[ATUALIZAÇÃO 2024] O que fazer em Paris? Opção é o que não falta! Seja em uma primeira visita ou em uma décima, há sempre o que visitar em Paris: um museu para ser descoberto ou re-descoberto; uma nova exposição em cartaz; uma região que ainda não destrinchamos.
Nesse artigo, fizemos uma lista das 18 atrações imperdíveis para ver em uma primeira vez em Paris e também um resumo dos principais pontos turísticos, museus, monumentos, jardins, parques, passeios e regiões parisienses.
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
Índice de O que fazer em Paris
- Dicas e informações úteis antes de saber o que fazer em Paris
- O que fazer em Paris: as 18 atrações principais e imperdíveis (descrição, ingressos, visitas guiadas)
- O que fazer em Paris à noite
- O que fazer em Paris: Os Museus de Paris
- O que fazer em Paris: Os Monumentos de Paris
- O que fazer em Paris: Os Parques e jardins de Paris
- O que fazer em Paris: As Regiões e bairros de Paris
- O que fazer em Paris em 1 dia, 3 dias, 4 dias e 5 dias
- O que fazer em Paris em cada mês do ano
- O que fazer em Paris em cada estação do ano
Dicas e informações úteis antes de saber o que fazer em Paris
Como se locomover em Paris?
- Paris é uma cidade pequena. A sua parte histórica, onde se encontram os principais pontos turísticos, museus e monumentos, é menor ainda. Conhecer a pé a Paris histórica de norte ao sul significa percorrer somente 4 quilômetros. E, de leste a oeste, 6 quilômetros. Por isso, a melhor forma de conhecer a cidade é caminhando. Não é por acaso que a expressão flanar em Paris (caminhar sem rumo e sem preocupação) é tão utilizada na literatura francesa e internacional.
- Se não gostar ou não puder caminhar, os meios de transportes públicos são ótimos. O metrô de Paris é o melhor do mundo (inclusive temos um artigo super completo sobre ele, clique aqui para ler). Mas preferimos os ônibus comuns da cidade. Com eles, você se desloca tendo uma visão panorâmica da cidade e descobrindo a distância e a relação entre os monumentos, museus e pontos turísticos. Existem linhas que fazem verdadeiros city tours por Paris, clique aqui e leia nosso artigo sobre essas linhas.
Dicas de como montar o seu roteiro em Paris
- Ao planejar o que fazer em Paris em cada dia de viagem, setorize por área da cidade, dessa forma você não perde tempo nos deslocamentos. Abra o Google Maps e localize os pontos turísticos, monumentos, museus e locais que deseja conhecer e os agrupe por região e dia.
- Ao fazer o roteiro de cada dia, visite um museu pela manhã (quando estamos descansados e com a cabeça fresca). Na sequência, para descansar e espairecer, visite um parque ou jardim (onde você pode almoçar um sanduíche). Do meio pro fim da tarde, visite um monumento.
- Uma boa opção para otimizar o tempo é contratar um guia brasileiro em Paris, seja para fazer passeios a pé pelas principais regiões e bairros da cidade ou visitas guiadas aos museus. Clique aqui e leia nosso artigo com indicação de uma maravilhosa guia brasileira.
Roteiro: o que fazer em Paris em 4 dias
Se você está com preguiça de montar seu próprio roteiro, nosso guia em formato PDF ‘Paris, 5 Roteiros em 4 Dias’, existe para resolver esse problema e te contar o que fazer em Paris. Trata-se de um guia em PDF com 5 roteiros em Paris cobrindo as principais regiões da capital francesa e seus mais famosos pontos turísticos.
Cada roteiro possui um mapa com informações ao longo do trajeto. Contamos um pouco a história dos monumentos que você vai ver ao longo de cada percurso, mostramos os horários e dias de funcionamento. Ao longo do todos os trajetos indicamos também lojas interessantes, bistrôs e restaurantes. Você pode comprá-lo clicando aqui ou no botão abaixo.
Temos aqui no blog um artigo com um roteiro de 3 dias em Paris bem detalhado, clique aqui para acessar.
Não esqueça o SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
O que fazer em Paris: 18 atrações imperdíveis
Como disse a Betina Müller, Paris é infinita, inesgotável e inesquecível. O que visitar em Paris é o que não falta! A lista é interminável!
