Os parisienses são implicantes e exigentes. Eles acham o Centre Georges Pompidou orgânico – canos parecendo tripas – as colunas do artista plástico Buren no Palais Royal fora do contexto e a igreja Sacre Coeur de Montmartre horrorosa.
Da janela do meu quarto eu tenho uma vista direta da Sacre Coeur. Meus amigos brasileiros adoram, sobretudo à noite quando, iluminada, ela parece flutuar.
Quando eu cheguei aqui, como todos os turistas, eu gostava da Sacre Coeur. Com o passar do tempo fui educando o meu olhar e acabei como todos os parisienses. Eles dizem que as suas formas redondas, referência a um estilo romano e bizantino, não são elegantes e contrastam com a herança da idade média, o estilo gótico da bela Notre Dame de Paris.
Às vezes penso que afinal de contas ela não é tão feia e o que aconteceu é que fiquei implicante.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
53 Comentários
Andreia
Olá… mais uma vez me encontro de passagens compradas rumo a Paris, fui no ano passado no outono, gostei tanto que voltarei, mais será no final de fevereiro, gostaria de me hospedar em Montmartre, o que você acha Lina? quero viver um pouco do bairro, a noite… me dê uma dica, hotel? qualquer coisa vai me ajudar muito, obrigada!
Lina
Andreia
Este bairro é pitoresco, com uma área bonita, outra menos bonita e boêmia. Eu o acho muito interessante. Algumas pessoas não se sentem bem por causa dos cabarés, sex shops…
Dica de hotel: melhor você ficar nas imediações de Montmartre, não? No bairro logo abaixo, o 75009, você tem hotéis com bons preços.
Olhe este abaixo, por exemplo:
https://www.conexaoparis.com.br/2010/02/17/joyce-hotel-3-estrelas-sofisticado-e-romantico/
Gisela Alvares
Olá a todos…
Visitamos Paris em julho de 2012 e com o Guia Conexão em mãos fizemos o roteiro de Monmartre nos mínimos detalhes…Parecia realmente que estávamos em uma cidadezinha do interior da França, com sacadas repletas de roseiras…Ninguém nos importunou e olha que o bairro estava lotado…Foi mágico, só que fomos um pouco além e acabamos em um local com muitos africanos, no meio de uma manifestação por mais empregos. Fiquei um pouco assustada, mas minha filha achou muito interessante e tirou muitas fotos. Na volta nos perdemos, mas o mapinha do Guia nos ajudou…Recomendo!!!
Emanuela
Concordo em grau,numero e genero com o Fabio sobre os africanos,pelo contrario de preconceito racial..ao chegar nas escadas da Sacre pararam eu e minha amiga todos sorridentes,felizes nos oferecendo algo,logo dissemos um NAO bem claro,eles continuaram rindo e disseram pra nos esperarmos que iamos gostar e a gente negando p tempo INTEIRO,e eles rindo muito,SEMPRE.Quando percebi que ele tava fazendo a porcaria de pulseirinha hakuna matata dos infernos pedi p ele parar porque nao ia pagar,e minha amiga tambem.Eles,ainda rindo,nao pararam!E,por fim,quando terminaram as tais pulseirinhas (de fios coloridos) queria me cobrar QUINZE euros!E Eu pedi para ele tirar aquilo do meu braço que nao ia pagar e ele disse que nao podia tirar e foi me empressando e o outro empresaando a minha amiga,quando mostrei pra ele que so tinha moedas (mostrei so minha niqueleira) ele ENFIOU a mao na niqueleira e pegou TODAS as moedas que eu tinha,que contabilizava 12 euros,o mesmo ocorreu com a minha amiga.
marileide
Eu discordo dos parisienses pois a Sacre Coeur e linda e imponente.
Temos que conviver com as diferenças e os estilos, pois tudo faz parte da história.
Imagina se saíssimos derrubando tudo .
Darth Ferrer
Hehe… mas que mal pode haver em variar um pouco o estilo em Paris, né?
Queria ver se eles tivessem que aturar espigões pavorosos que pululam nas capitais brasileiras. Quando estive lá tb ouvi muita crítica à Sacre, ao Pompidou e ao bairro La Defense (sem falar na pirâmide do Louvre).
Mas permito-me a gostar disso tudo (menos da pirâmide, pra falar a verdade! Essa, realmente NÃO TEM JEITO.)
Nilza Freire
Adoro ir a Sacre Coeur sempre que estou em Paris, suas abobadas branquinhas a meu ver contrastam lindamente com o ceu quando esta azul, eh uma pena que muitos nao gostem ou achem as redondezas perigosas (e sao um pouco sinistras mesmo). Senti falta dos artistas de rua em Janeiro, eles nao estavam em Montmartre. Essa parte realmente empobreceu, murchou, e olha que era um domingo de sol. Parabens mais uma vez pelo seu blog, Lina, ele torna o dia a dia bem mais colorido, planejando a viagem em seus mínimos detalhes!
NADJA ÁLVARES
Oi Lina! adoro este Blog
Fui à Paris em junho visitei Montmartre, gostei muito é bastante animado, Torre Eiffel e outros monumentos . Quanto ao comentário do FABIO SILVA, sobre os africanos acho que é mais uma questão de preconceito racial. Os africanos estão lá trabalhando como vendedores ambulantes, para ganhar o pão de cada dia, é certo que eles insistem para vender, compra quem quer . Eu por exemplo conversei com eles em Veneza, em Montmatre na Torre Eiffel, comprei quando quis e também disse não. Em nenhum momento me senti ameaçada pelos africanos, eles são bastante simpáticos.
No Brasil é que assustador andar pelas ruas.