Por Lucia Carneiro
Indo direto ao assunto…
O que representa Paris para você?
Eu compreendo que símbolos significam sempre mais do que indicam e com isto se fazem representativos e marcantes.
Um coletivo de imagens que vai sendo arquitetado ao longo do tempo através dos costumes de um povo, da sua cultura, de suas artes. Retrato de um sentimento em comum num holograma de vivências distintas.
Na França a republica e a liberdade são representadas por uma mulher, Marianne.
.
Um galo anuncia a valentia de seu povo, junto com a certeza do sempre amanhecer de um novo dia .
.
Contendo triangulos e quadrados que se adaptam e diferenças que se ajustam, a França toma a forma de um Hexagono.
O país de Molière! Seu idioma fez as leis e descreve, com vigor e doçura, o amor e a paixão.
A gastronomia francesa, patrimonio imaterial da humanidade é considerada
“prática social destinada a celebrar os momentos mais importantes da vida dos indivíduos e dos grupos”
Liberdade igualdade e fratenidade um lema, mote de honra, constantemente lembra a seus cidadãos os seus direitos e seus deveres para com o outro. França misteriosa, profunda, insólita
Onde o hino da patria é agitador, um canto de gloria que incita à luta, exorciza as tiranias.
Em sua bandeira o vermelho é revolucionário, o branco é a cor do rei e da paz.
O azul e o vermelho juntos fazem as cores de sua capital. Paris. Uma flor, a de Lis, simboliza a realeza de um povo.
E se você sonha com Paris, posso garantir que não é o unico e nem será o último!
Paris uma cidade pequena e enorme em sua grandeza.
Poderia descrevê-la num poema feito só com adjetivos superlativos.
Cantá-la em verso ou em prosa é lugar comum.
Sonho de todo artista. Inspiração para músicos, pintores, poetas e escritores.
Seu cenário transforma fotógrafos de ocasião em artistas de fotos onde legendas não são necessárias. Paraiso cultural.
Encontrar Paris é uma surpresa. Ser apresentado a ela, um privilégio.
É uma cidade Haute Couture, estilo elegante de um luxo exclusivo. De uma beleza hipnotizante.
Paris é pessoal, faz o inédito surgir para cada um de acordo com a visão de seu próprio ponto de vista.
Livrar-se do que a cidade representa no imaginário coletivo é descobrir um Paris só seu.
E Paris? é feminino ou masculino?
E foi assim que durante esta semana divaguei sobre o tema.
O que representa Paris para você?
Gostaria muito de saber!
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
115 Comentários
Maurício Christovão
Ludwig: Tem a DPP(Depressão Pós-Paris), mas existe também a TPP(Tensão Pré-Paris), que acomete a maioria de nós antes da viagem….
geraldo tacio vieira falcao
MARIA DO CARMO, SUAS PALAVRAS SÃO MIN HAS
Monica SA
Para mim, Paris é o lugar de ser e estar FELIZ.
Eliana Barbosa
Não sei quem é o autor, mas resume meu sentimento em relação à Ela: “Paris uma cidade que nunca acaba e para onde sempre voltaremos. Nem que seja para buscar algo que, no fundo, está dentro de nós”.
Beth
Cristiane Pereira/BH
Gostei muito do seu comentário!
Adoro a vizinhança do 17ème e os irmão Pereire realmente contribuiram muito para o seu desenvolvimento, Parc Monceau e elegante vizinhança….
Não deixe de visitar a Av Van Dyck.
E a Place des Ternes!
Abs.
Helena Bäuerlein
Lina,
estou adorando essa parceria !
Parabéns pela escolha da Lúcia para alegrar nossos domingos.
conexaoparis
Helena
Eu também.
Helena Bäuerlein
Lúcia,
logo cedo li um comentário do Eymard no Pitaqueiros e fiquei curiosa.
Com muitos afazeres, fiz tudo que precisava ser feito, com a sensação que uma deliciosa sobremesa me esperava, como recompensa pelo dia de trabalho.
Li agora . Mas não foi uma sobremesa. Foi um banquete de regalar o mais exigente dos gourmets.
O seu texto, precioso, e os comentários apaixonados, emocionados e emocionantes, nos dão a medida da importância dessa cidade nos nossos corações !