Mas, em uma primeira viagem a Paris você tem que ser realista e priorizar as principais atrações da Cidade Luz para que não tenha uma estafa no meio da viagem!
A lista abaixo engloba várias tipos de atração para uma primeira visita a Paris (aquelas que você TEM QUE conhecer). Tem um pouco de tudo: museu, monumento, praça, jardim, city tour, bairro, região, ponte e avenida.
No outros itens desse artigo, vamos sugerir mais opções de locais em cada umas dessas categorias para aqueles que já conhecem Paris ou que desejam sair do circuito turístico tradicional.
1) Torre Eiffel
A Torre Eiffel é o símbolo máximo de Paris e da França. O principal cartão postal da cidade. Justamente por ser o mais famoso ponto turístico de Paris (e do mundo!), não é nada fácil visitar a torre. As filas são longas, os ingressos antecipados se esgotam rapidamente, o controle de segurança é demorado.
Mas somente chegar perto da Torre Eiffel já é uma experiência impactante. Visite-a antes de escurecer e fique para vê-la se iluminando.
Ingressos:
Compre seus ingressos antecipadamente. Para isso, você tem 2 opções:
- A primeira é tentar comprar pelo site oficial da Torre Eiffel. Mas os ingressos vendidos no site oficial esgotam-se rapidamente.
- Se você não conseguir, uma alternativa é comprar pelo site Get Your Guide – custa um pouco mais caro, mas você tem acesso prioritário. Clique aqui para comprar.
2) Museu do Louvre + Jardim des Tuileries
O Louvre é o mais famoso, um dos maiores e mais visitados museus do mundo.
Visitar o Museu do Louvre pode não ser fácil, mas vale muito a pena — afinal, não é sempre que você tem chance de ver, debaixo de um único teto, algumas das principais obras-primas da humanidade que cobrem desde o Egito Antigo (2.800 AC) até cerca de 1850.
Para que você possa planejar a visita, preparamos um post exclusivo, com todas as dicas para você visitar o Louvre sem se estressar, clique aqui para ler.
Antes ou depois de visitar o Museu do Louvre, passeie pelo Jardim das Tulherias, que se encontra bem em frente ao museu. Projetado pelo famoso paisagista André le Notre, o Tulherias tem 23 hectares e é considerado por muitos o mais bonito jardim de Paris.
Além dos jardins à francesa, seu lindo carrossel e sua linda vista para a Torre Eiffel e o rio Sena, o Tulherias é um museu a céu aberto. Ao andar pelas alas do jardim, você passará por escultura de Rodin, Carpeaux, Max Ernst, Louise Bourgeois, Henry Moore, entre outros.
Clique aqui e leia nosso post completo sobre o Jardim das Tulherias.
Assista também ao nosso vídeo com dicas do que ver nesse lindo jardim, clique aqui.
Ingressos:
- A grande dica é: compre seu ingresso antecipadamente (use o código CONEXAOPARIS no site da Tiqets para ter 5% de desconto) e planeje sua visita!
Nosso guia em PDF:
Com o nosso guia em PDF O Essencial do Museu do Louvre, escrito pela arte-educadora Patricia Camargo, você vai passar por 18 obras-primas essenciais do museu e vai entender porque essas são algumas das principais obras da humanidade. Com linguagem fácil, o guia inclui: um circuito, indicado em um mapa, passando pelas 18 principais obras do Louvre; breve explicação sobre tudo que você precisa saber sobre cada uma das obras; informações práticas e curiosidade sobre o Museu do Louvre.
Preço do guia: 45 reais.
Visita guiada:
- Se quiser fazer uma visita guiada ao Museu do Louvre e descobrir todos os seus segredos, entre em contato com a Zilda, guia brasileiro em Paris, no email [email protected]
3) Arco do Triunfo e avenida Champs Élyséés
Construído no início do século 19 por Napoleão em homenagem às Forças Armadas Francesas, o Arco do Triunfo é um dos mais imponentes e famosos monumentos de Paris.
Do alto dos seus 50 metros, a vista de Paris é deslumbrante. O único porém: a subida é feita pelas escadas, e são 284 degraus!
O Arco se encontra no topo da avenida Champs Élysées, a mais famosa avenida de Paris. Antes ou depois de visitar o monumento, aproveite para passear pela Champs. Para ajudar você a organizar sua visita, clique aqui e assista ao nosso vídeo.
