Para as pessoas bem informadas, o inverno deixa de ser uma estação difícil para se tornar um período do ano esperado com ansiedade, com múltiplas opções de programas.
1 – Sem dúvida alguma, a grande atração do inverno é a neve e todos os seus esportes. Os franceses partem uma ou duas vezes durante o ano em direção às estações de inverno atraídos pelo esqui alpino, o snowboard, o esqui de fond e todos os esportes de inverno.
E a estação mais famosa francesa é exclusiva Courchevel, aberta do dia 9 de dezembro 2017 ao final de abril 2018. Ela é mundialmente conhecida pelas pistas de ski, a hotelaria e a gastronomia. Ou seja, mesmo os que não se aventuram pistas abaixo, adoram Courchevel. Estaremos lá esse final de semana, fiquem ligados no nosso Instagram/Stories.
Ao todo, são 150km de pistas para esqui (acho isso incrível!), a maior do mundo. Sendo 19 verdes, 35 azuis, 34 vermelhas e 8 pretas. Para os que não conhecem a linguagem das pistas, a verde é a mais fácil e a preta a mais radical.
Courchevel tem clientela composta por 57% de estrangeiros. São 21 hotéis 5 estrelas, sendo 2 palácios, e 8 hotéis 4 estrelas.
Tem ainda 68 restaurantes, dos quais 7 estrelados: o 1947 de Yannick Alléno, o Pierre Gagnaire pour Les Airelles, o Le Chabichou de Michel Rochedy, o Le Strato de Jean André Charial, o La Table du Kilimandjaro, o L’Azimut e o Le Kintessence.
De dezembro a março, Courchevel possui uma agenda cultural e esportiva animada. Tudo começa com festas natalinas e festas de comemoração do fim do ano; em janeiro tem a Copa do Mundo de Esqui Alpino e Torneio de Polo na neve; em fevereiro e março os famosos concursos pirotécnicos.
Aqueles que querem fugir da badalação de Courchevel escolhem L’Alpe d’Huez, famosa tanto no inverno quanto no verão por causa do Tour de France. Esta é a estação preferida das famílias.
E os esportistas adoram Avoriaz, uma estação totalmente sem carros. Lugar mítico com pistas de esqui de excelente qualidade e lugar preferido dos adeptos do snowboard.
2 – Inverno é a estação por excelência da gastronomia. Período do ano intimista no qual nos aconchegamos em ambientes aquecidos em torno de refeições e vinhos que estão entre os melhores do mundo. Aproveitamos para degustar os famosos queijos de inverno, entre eles o Salers, fabricado na Auvergne; o Brie frabricado na região de Meaux, pertinho de Paris; o Comté do Jura; e o meu preferido, o Vacherin Mont D’Or.
Momento ideal então para conhecer a culinária e o vinho de todas as regiões da França. Se você puder reservar os restaurantes dos grandes – e caros – chefs franceses, ótimo. Mas não precisamos limpar a conta bancária para comer bem.
Na Alsácia, pertinho de Estrasburgo, reserve o Le Bistrot des Saveurs (leia aqui).
Na Bourgogne, em Beaune, conheça o Loiseau des Vignes (veja aqui).
Na Côte d’Azur, em Nice, se delicie com o L’Aromate (clique aqui).
Em Bordeaux, reserve com antecedência o La Tupina (veja aqui).
3 – Não podemos deixar de citar outro grande evento desta época do ano. O evento que todos nós temos anotado nas nossas agendas: as liquidações de inverno na França. As roupas de inverno custam caro e reza a tradição francesa que elas devem ser usadas por várias gerações. Quer dizer, melhor comprar roupas de excelente qualidade. Chegou o momento de comprar bons casacos de lã, belas capas e cachecóis, botas elegantes, luvas que vão durar anos a fio. Anotem logo: a liquidação começa dia 10 de janeiro 2017 até 20 de fevereiro 2018.
4 – E para terminar, inverno na França é sinônimo de festas, ruas com guirlandas, luzes e brilhos, mercados de Natal. Sinônimo de lojas decoradas com luxo e pompa, com suas vitrinas natalinas, verdadeiras obras de arte que nos emocionam. Clique aqui e aqui e leia nossos artigos sobre os mercados de Natal e as pistas de patinação em Paris.
O inverno é um momento que nos proporciona prazeres e emoções únicas.
Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
16 Comentários
Fabiane
Pessoal, gostaria de saber quando abrem as estações de ski na França? Tem alguma para visitar em outubro?
Nívia
Quem vai à Paris no inverno já a visitou em muitas outras ocasiões em outras estações , já viveu a cidade em tudo que ela tem de bom e de melhor , e se a visitacnovamente no inverno, é por alguma outra razão que não a turística, isto fica evidente, não é?…portanto …que fazer numa Paris gelada e inóspida?…nada , ficar em ambientes aquecidos, pelo menos…sem o menor compromisso, …ao acaso de sua vontade….já viu tudo, já experimentou tudo…..então o quê?….não se sabe …talvez nada…ficar parada…dormir….o mínimo de esforço e de movimento….se quiser?….nada !
Milena F. - Viver Plenamente Paris
Uma opção para quem vai a Paris no inverno na minha opinião é aproveitar das atividades culturais, que não faltam na cidade!!! Museus, exposições, algumas comprinhas, e entre uma atividade e outra, un salon de thé e uma comidinha… Sempre no quentinho, sem sentir frio!!!
Regina Vasconcelos
Nao consigo gostar de estacoes de esqui, em nenhum canto do mundo.
Elci Junior
Paris no inverno? Vous êtes fous!!! É frio demais… Quase não saí do hotel, tive hemorragia nasal, a boca rachou toda, a gente come como um boi – pois não sobra muita coisa para fazer…. Buuhhhhhh!!!! Que frio!!!!!!! KKKKKK!!!!!!
Saskia
Olá. Gostaria de parabenizar por todos os posts do qual esta sendo essencial na criacao do meu roteiro por Paris!!Irei visitar Paris do dia 13 ao dia 23 de março de 2014,a minha dúvida é sobre a questao do tempo,consigo ver informacoes sobre a temperatura,porém sao poucas as imagens que vejo desta época em Paris,sao poucos que falam sobre Paris em Março,estou curiosa e ansiosa para ver as suas cores e nuances nesta época do ano.Se puder me ajudar,agradeço.Obrigada e mais um vez parabéns .
Rodrigo
E Chamonix??? Ficou de fora da lista propositalmente?
Mariana Berutto
Rodrigo, em breve faremos um post sobre Chamonix
lene
E bom meubrasil eu amor meu brasil
bibiana
Oi Lina, pode me informar qual a estação mais próxima a paris?
Abraços
Rodrigo Lavalle
Bibiana, as estações de ski mais próximas de Paris (acessíveis através do trem TGV) são: La Bresse, por volta de 3h15m de Paris e Gérardmer por volta de 3h45m de Paris.
Abraços.
Madá
Adoro neve e essa agitação de estação de esqui.