A lei de julho 2008 tornou obrigatório o uso do triângulo de pré-sinalização, colocado a uma distancia 30 metros do carro, e o uso do gilet amarelo quando o motorista for sair do carro.
Em contradição com esta lei, as Sociedades das Autos Estradas da França não aconselham o uso do triângulo. Elas consideram que os condutores correm graves riscos quando fazem todas as manobras necessárias para a colocação do triângulo. Quando o condutor sai do carro e anda pela estrada ou pela faixa de emergência está arriscando ser atropelado pelos carros que circulam a 140 km/h.
Situação constrangedora para todos os condutores. O que fazer? De um lado a lei, com multas de 135 euros para os desobedientes, e de outro esta tomada de atitude destas sociedades. Porta vozes do governo tentam achar uma solução dizendo que a decisão deve ser tomada pelos condutores, em função do bom senso e de uma avaliação concreta da situação.
Acontece que quando um francês se encontrar nesta situação poderá argumentar com as autoridades, poderá se defender de não ter colocado o triângulo usando o argumento das Sociedades das Auto Estradas. Mas o turista que domina mal o francês, até ele explicar tudo, já foi multado.
Correr risco de ser atropelado ou de pagar uma multa? Você vai ter que escolher.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
5 Comentários
conexaoparis
Samu.
Claro que existe um sistema de socorro nas auto estradas, com telefones a cada não sei quantos metros.
Samu
Fiquei com uma dúvida.
Não existe serviço de socorro nas autoestradas?
Quanto ao francês, o turista poderia levar sempre consigo um manual com expressões mais usadas e, claro, colocar algo do tipo: meu pneu estourou/furou e preciso de segurança para trocá-lo ou de um reboque.
Se a “vítima” for uma mulher, bom, sempre aparece um cavalheiro gentil e generoso. Nós homens gostamos desse papel de super-herói que salva a donzela em perigo. Ao menos em meu caso, gosto de ser gentil. É muito gostoso receber um “obrigado” e um sorriso, ao final da ajuda.
Mas, sei sei … os tempos são outros e os gentis podem também sentir medo de serem atropelados ou assaltados.
Minhas dicas são: levem celular com roaming internacional, levem um manual com expressões mais usadas, do tipo pedido de ajuda mesmo. Antes de saírem de algum posto de gasolina, façam uma vistoria nos pneus, dando chutes leves mesmo. E, claro, um costume que precisa ser desenvolvido: uma paradinha sempre que possível, do tipo de meia em meia hora para verificar o estado do veículo e não ser pego de surpresa.
Abs.
Samu
conexaoparis
Sheila
É item obrigatório. Melhor verificar.
Sheila
Saberia dizer se o gilet é incluído no aluguel do carro, tipo item obrigatório ou temos que solicitar?
Maria das Graças
A correr o risco de ser atropelado prefiro pagar a multa. Aqui no Brasil ainda contamos com a chance de sermos assaltados.
No caso de um pneu furado, com medo de ser atropelada e assaltada, preferi destruir o pneu dirigindo até um posto de gasolina na Rodovia Pres. Dutra.