Clique aqui e leia nosso post super completo sobre a avenida Champs Élysées.
Ingressos:
- Compre aqui seu ingresso antecipado (use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto), para não enfrentar nem um minuto de fila no local.
Visita guiada:
- A guia e historiadora brasileira Roberta propõe uma visita guiada super interessante ao Arco do Triufo. Além de admirar as belas vistas de Paris do topo do Arco, você vai descobrir os segredos e curiosidades desse monumento emblemático da capital francesa. Escreva para ela no email [email protected]
4) Catedral de Notre Dame
Mesmo depois de ter sido parcialmente destruída no trágico incêndio, a Notre Dame de Paris não pode ficar de fora do seu roteiro.
Atualmente, a visita ao interior a às torres da igreja está fechada, mas você pode apreciar a sua linda fachada, que mede 70 metros de altura.
Repare na riqueza dos detalhes da fachada e na Rosácea, o vitral redondo que há sobre as portas que mede 13 metros de diâmetro. Iniciada em 1163, sua construção se estendeu por mais de dois séculos.
Clique aqui e leia nosso post super completo sobre a Catedral Notre Dame.
5) Cruzeiro pelo Rio Sena
Vale a pena fazer o passeio de barco pelo Rio Sena? Nós achamos que sim! Para quem está vindo a Paris pela primeira vez, esse é um passeio lindo, que vale a pena.
O tour sai do atracadouro que fica aos pés da Torre Eiffel e volta para o ponto de partida, não há paradas durante o trajeto.
Durante o passeio você vai passar em frente a alguns dos principais monumentos e pontos turísticos de Paris; vai ver a cidade de outro ângulo; vai poder ver a decoração das pontes mais de perto e também ver a vida se desenrolando às margens do Sena (pessoas passeando, namorando, lendo, correndo…).
O cruzeiro pelo Sena pode ser feito em qualquer época do ano (os barcos tem espaços abertos e fechados), tanto durante o dia quanto à noite, e está entre as melhores opções na hora de decidir o que fazer em Paris.
Use o código CONEXAOPARIS para obter 5% de desconto.
Existe a possibilidade de fazer o passeio de barco com almoço (clique aqui para saber mais informações) ou o passeio de barco com jantar (clique aqui para saber mais informações) mas o passeio simples já é suficiente.
6) Jardim de Luxemburgo
Situado perto do Panteão de Paris (item 14 da nossa lista), entre o Quartier Latin e Saint Germain, se encontra este lindo jardim super frequentado durante todo o ano pelos parisienses.
O Jardim Luxemburgo é ponto de encontro dos amigos nos meses quentes, local para a prática de esportes, para levar as crianças ou simplesmente para ler um livro.
Além de passear com calma pelos jardins à francesa (traçado regular e geométrico) e à inglesa (traçado irregular e orgânico), aproveite para descansar e observar a vida parisiense.
O Luxemburgo tem playground para as crianças, teatro de marionetes, quadras de tênis, mesas para jogar xadrez e um gramado especial para piqueniques.
Clique aqui e leia nosso post completo sobre o Jardim de Luxemburgo.
7) Montmartre e Basílica Sacré-Cœur
Montmartre é um dos bairros mais conhecidos de Paris e também aquele que mais encanta os turistas. Não é sem razão.
Montmartre são casinhas e ruelas bucólicas, pequenos bistrôs, pracinhas e artistas de rua. Não é essa a Paris romântica e charmosa dos sonhos?
Situada no alto de uma colina – a colina de Montmartre – a Basílica de Sacré-Coeur pode ser vista de vários pontos da cidade.
Construída entre 1875 e 1919, é o segundo monumento grátis mais visitado de Paris (o primeiro é/era a Catedral de Notre-Dame) — são 10 milhões de visitas ao ano.
Além de apreciar o interior da basílica, aproveite para curtir a vista da cidade.
Assista também ao nossos 2 vídeos com dicas do que visitar em Montmartre:
Visita guiada:
Se quiser fazer um passeio a pé guiado por Montmartre e descobrir todos os seus segredos, entre em contato com a Zilda, guia brasileiro em Paris, no email [email protected]
8) Saint Chapelle
Pertinho da Notre Dame, se encontra a Sainte-Chapelle, considerada por muitos a mais bonita igreja da França. Por estar escondida dentro do Palácio de Justiça da França, ela acaba passando despercebida por muitos turistas.