O que Paris representa para mim ?
Talvez minha família, minhas filhas e minhas irmãs, possam responder melhor que eu !
Paixão, é a palavra que me vem à mente de imediato .
A sensação, a cada arrivée, é que eu não deveria ficar longe dali por tanto tempo !
Meu depoimento está aquém da importância dessa cidade na minha vida.
A felicidade é tanta, ao preparar uma viagem com esse destino, que minha filha mais velha pergunta sempre : ” mãe, quando é que você volta à Paris ?” E eu nem tinha embarcado ainda !
Bravo, Lúcia !
Eymard, o seu complemento foi perfeito ! Concordo com Lina, se alongue sempre !
Maria Helena Ranghetti(Lenna)
Adriana, o texto da Lucia convida à reflexão, mesmo. Evoca aspectos profundos e valores da França.Só uma pessoa que tem o dom de escrever e conhece a história pode nos dar esse presente!!!
Lucia, como escreveu Dodô, touché!!!
Cristiane Pereira/ BH
Procurando apartamento pra alugar em Paris, há algumas semanas, me deparei com o bairro Pereire e o boulevard Pereire (no 17º). Fiquei num misto de estado de choque e estado de graça. Vieram as pesquisas. E descobri os irmãos Pereire, Émile e Issac, descendentes de judeus portugueses. Fiquei completamente alucinada e obcecada com a história, me perguntando: “como eu nunca soube disso antes?”. E pelas pesquisas descobri a estação de metrô Pereire, a farmácia, o café, a floricultura e a linda história de dois irmãos importantes para a história de Paris, benfeitores, progressistas, donos de banco e de dezenas de imóveis, construtores de estradas de ferro, de estações de trem, que doaram o terreno do Parc Monceau, emprestaram dinheiro pro governo, e acabaram falidos. O melhor de tudo foi poder acreditar que sim, pode sim existir uma razão atávica que me leva e me liga a Paris. Porque assim encontro explicaçaõ para a paixão, o amor que sinto por essa cidade. E sei tão pouco dela…
Eu era uma mocinha de 13 anos, morava no bairro da Cachoeirinha e estava na 7ª série do Colégio Municipal quando comecei a estudar francês, no livro do G. Mauger. “Bonjour, Madame”, dizíamos para a professora, Madame Zauza, quando ela entrar na sala. Depois rezávamos, de pé: “Je vous salue, Marie, pleine de grâce…”.
Assim comecei a me interessar por Paris: estudando francês na escola. Acho que nunca mais deixei de querer conhecer Paris. Era um desejo forte, e muito anterior a pensar em viajar e conhecer a cidade. Poderia ter sido antes, mas a primeira viagem a Paris foi em 2001, com amigos, depois vieram outras três: 2009, 2010 e 2011, com familiares, cada viagem de um jeito, emoções diferentes, muitos momentos bons. Esse ano, depois de tudo pronto, tive de cancelar minhas próximas férias, marcadas para abril, que incluíam 12 dias em Paris. Mas sei que o reencontro foi apenas adiado, e virá em breve.
Como disse Luci, Paris é uma motivação. É um sonho – que podemos sonhar todos os dias e transformar em realidade sempre, mesmo sem ir a Paris – lendo livros, vendo filmes, pesquisando a história, escutando música, assistindo a TV5, pensando na próxima viagem, aprendendo e trocando ideias com quem ama (ou ainda vai amar) a cidade, como acontece aqui no CP.
Paris é sonho, é desejo, é vida.
Paris é tudo. Paris é amor – e amor, por mais que a gente explique, não tem explicação que baste. Como diz o poema de Drummond, “eu te amo porque te amo, amor é estado de graça”. É isso, Paris é um estado de graça, Paris é amor eterno! Paris é amor perfeito, não decepciona nunca.
Obrigada, Lúcia Carneiro, pelo lindo texto; obrigada, Lina, pelo seu generoso trabalho; obrigada a todos que escreveram e escrevem coisas lindas sobre Paris.
E obrigada Paris, porque eu te amo e você sempre me faz muito feliz!
Magrineli
Sei lá… parece que minha alma fica em paz em Paris, todos os meus desejos, necessidades parecem contemplados lá… se não é o maior é um dos lugares que eu mais me senti bem comigo mesmo…