças de vinho demais. No final você está tão bêbado que nem aprecia mais a comida. Pensei numa estratégia meio idiota de ir em casal e pedir só um menu com vinhos e ficar compartilhando a taça. Assim cada um toma só metade dois vinhos e experimenta todos.
Evandro barreto (Dodô)
A conferir a criatividade e a “mão” do jovem chef . Gostei do ambiente. Já quanto aos vinhos, acho que muito pouca gente, salve, talvez, o sommelier da casa, enólogos profissionais e alguns privilegiados do paladar manterão o mesmo prazer e competência de paladar ao longo de sete taças de vinho. Sugiro aos menos iniciados aconselharem-se com o Ewen Lemoigne sobre um branco e um tinto adequados e saboreá-los com calma, conforme o prato.
Mariana Berutto
Dodô, eu não sou nenhuma especialista em vinhos, muito pelo contrário. Mas a sugestão foi muito surpreendente porque os vinhos eram tão distintos que, assim como os pratos, era uma surpresa por taça. Eu acho que em ocasiões especiais, neste caso, pode valer a pena sim arriscar na ousadia do menino sommelier.
joao araujo
acho que agora entendi.. Sao 60 euros pelo menu e mais 60 euros pelos vinhos.. 120 euros no total, é isso?
Mariana Berutto
João Araujo, isso mesmo. O menu de pratos é 60 euros. Se quiser aceitar a sugestão de vinhos, mais 60 euros. Ou seja, 120 por pessoa. Sendo que são 7 taças de vinho por pessoa.
joao araujo
Estou algum tempo pensando em ir nesse restaurante. De fato, moro no mesmo prédio e vejo o teto de vidro dele na parte central do edifício. Sempre vejo ele lotado, apesar do preço salgado. Saiu muito mais caro com os vinhos?