Seus vitrais monumentais, a grande atração desta capela, retratam 1.113 cenas da Bíblia, desde o livro do Gênesis até o Apocalipse. São 15 conjuntos de vitrais, com cerca de 15 metros de altura cada.
Clique aqui e leia nosso post super completo sobre a Sainte Chapelle com 2 vídeos lindos!
Ingressos:
- Como sempre, não deixe de comprar seus ingressos antecipados para ganhar tempo (use o código CONEXAOPARIS no site da Tiqets para ter 5% de desconto).
9) Place des Vosges
Essa é mais antiga praça planejada de Paris, construída em 1612. Um dos motivos que a faz tão bonita é a unidade arquitetônica dos prédios que a circundam: eles são idênticos, construídos com tijolos vermelhos e pedra.
Caminhe sob as arcadas desses prédios, onde há algumas lojas, galerias de arte, cafés e restaurantes. Tome um chocolate quente no Carette.
Se o tempo estiver bom, sente-se em um dos bancos da praça ou no gramado e observe a vida.
Se quiser fazer um passeio a pé guiado pelo bairro do Marais e descobrir todos os seus segredos, entre em contato com a Zilda, guia brasileiro em Paris, no email [email protected]
10) Museu Orsay
Depois do Louvre, o Museu d’Orsay é o segundo museu mais visitado de Paris.
Instalado em uma antiga estação ferroviária, inaugurada em 1900 às margens do Rio Sena, o prédio em si já vale a visita.
Apesar de acolher obras de vários movimentos artísticos, realizadas de 1848 a 1916, as grandes estrelas do Museu d’Orsay são os impressionistas.
A galeria dos impressionistas ocupa todo o 5° andar do prédio. Lá você verá obras-primas da história da arte mundial: o ‘Almoço sobre a relva’ de Manet; o ‘Baile do Moulin de la Gallette’, de Renoir; a série da catedral de Rouen, de Monet; entre centenas de outras.
Clique aqui e leia nosso post completo sobre o Museu d’Orsay em Paris.
Ingressos:
- Compre antecipadamente seus ingressos para evitar as imensas filas (use o código CONEXAOPARIS no site da Tiqets para ter 5% de desconto).
Visita guiada:
- Se quiser fazer uma visita guiada ao Museu d’Orsay e descobrir todos os seus segredos, entre em contato com a Zilda, guia brasileiro em Paris, no email [email protected]
11) Museu Carnavalet
O Museu Carnavalet é dedicado à história de Paris e dos seus habitantes. O museu ideal para os apaixonados pela cidade e sua história.
No seu acervo consta obras de arte, reconstruções de maravilhosas decorações de imóveis já destruídos, objetos e mobiliários que retraçam a vida quotidiana parisiense nos últimos séculos.
O Carnavalet é um dos muitos museus em Paris de acesso gratuito e vale muito a pena!
Clique aqui e leia nosso post sobre o Museu Carnavalet.
12) Galeries Lafayette
Como estamos na capital mundial da moda, não poderia faltar na nossa lista sobre o que fazer em Paris uma super loja de departamentos.
A Galeria Lafayette Paris Haussmann é a mais conhecida, icônica e histórica loja de departamentos de Paris. A beleza da arquitetura do prédio principal (Boulevard Haussmann, n°40) com sua imensa cúpula art nouveau que atrai, por si só, turistas franceses e internacionais.
Não podemos esquecer também do seu terraço de acesso gratuito no 8° andar de onde temos vistas lindas de Paris e seus famosos telhados.
As Galeries Lafayette são também a melhor dica para os turistas que desejam fazer compras. Lá você encontra, sob o mesmo teto, muitas opções de marcas dos mais variados estilos e preços.
Além disso, a loja oferece presentes aos leitores do Conexão Paris, clique aqui para saber mais e baixar os voucheres.
13) Opéra Garnier
A Opéra Garnier é o grande teatro de Paris. O prédio, em si mesmo, é um espetáculo à parte.
Recomendamos que você veja a programação e compre ingresso para assistir a um dos espetáculos em cartaz durante a sua estada em Paris.
