Por Lucia Carneiro
Indo direto ao assunto…
O que representa Paris para você?
Eu compreendo que símbolos significam sempre mais do que indicam e com isto se fazem representativos e marcantes.
Um coletivo de imagens que vai sendo arquitetado ao longo do tempo através dos costumes de um povo, da sua cultura, de suas artes. Retrato de um sentimento em comum num holograma de vivências distintas.
Na França a republica e a liberdade são representadas por uma mulher, Marianne.
.
Um galo anuncia a valentia de seu povo, junto com a certeza do sempre amanhecer de um novo dia .
.
Contendo triangulos e quadrados que se adaptam e diferenças que se ajustam, a França toma a forma de um Hexagono.
O país de Molière! Seu idioma fez as leis e descreve, com vigor e doçura, o amor e a paixão.
A gastronomia francesa, patrimonio imaterial da humanidade é considerada
“prática social destinada a celebrar os momentos mais importantes da vida dos indivíduos e dos grupos”
Liberdade igualdade e fratenidade um lema, mote de honra, constantemente lembra a seus cidadãos os seus direitos e seus deveres para com o outro. França misteriosa, profunda, insólita
Onde o hino da patria é agitador, um canto de gloria que incita à luta, exorciza as tiranias.
Em sua bandeira o vermelho é revolucionário, o branco é a cor do rei e da paz.
O azul e o vermelho juntos fazem as cores de sua capital. Paris. Uma flor, a de Lis, simboliza a realeza de um povo.
E se você sonha com Paris, posso garantir que não é o unico e nem será o último!
Paris uma cidade pequena e enorme em sua grandeza.
Poderia descrevê-la num poema feito só com adjetivos superlativos.
Cantá-la em verso ou em prosa é lugar comum.
Sonho de todo artista. Inspiração para músicos, pintores, poetas e escritores.
Seu cenário transforma fotógrafos de ocasião em artistas de fotos onde legendas não são necessárias. Paraiso cultural.
Encontrar Paris é uma surpresa. Ser apresentado a ela, um privilégio.
É uma cidade Haute Couture, estilo elegante de um luxo exclusivo. De uma beleza hipnotizante.
Paris é pessoal, faz o inédito surgir para cada um de acordo com a visão de seu próprio ponto de vista.
Livrar-se do que a cidade representa no imaginário coletivo é descobrir um Paris só seu.
E Paris? é feminino ou masculino?
E foi assim que durante esta semana divaguei sobre o tema.
O que representa Paris para você?
Gostaria muito de saber!
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
115 Comentários
Beth Lima
Mais uma vez, quero agradecer à Lina e a todos aqueles que colaboram com suas dicas e conselhos aqui no CP pra tornar nossos sonhos mais reais e mais ricos de informações.
Vocês todos são muito especiais!
Beijão a todos….!!!!
Adriana Pessoa
Lucia,
li bem cedo este post e saí para caminhar e pensar o que Paris representa para mim.
Representa uma velha revista National Geographic esquecida por uma prima que morava em Paris ,na minha fazenda quando eu era criança. Uma edição francesa, onde eu vi pela primeira vez -pelo menos é minha mais antiga lembrança- fotos da cidade, vista do alto e o título “Île de La Cité”…Aqueles prédios juntinhos, ruazinhas estreitas…fiquei impressionada. Tudo bem diferente daquela visão dos campos enormes, das montanhas em que eu vivia. Um outro mundo que conheci mais tarde , que me apaixonei e onde, apesar das ruazinhas estreitas, dos prédios juntinhos, me sinto livre e cheia de espaço, me sinto em casa, assim como na minha fazenda, no interior de Minas.
Lindo post LuciaC!!
Vania Wolf
Me identifiquei muito com os comentários da Andréa Machado e da Maria Carmen Rodrigues, pois foi exatamente o que aconteceu comigo. Paris se tornou quase que como uma obsessão, eu precisava ir pra lá de todo jeito, parecia que lá estava o pote de ouro no fim do arco-iris, a resposta para todas as minhas perguntas, a solução para todos os meus problemas. Planejei minha viagem sozinha, estudei francês sozinha e depois de quase um ano eu fui também sozinha! Fiquei com muito medo de me decepcionar, de dar tudo errado…. mas assim que cheguei, que do ônibus vi a Torre Eiffel pela primeira vez (e chorei claro) a semana que se passou foi cheia de indescritíveis emoções a cada passo, a cada olhar, a cada respirar!!! Foi tudo incrível, fiquei mais e mais fascinada ainda com que Paris me mostrou. Da próxima vez pretendo ficar muito mais tempo para poder aproveitar cada pedacinho de Paris! As vezes me achava até exagerada, mas acho que não….
jorge fortunato
Lucia
Paris é sonhar acordado e passear sobre as nuvens. É assim que me sinto todas as vezes que a visito.
