Foto: Francisco de Assis Andrade
Os leitores do blog estão com uma excessiva preocupação com o dia 1° de maio. Relaxem. Os museus e monumentos estarão fechados, mas, se o tempo permitir, a cidade estará animadíssima.
Os parisienses estarão aproveitando o dia feriado para passearem pelo Marais (rue des Rosiers, rue des Francs Bourgeois, Place des Voges), pelas ilhas Saint Louis e Cité, pelas margens do Sena, por Montmartre (olhem as categorias do blog sobre Montmartre), pelas margens do Canal Saint Martin, sem contar todos aqueles que passarão este dia nos parques e jardins de Paris ( Jardin du Luxembourg, des Tuileries, Parc Monceau, Jardin de la Bagatelle)
Façam como eles.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
58 Comentários
Adriana Pessoa
Cris Andrade,
que tudo dê muito certo para você e sua família nessa sua temporada parisiense!
Vc vai se acostumar com o vento e o frio rapidinho!
Bjs e dê notícias.
jorge fortunato
Claudia Oiticica
obrigado pela gentileza. É bom saber desses detalhes, não sabia que era uma tradição tão antiga.
Abraços
Cris Andrade
Cheguei!!!!!
A temperatura está agradável (um friozinho gostoso), mas está ventando muito ( vento gelado!!). Com este vento todo fica até difíicil flanar.
Está ideal mesmo pra um chocolate quente…Angelina aqui vou eu rsss!!
Cláudia Oiticica
É torcer para não chover e aproveitar o que a Lina recomendou.
Jorge,
olha os comentários do ano passado da Celinha e da Pernelle sobre a tradição do muguet:
“Celinha Miranda Mattos
O Muguet e uma pequena flor branca de primavera. De acordo com a tradicao, no dia 1 de maio, deve-se oferecer um ramo de muguet as pessoas que amamos. Ela e uma flor que traz boa sorte. A tradicao diz que ela traz boa sorte e saude ate o proximo ano. Na primavera, as flores dos ramos sao brancas enquanto que no verao sao vermelhas. Os ingleses chamam o muguet de lilly of the valley!
A tradicao de dar ramos de muguet data de 1561, ano no qual o Rei Charles X decide oferecer um ramo a todas as damas da corte.
Atencao
As flores, as folhas e os talos desta flor sao toxicos. Atencao maior com as criancas, pois elas costumam colocar tudo que esta proximo delas na boca.
Pernelle
Cara Maria Lina.
Segue a história:
Em 1º de maio de 1561, Charles IX iniciou a tradição de oferecer um ramo de lírio do vale como sinal de boa sorte.
No início do século XX, na França, e especialmente na Ile de France, era comum ir às florestas colher lírios do campo que podiam ser vendidos nas ruas, sem precisar pagar impostos. Era um costume pagão celebrar a chegada da primavera e era comum oferecer esses ramos de lírio do campo aos familiares, amigos e colegas de trabalho como um sinal de amizade.
A tradição de 1º de maio é bem antiga.
Nos tempos antigos, era esta a data que o navegadores saiam para o mar. Para os celtas, era o início da primeira metade do ano celta. Na Idade Média, era o mês do matrimônio.
Desde 1889, é conhecido como o Dia do Trabalho. O costume de usar lírio do campo é uma moda que surgiu no início do século XX. É sempre tempo de celebração.
Desde o período da Renascença, o lírio do campo foi um amuleto de sorte associado com as celebrações de 1º de maio. Mas, só no início do século XX que sua vocação como a flor do Dia de Maio foi confirmada como resultado de dois eventos.
Em 1º de maio de 1895, o cantor Mayol recebeu um lírio do campo do seu amigo Jenny Cook, e naquela noite ele usou em seu paletó no lugar da tradicional camélia.
No século XX, no 1º de maio, os principais alfaiates ofereciam a seus clientes e trabalhadores um lírio do campo.
O lírio do campo simboliza o retorno da alegria. É um mensageiro do amor porque floresce no início da primavera e a colheita na floresta é uma oportunidade de dar os primeiros passeios do ano nas florestas.
Possui um aroma delicioso e é tão bom que alguns perfumistas utilizam em suas fórmulas.
Atualmente substituiram os lírios por muguets.”
eidia
Aproveitem pra caminhar, caminhar, observar a cidade, as pessoas, os prédios, as plantas, a chegada da primavera, a alegria das pessoas com a chegada do sol e do calor. Andar pelas ruas sem rumo é um ótimo programa.
eidia
oquevivipelomundo.blogspot.com
jorge fortunato
Ano passado estava em Paris no 1º de Maio. Querem saber? Foi meio micado. Tudo cheio. Era manifestação por todos os lados, desde cedo. Estava hospedado no olho do furacão , no Bld Saitn Michel – Hotel de Suez. mas não reclamei e entrei na onda dos manifestantes, sem teto, sans papiers…comprei o meu raminho de Muguet e curti o feriado. Neste dia é melhor visitar uma cidade vizinha. A propósito, Lina, vc poderia falar um pouco sobre essa trdição de comprar o Muguet (é assim mesmo? – agora bateu um branco sobre o nome da flor). dizem que é uma tradição e ajuda a ter um ano feliz. É isso mesmo?
Abraços
Boa semana
Érica
Lina, e o Bercy Village estará aberto no 1º de maio?
Obrigada
Claudio Delgado
Olá lina,
sou leitor assíduo do seu blog,
irei à Paris pela primeira vez, com minha esposa e meus pais,
chegarei no dia 05/05 e partirei no dia 09/05!!
no dia 06 farei o dia 01 do guia, no dia 07 farei o dia 02 do guia
no dia 08 farei a visita ao palacio de versailes!!
peço sua valiosa ajuda para me indicar o que fazer na tarde/noite do
dia 05/05(quarta) e na manhã do domingo(09/05)???
tenho interesse em ir ao moulin rouge ou Lido, alem de ir passear de barco no sena!! montmartre pode ser incluido em algum dia?? e o dia do palacio de versaillhes pode ser conjunto com outra programação??
agradeço antecipadamente!!
claudio Delgado
Natal/RN
Luiza
Pena que esse ano o feriado cai no sábado….
Mas gente, que tal aproveitar o feriado para dar uma voltinha no Champs Elysées, lá nunca está fechado…
bjs
lu
http://www.oguiadeparis.blogspot.com
SILVIA
OLÁ LINA !
SABE SE OS MONUMENTOS TAMBEM ESTÃO FECHADOS NO DIA 15 DE AGOSTO ? OBRIGADO