Se não conseguir, não se desespere. Durante o dia, a Ópera está aberta aos turistas e é possível visitar o seu interior.
Clique aqui e leia nosso post super completo sobre a Opéra Garnier.
Assista também ao nosso vídeo sobre a Opéra Garnier, clique aqui.
Ingressos:
- Compre seus ingressos antecipadamente no site da Tiqets, use o código CONEXAOPARIS para ter 5% de desconto.
Visita guiada:
- Se quiser fazer uma visita guiada à Ópera Garnier e descobrir todos os seus segredos, entre em contato com a Zilda, guia brasileiro em Paris, no email [email protected]
14) Panteão
O Panteão de Paris foi concebido para ser a catedral dedicada à Santa Genoveva, a padroeira de Paris, mas, devido à Revolução Francesa, esse destino nunca se concretizou.
O prédio acabou virando uma necrópole, ou seja, nele se encontram guardados os restos mortais de algumas das maiores personalidades da França: Saint Exupéry, Marie Curie, Jean-Jacques Rousseau, Victor Hugo, Zola, André Malraux, Voltaire entre outros.
Mas é o edifício em si, sobretudo o seu interior, que faz do Panteão um dos pontos turísticos mais bonitos de Paris, não deixe de apreciar os quadros e afrescos que narram a vida de Santa Genoveva.
Na nave central está montado o Pêndulo de Foucault, experimento científico que prova o movimento de rotação da Terra.
Clique aqui e veja nossos 2 vídeos sobre o Panteão de Paris.
Ingressos:
- Compre seu ingresso antecipadamente (use o código CONEXAOPARIS no site da Tiqets para ter 5% de desconto)
15) Ponte Alexandre III
Não apenas a mais bonita ponte, a Alexandre III é também um dos mais bonitos pontos turísticos de Paris. Construída em 1900, a ponte foi um presente do tsar da Rússia Alexandre III aos franceses.
Considerada a ponte mais extravagante de Paris, é inteiramente ornamentada com esculturas de cavalos alados revestidas com folhas de ouro e querubins.
Além da beleza da construção em si, a ponte é o cenário ideal para fotografia com sua vista imbatível do rio Sena e da Torre Eiffel.
Dica especial: nos meses quentes, as margens do Sena próximas à ponte se tornam ponto de piquenique. Venha no fim do dia com sua baguete, seus queijos e vinho para assistir o sol se pondo atrás da ponte.
Clique aqui e leia nosso post sobre as mais bonitas pontes de Paris.
16) Jardim do Palais Royal
O Palais Royal, que fica ao lado do Museu do Louvre, é um antigo palácio que serviu de moradia à família real em diferentes momentos da história. Seu jardim é uma pérola oculta — desconhecido pelos turistas mas muito querido dos parisienses.
A entrada fica um pouco escondida, ao lado da Comédie Française. Primeiro, você verá a obra Les Colonnes, colunas pintadas com faixas brancas e pretas, do artista francês Daniel Buren. Junte-se às crianças e divirta-se neste grande espaço lúdico.
Em seguida, passeie pelo jardim, um oásis de tranquilidade do centro de Paris. E não deixe de namorar as vitrines das lojas instaladas nas sob as arcadas.
Clique aqui e leia nosso post completo sobre o Palais Royal de Paris.
17) Palácio de Versalhes
Residência dos últimos reis da França, símbolo de todos os excessos da corte, o Palácio de Versalhes impressiona em todos os sentidos: a perfeição geométrica dos seus jardins, a riqueza de detalhes da decoração, a dimensão do seu domínio….
Apesar do Palácio de Versalhes ser uma das principais atrações de Paris ele, na verdade, fica fora da cidade. Por isso, é preciso se planejar.
Ingressos:
- Compre seus ingressos antecipados e evite as imensas filas no local use o código CONEXAOPARIS no site da Tiqets para obter 5% de desconto.
- Algumas empresas oferecem pacote que inclui ingresso mais traslado de ida e volta em ônibus de excursão, clique aqui para saber mais e fazer sua reserva. Essa é uma opção prática, confortável e sem stress. Ideal para quem está viajando com crianças.
