Por Lucia Carneiro
Indo direto ao assunto…
O que representa Paris para você?
Eu compreendo que símbolos significam sempre mais do que indicam e com isto se fazem representativos e marcantes.
Um coletivo de imagens que vai sendo arquitetado ao longo do tempo através dos costumes de um povo, da sua cultura, de suas artes. Retrato de um sentimento em comum num holograma de vivências distintas.
Na França a republica e a liberdade são representadas por uma mulher, Marianne.
.
Um galo anuncia a valentia de seu povo, junto com a certeza do sempre amanhecer de um novo dia .
.
Contendo triangulos e quadrados que se adaptam e diferenças que se ajustam, a França toma a forma de um Hexagono.
O país de Molière! Seu idioma fez as leis e descreve, com vigor e doçura, o amor e a paixão.
A gastronomia francesa, patrimonio imaterial da humanidade é considerada
“prática social destinada a celebrar os momentos mais importantes da vida dos indivíduos e dos grupos”
Liberdade igualdade e fratenidade um lema, mote de honra, constantemente lembra a seus cidadãos os seus direitos e seus deveres para com o outro. França misteriosa, profunda, insólita
Onde o hino da patria é agitador, um canto de gloria que incita à luta, exorciza as tiranias.
Em sua bandeira o vermelho é revolucionário, o branco é a cor do rei e da paz.
O azul e o vermelho juntos fazem as cores de sua capital. Paris. Uma flor, a de Lis, simboliza a realeza de um povo.
E se você sonha com Paris, posso garantir que não é o unico e nem será o último!
Paris uma cidade pequena e enorme em sua grandeza.
Poderia descrevê-la num poema feito só com adjetivos superlativos.
Cantá-la em verso ou em prosa é lugar comum.
Sonho de todo artista. Inspiração para músicos, pintores, poetas e escritores.
Seu cenário transforma fotógrafos de ocasião em artistas de fotos onde legendas não são necessárias. Paraiso cultural.
Encontrar Paris é uma surpresa. Ser apresentado a ela, um privilégio.
É uma cidade Haute Couture, estilo elegante de um luxo exclusivo. De uma beleza hipnotizante.
Paris é pessoal, faz o inédito surgir para cada um de acordo com a visão de seu próprio ponto de vista.
Livrar-se do que a cidade representa no imaginário coletivo é descobrir um Paris só seu.
E Paris? é feminino ou masculino?
E foi assim que durante esta semana divaguei sobre o tema.
O que representa Paris para você?
Gostaria muito de saber!
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
115 Comentários
Marcia Lube
Paris fascina e surpreende mesmo para quem vai frequentemente.
História, Cultura, Arte, Urbanismo, Gastronomia, Vinhos, Queijos, Pães, Moda …
A liberdade é que cria as condições para que floresçam os talentos e a criatividade.
E Paris foi sempre o centro irradiador da cultura ocidental.
É muito diversificada porque é a própria síntese do espírito humano.
Rogéria
Amo Paris!
É realmente única!
Mas de liberdade, igualdade e principalmente fraternidade, não tem nada…
maria carmem rodrigues
PAris para mim é algo indescritível, um lugar que tem o poder de me sentir pertencente a algo que nem eu sei explicar. a primeira vez que eu fui, fui em um momento muito particular onde sozinha pude me descobrir como ser humano, pessoa, muitas reflexões.. nunca esquecerei das dicas da minha querida falecida mãe q disse que Paris era a minha cara pela carga cultural e beleza que lá existe. Paris é o lugar perfeito para aguçarmos os nossos sentidos, para experimentarmos momentos loucos de felicidade e descobrir que eles existem com coisas muito simples. estranho descobrir isso em um lugar luxuoso, imponente mas foi isso o q eu experimentei.descobrir a sensibilidade, a alegria de viver de curtir pequenos momentos e de sentir o q os outros vêem e sentem de mim, mesmo os estranho e desconhecidos. nunca esquecerei. Essa cidade para mim é o meu sonho perfeito, sempre que eu vou , me sinto em outra dimensão, é como aquele sonho q ninguém entra, que poucos conhecem e entendem.quero manter essa “aura” dentro de mim, quando eu quero eu viajo em pensamentos e vou prá lá. encontro de amigos, risadas,pensar na vida e na sua generosidade e se sentir pertencente a um mistério difícil de explicar mas muito forte e fácil de sentir. é amor mesmo, por um lugar, cheiro,emoções, momentos, alegrias, descobertas.do mundo e de mim mesma. sempre foi assim, sempre será.
Paris sempre é e será um lugar de grandes surpresas que me acolhe muito bem,me deixa feliz , enfim uma festa sem fim!
Alessandra Pajolla
A questão não é o que Paris representa para mim…Paris me representa. Tudo em Paris me define.