Beth Lima
Minha história com Paris é antiga.
Desde o início da adolescência, quando escolhi estudar francês meio que por acaso (mas o acaso não existe), comecei a ser apresentada aos poucos a essa cidade de sonhos por minha professora, que já era uma apaixonada pela França.
Fui me envolvendo e, como não poderia deixar de acontecer, também apaixonei-me perdidamente pela cidade e pelo país.
Os anos se passaram, distanciei-me dos estudos mas o amor continuava à espera do momento certo de conhecê-la ao vivo e com todas as cores, perfumes, sabores…
Sem me dar conta dessas ligações emocionais no inconsciente, escolhi os nomes de minhas filhas e que só depois me dei conta de terem tudo a ver com essa ligação, Mariana e Caroline. Não foi acaso ou coincidência. Esse amor vem da alma.
Sinto-me como se tivesse raízes profundas e pertencesse um pouco a esse país.
Finalmente, há dois anos debutei em Paris e foi um sonho! O primeiro passeio foi a bordo de um barco ao longo do Sena, onde vi o desfile daqueles monumentos imponentes diante de meus olhos atentos e “respirei” toda aquela história de tantos séculos. Fiquei emocionada muitas vezes, literalmente com nó na garganta….Sim, era verdade, era real, eu estava finalmente ali. Tinha esperado tantos anos mas a espera valeu à pena.
Meus passeios foram sem correria, com calma, pra tentar registrar na memória o máximo que pudesse.
É engraçado que muitas pessoas não compreendem essa ligação afetiva que temos mas, quem sente sabe bem o significado.
No mês passado, uma de minhas filhas visitava a cidade e me disse: -mãe, Paris é a sua cara! Taí o resumo desse amor por Paris. É evidente.
Agora, estou na contagem regressiva novamente e só penso no momento de desembarcar lá. Ai Paris… me aguarde de braços abertos que eu vou com o coração saltitante de felicidade!
Um ótimo domingo a todos!
Lucia, obrigada por me transportar mais um pouquinho até Paris nessa manhã de domingo.
Beijos!
Francy
LuciaC :depois deste seu fascinamente texto ,e do complemento histórico do Eymard, fica difícil acrescentar algo mais.Paris me faz recordar minha primeira visita a esta cidade :chegada no Orly,eu quase uma garota ,e o fascinio pelos jardins, museus,lojas ,música etc…Porém algo que me marca e fascina em Paris, é uma coisa bem simples,andar pelas ruas de Paris e descobrir com olhar novo o já conhecido , ou então ver um novo lugar (seria novo ,ou algo que me passou despercebido) que me encanta.Paris é isto,cidade aberta ao amor , a cultura ,a descobertas , a encontros com o belo , o inspirador.Se me perguntarem ,quantas vezes fui à Paris ,não saberia responder com segurança e diria :ao longo da vida, mas certamente para a pergunta:quanto tempo precisaria para conhecer Paris , eu diria :2 vidas , uma só é pouco!
heloisa luz
Tudo! Todos os monumentos, todas as pontes (especialmente a Pont des Arts), os museus, as pequenas ruas e os grandes bulevares,o Marais, a Rive Gauche, as igrejas, os cafés, a gastronomia, os vinhos,”la Seine,”andar pelas ruas, sem destino…
Mas o que mais toca o meu coração e me dá a certeza de que eu estou em Paris, de verdade, é quando eu chego na Capela de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, na rue de Bac. É muita emoção !!!!! Paris, je t aime!
PS: Carmen Nistal, você foi direto ao ponto: Paris vicia! Simples assim…
Mirella Cozzi
Lúcia,
conto na volta, estou indo hoje para lá. Adorei o artigo justo no dia da minha partida. Esse amor q alguns de nós tem pela França e por Paris não tem explicação, é só sentimento mesmo. Vc soube transmitir isso lindamente, parabéns.
A bientôt.
LéaParis.
Onde me sinto mais viva, alegre, feliz, completa, sonhando acordada, flanando pelas ruas………………….é a minha cidade mais Linda do Mundo…. não tenho palavras para realmente expressar o que sinto, simplesmente amo de todo coração e amei o que foi dito acima.bisous.
CLAUDIA DE MELL LAMAN
No meu inconsciente está o Arco do Triunfo, sei que não é exclusividade francesa, mas para mim é um marco de pasagem da minha adolescência….