Visita guiada:
- Se quiser fazer uma visita guiada ao Castelo de Versalhes e descobrir todos os seus segredos sem perder tempo e sem se perder, entre em contato com a Zilda, guia brasileiro em Paris, no email [email protected]
18) Passeio de bicicleta à noite
Milhares de leitores do Conexão Paris já participaram desta incrível experiência que é pedalar pela Cidade Luz à noite, quando as ruas estão mais vazias e os monumentos estão iluminados.
Além dessa deliciosa aventura, o clímax do passeio é fazer um brinde de champanhe aos pés da Torre Eiffel, enquanto ela pisca por exatos 5 minutos!
Clique aqui para saber mais informações e fazer sua reserva.
O que fazer em Paris à noite
Clique aqui e leia nosso artigo específico sobre o que fazer em Paris a noite.
No artigo você vai encontrar muitas dicas do que fazer em Paris à noite: passeios, programas, eventos e baladas para todos os gostos e estilos.
O que fazer em Paris: os museus de Paris
A lista dos museus de Paris é imensa. Além daqueles que citamos acima — que consideramos os museus imperdíveis para uma primeira viagem a Paris — há centenas de outros. Mas você não precisa colocar todos na sua lista na hora de escolher o que fazer em Paris!
Abaixo, indicamos museus a serem conhecidos a partir da sua segunda viagem. E, em seguida, uma seleção de museus que as crianças adoram.
Todos os museus promovem, uma ou duas vezes por ano, exposições temporárias temáticas. Nossos artigos específicos sobre Paris em cada mês do ano (clique aqui para ler) trazem a lista das principais exposições temporárias.
Para saber mais sobre cada museu clique nos nomes e leia nossos artigos completos.
Principais museus parisienses para sua segunda viagem a Paris
Indicamos os museus abaixo para uma segunda viagem à Cidade Luz mas, se você adora museus, ao escolher o que fazer em Paris na sua primeira vez, coloque alguns dos citados a seguir na sua lista:
- Centro Pompidou (Centre Pompidou): arte moderna e contemporânea, de 1905 aos dias de hoje | Clique aqui e compre seu ingresso antecipado. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
- Museu Rodin (Musée Rodin): dedicado ao escultor francês Auguste Rodin. Seus jardins, também cheios de esculturas, são magníficos | Clique aqui e compre seu ingresso antecipado. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
- Museu Orangerie (Musée de l’Orangerie): obras que cobrem o período de 1860 aos anos 1930, impressionismo e pós-impressionismo europeus; mas a grande atração desse museu é a série de imensos painés ‘As Ninféias’ de Claude Monet que ocupam as paredes de 2 salas | Clique aqui e compre seu ingresso antecipado. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
- Fundação Louis Vuitton (Fondation Louis Vuitton): arte contemporânea e exposições temporárias variadas | Clique aqui e compre seu ingresso antecipado. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
- Museu do Quai Branly (Musée du Quai Branly): dedicado às antigas civilizações não-europeias (Oceania, Ásia, África e América) | Clique aqui e compre seu ingresso antecipado. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
- Museu Picasso (Musée Picasso): dedicado ao pintor espanhol Pablo Picasso | Clique aqui e compre seu ingresso antecipado. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
O que fazer em Paris com crianças: museus de Paris que as crianças adoram
Se você procura o que fazer em Paris com crianças, os museus citados abaixo são os preferidos dos enfants parisienses:
- Departamento Egípcio do Museu do Louvre, onde se encontram os objetos do cotidiano da civilização egípcia, assim como as famosas múmias e seus sarcófagos | Clique aqui e compre seu ingresso antecipado. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
- Museu das Forças Armadas, Invalides (Musée de l’Armée, Les Invalides). As crianças se interessam pelas armaduras, espadas e armas antigas usadas na Idade Média. Assim como pelos canhões usados nas guerras dos séculos passados. O museu possui também uma imensa coleção de soldadinhos de chumbo. A meninada adora! | Clique aqui e compre seu ingresso antecipado. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
- Museu das Artes e dos Ofícios (Musée des Arts et Métiers) e seus gadgets.
- E claro, as crianças adoram a Galeria de Paleontologia e Anatomia Comparada com seus esqueletos de animais pré-históricos | Clique aqui e compre seu ingresso antecipado. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
Conheça nosso guia Paris com Crianças, escrito por Adélia Lundberg com dicas do Conexão Paris, ele traz uma seleção do que fazer em Paris e seus arredores que irá encantar as crianças e facilitar a vida dos pais.