Carmen Nistal
Paris vicia.
Andréa Machado
Até bem pouco tempo Paris significava pra mim um sonho psicótico. Ninguém ao meu redor me aguentava mais, tinha virado obsessão. A caminho, dentro do avião, fui temerosa: será que Paris não passa de uma ilusão? E se for tudo delírio dos que vão? E se eu me decepcionar, não for como estou pensando? Hoje, de volta, acredito que exista alguma força oculta naquele lugar, uma força que te seduz e diz ao pé do ouvido: sou eu, sou Paris, eu te amo, tava com saudades, fique comigo, não vá embora! Resumindo: Paris é mais do que imaginei que fosse, muito mais. Minhas caminhadas ao longo do google maps durante anos me fizeram sentir rídicula, pois em Paris naturalmente vc aguça todos os sentidos, que lá eu descobri que são bem mais do que cinco. Sai de lá achado que fui josefina, quem sabe Maria Antonieta, em outra encarnação, ou nessa, quem sabe!
Paris representa pras mim nossos sentidos, que como falei anteriormente, só lá são mais de cinco, uns 8, 9 ou 10 talvez!
CINTHYA BORGES
Depois desta DECLARAÇÃO DE AMOR À PARIS,se torna difícil falar sobre a CIDADE LUZ.É tudo isto que foi dito e muito mais.PARIS,é um aperto no peito,de saudade,a cada vez que me lembro dela.É como se fosse um amor de adolescente,só Paris no pensamento.Ela nos enfeitiça,nos enebria,nos fascina.Paris,amor eterno.Quem explica?
eymard
LuciaC, que bela Ode a Paris.
A primeira imagem é da conhecida obra do Delacroix: “A liberdade guiando o povo”. Mariane carregando a bandeira da frança guiada e sustentada pelo povo (que aparece em primeiro plano). Representava a queda de Carlos X nas chamadas jornadas Gloriosas. Queda do absolutismo. Hoje todos a conhecemos e muitos conhecem sua historia. Mas o que nem todos sabem é que essa mesma pintura passou 40 anos no porao. O Estado a adquiriu (1831), logo depois da “jornada gloriosa”. Mas o resultado do levante nao foi o que liberais e republicanos queriam. Por um “arranjo” retoma-se a monarquia dos Bourbon. Em seguida o quadro, que estava no Museu de Luxemburgo, vai para os poroes e la permanece ate ser devolvido ao artista em 1939. So reaparece em 1848, quando da segunda Republica, Tornara-se altamente “indesejavel” por lembrar os levantes populares (que neste periodo tambem se alastraram especialmente por Lyon com varias insurreicoes operarias). E, novamente ocultado nos poroes. Por ocasiao da exposicao industrial de 1855 o quadro nao é selecionado e Delacroix reclama. A resposta é simples: o boné vermelho e a imagem dos revoltosos pisoteando os soldados nao é bem vinda. Napoleao III intervem pessoalmente e a obra é incluida na mostra (alguns estudos apontam que na obra original o barrete era de vermelho vivo e fora pintado para esse tom mais escuro que vemos hoje). Logo em seguida a obra é novamente posta nos poroes do Luxemburgo e la permaneceu ate ir para o Louvre em 1874.
Gosto da história desse quadro pelo que ela representa e simboliza. 40 anos foram precisos para que fosse, nas palavras do Prof. Jorge Coli “metabolizada pela cultura francesa”.
Acho que por isso gosto de Paris. Tudo ali transpira história. Mas nao uma história morta. Parada. Uma história de contrastes e contradiçoes. Uma historia feita por gente. Contínua. Uma história contada em telas, prédios, filmes, livros. A liberdade teve (tem?) um custo e continua a ter.
Desculpe se me alonguei! Bom dia Lucia e demais amigos do Conexao.
conexaoparis
Eymard
Obrigada, tenho certeza que Lúcia vai adorar esse complemento ao seu artigo. Alongue sempre, por favor.
CJ
A cidade dos beberrões excêntricos…
A cidade dos que passeiam .. a pé… sempre descobrindo uma nova janela, uma nova moldura…
viver paris.. é comprar um livro na Shakespeare & Co. cruzar o quartier Latin, entrar no Blvd Saint Michel…. e depois Boulevard St. Germain… continuar olhando para o nada.. e admira-lo.. sentar no De Flore … pedir o chocolat.. acender um cigarro… abrir o livro… e .. ver o mundo passar..
Ronaldo Hofmeister
Voltei de Paris recentemente e escrevi em meu blog sobre isso.
http://portal.pr.sebrae.com.br/blogs/posts/marketing?c=2966
Valeu
conexaoparis
Ronaldo
Concordo com o que escreveu no seu blog.