Compre ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa no Tiqets.
Use o código CONEXAOPARIS para obter 5% de desconto.
O que fazer em Paris: principais monumentos de Paris / principais pontos turísticos de Paris
Além dos monumentos citados na nossa lista inicial de 18 atrações imperdíveis em Paris, há dezenas de outros espalhados pela cidade.
Mas você não precisa colocar todos na sua lista na hora de escolher o que fazer em Paris!
- Catedral Notre Dame de Paris (infelizmente fechada para reformas até dezembro de 2024)
- Basílica do Sacré Cœur de Montmartre
- Torre Eiffel | Clique aqui e compre seu ingresso no site oficial. Caso eles já estejam esgotados compre aqui (um pouco mais caro).
- Arco do Triunfo | Clique aqui e compre seu ingresso antecipado. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
- Panteão | Clique aqui e compre seu ingresso antecipado. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
- Opéra Garnier | Clique aqui e compre seu ingresso antecipado. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
- Sainte Chapelle | Clique aqui e compre seu ingresso antecipado. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
- Conciergerie | Clique aqui e compre seu ingresso antecipado. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
- Catacumbas de Paris | Clique aqui e compre seu ingresso antecipado. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
O que fazer em Paris: principais praças de Paris / principais pontes de Paris
As principais praças de Paris são:
e algumas das pontes do Sena mais bonitas e famosas:
- Pont Neuf – apesar do nome (Ponte Nova) essa é a ponte mais antiga de Paris, a 1ª a ser feita de pedra
- Ponte Alexandre III – a ponte mais decorada e dourada de Paris
- Ponte Bir-Hakeim – a ponte dos filmes Inception e O Último Tango em Paris
- Pont des Arts – a antiga ponte dos namorados/cadeados
Não deixe de conhecê-los! Clique aqui e leia nosso artigo sobreos 25 principais pontos turísticos de Paris.
Compre ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa no Tiqets.
Use o código CONEXAOPARIS para obter 5% de desconto.
O que fazer em Paris: parques e jardins de Paris
O que seria de Paris sem os seus parques e jardins?! Os dois principais jardins da Cidade Luz são o Jardim des Tuileries e o Jardim Luxemburgo, ambos citados na nossa lista inicial de 18 atrações imperdíveis.
Se você gosta da natureza e de passear ao ar livre, na hora de decidir o que fazer em Paris, coloque na sua lista pelo menos mais um dos citados abaixo.
Outros jardins parisienses
- Jardin du Palais Royal. Um jardim cercado de arcadas nas quais se encontram vários lojas e cafés charmosos, fica pertinho do Museu do Louvre.
- Jardin des Plantes. Terceiro jardim parisiense, o Jardin de Plantes está no Quartier Latin. Além de belos jardins, ele possui também três museus que as crianças adoram:. o Museu de Paleontologia, a Galeria da Evolução e o Museu de Mineralogia.
- Parc des Buttes Chaumont. Fora do circuito turístico, situado no 19º arrondissement de Paris, o Buttes Chaumont é um dos maiores espaços verdes da cidade. Muito bonito, ele merece ser conhecido. Indicado para aqueles que conhecem bem a Paris histórica e querem viver a Paris dos parisienses.
- Parc de la Villette. Situado também no 19º arrondissement, este imenso parque possui áreas verdes e excelentes atrações. Aí se encontram, entre outros, a Filarmônica, o excelente Museu das Ciências e da Indústria, um espaço para exposições chamado La Grande Halle etc. Bom programa para as crianças!
DICA IMPORTANTE: o Jardin des Plantes e no Parc de la Villette existem muitas atividades para crianças, inclua um dos dois (ou ambos) no seu roteiro se estiver viajando com crianças, mesmo que seja sua primeira vez na cidade.
Parques mais afastados do centro histórico
Paris possui dois grandes bosques fora dos limites da cidade. A leste, o Bois de Vincennes e a oeste o Bois de Boulogne. Se você procura o que fazer em Paris com crianças, ambos são cheios de atividades infantis.
- Bois de Vincennes: na entrada do bosque temos o medieval Castelo de Vincennes aberto parcialmente ao público.
- Bois de Boulogne: é onde fica a Fundação Louis Vuitton, um dos principais espaços parisienses para exposições temporárias de prestígio. Neste bosque encontramos também um belíssimo jardim chamado Parc de Bagatelle e o Jardin d’Acclimatation, com seu parque de diversões que as crianças adoram. Ele merece ser conhecido.
O que fazer em Paris: regiões e bairros de Paris
Como dissemos no começo desse artigo, muitas vezes o que fazer em Paris se resume a simplesmente flanar pela cidade, suas regiões e bairros, apreciando a arquitetura e as pessoas.
Paris é dividida em 20 distritos (arrondissements) que não têm nome, apenas números – de 1 a 20. Leia nosso artigo Onde ficar em Paris: um guia completo dos melhores bairros e hoteis.
As regiões mais famosas de Paris, que merecem uma visita na sua 1ª viagem à Paris
Clique nos nomes das regiões para ler nosso artigos específicos sobre cada uma delas com dicas do que fazer, museus, monumentos, hotéis e restaurantes.
- Quartier Latin (fica no 5º arrondissement)
- Saint Germain (fica no 6º arrondissement)
- Marais (engloba o 3º e 4º arrondissements)
- Montmartre (fica no 18º arrondissement)
- Ilhas Cité e Saint Louis
- Margens do rio Sena
Outras regiões/bairros/arrondissements de Paris
Mas quase todos os arrondissements têm atrações que merecem ser vistas. Clique aqui e veja nosso infográfico detalhadado sobre o assunto.
Leia também nossas artigos especiais sobre alguns arrondissements e regiões menos turísticos:
- 2º arrondissement
- 11° arrondissement
- 13˚ arrondissement
- Montparnasse (14° arrondissement)
- 19° arrondissement e a região de Belleville
- 20° arrondissement.
Nosso guia Paris, 5 Roteiros em 4 Dias traz circuitos que você pode fazer a pé, passando pelas principais atrações da cidade, mas também por locais que apenas os parisienses frequentam.
O que fazer em Paris em 1 dia, 3 dias, 4 dias e 5 dias
Nós preparamos roteiros detalhados com o que fazer em Paris em 1, 3 , 4 e 5 dias:
O que fazer em Paris em cada mês do ano
Nós preparamos artigos específicos sobre o que fazer em Paris em cada um dos 12 meses do ano. Neles você vai encontrar dicas preciosas, sugestões inteligentes e informações úteis específicas para cada mês do ano em Paris, tais como:
- temperaturas
- o que trazer na mala
- o que fazer
- programas e eventos
- exposições temporárias
- concertos, espetáculos e balés
- comidas da estação
- programas com crianças
- passeios nos arredores de Paris
- corridas e muito mais!
Clique nos links no quadro abaixo para acessar o artigo específico de cada mês:
Paris em Janeiro | Paris em Fevereiro | Paris em Março | Paris em Abril |
Paris em Maio | Paris em Junho | Paris em Julho | Paris em Agosto |
Paris em Setembro | Paris em Outubro | Paris em Novembro | Paris em Dezembro |
O que fazer em Paris em cada estação do ano
Temos também artigos um pouco mais gerais que falam sobre o que fazer em Paris em cada estação do ano.
Paris no Inverno | Paris na Primavera | Paris no Verão | Paris no Outono |
Leia também
- Nosso guia ‘Paris, 5 Roteiros em 4 Dias’
- Ingressos para museus, monumentos e atrações com 5% de desconto
- Pontos turísticos de Paris: 25 atrações imperdíveis
- Museus de Paris: seleção dos mais famosos, específicos e secretos
- Museu do Louvre: tudo o que você precisa saber antes de ir
- Palácio de Versalhes: como chegar, o que ver, ingresso, mapa
- Disney Paris: vale a pena? Como e quando?
- Passeios e tours em Paris, nos arredores de Paris e pela França
- Onde ficar em Paris: guia completo melhores bairros e hoteis
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
61 Comentários
Pamela Cavallaro
Ameiii esse blog, salvando todas as dicas. Gostaria de saber se compensa ir em AGOSTO?!
Rodrigo Lavalle
Pamela, obrigado por nos acompanhar. Aqui no blog temos um artigo sobre Paris em agosto que responde essa sua pergunta, clique aqui para acessar o artigo.