Existe uma armadilha que pode colocar os turistas em uma situação embaraçosa e cara: a cilada se encontra na rede do metrô e do RER de Paris e até mesmo os franceses caem nela.
Antigamente o metrô circulava pela zona número 1, o que quer dizer Paris, e o RER circulava entre Paris e a sua periferia (zonas 2 a 6 ). Com o tempo certas linhas do metrô foram desenvolvidas além do limite da cidade podendo atingir até a zona 3. Hoje, tanto o metrô quanto o RER circulam por Paris e pela periferia.
Isto cria a seguinte situação:
Se uma pessoa pegar, por exemplo, a linha de metrô número 1 para o bairro que se chama La Défense (que se encontra na zona 3 ), ela vai pagar 1.70 euros, o preço do ticket para a zona 1. Mesmo quando o metrô sai da zona 1 o valor do ticket continua sendo o desta zona.
Esta pessoa pode, também, ir ao La Défense pelo RER A. O ticket vai custar 2,65 euros pois não se trata mais de uma viagem de metrô, e sim de RER e o La Défense se encontra na zone 3.
Acontece que com o ticket de metro da zona 1 você pode pegar o RER. Além disso, em algumas estações, você consegue pegar tanto o metrô quanto o RER, como por exemplo na Gare du Nord, em Châtelet-Les Halles e na Porte Maillot, a última estação da zona 1. Mas é proibido ultrapassar o limite da zona 1, dentro do RER, com o ticket que custa 1.70 euros.
É aí que se encontra a cilada. Turistas e franceses não prestam atenção neste detalhe e pegam o RER A para o La Défense com o ticket da zona 1. Claro que na saída do metrô os controladores estão à espera dos infelizes.
Aproveito este artigo para lembrar a todos que o ticket do metrô deve ficar guardado em lugar seguro até o final da viagem. A qualquer momento as pessoas podem ser controladas e devem provar que compraram o ticket. Como moro na estação Chausée d’Antin, a estação das Galerias Lafayette, vejo todos os dias os fiscais multando os pobres turistas que jogaram fora o ticket logo após a catraca da entrada.
Leia também:
- Compre o passe do transporte online e mande entregar em seu hotel
- Qual passe vale mais a pena: Paris Visit, Navigo ou Carnet?
- Valores dos tickets do metrô em Paris.
- O passe de metrô em Paris que é válido por um dia
- Relato de um leitor que for multado no metrô
- As estações de metrô e RER Châtelet e Les Halles em Paris
- Acidentes no metrô de Paris
- Vale a pena pegar o metrô com malas?
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
470 Comentários
Patrícia Venturini
Lina, o que você pode me dizer da estação Châtelet? Ouvi dizer que há muitos batedores de carteira naquela região e fiquei preocupada, pois é a estação que utilizarei e algumas vezes voltarei tarde da noite (tipo 23:00).
Malu
Isadora, como disse a super Maria Lina, pode andar de metrô tanto tarde da noite como bem cedo. Quando fui fazer um passeio ao Vale do Loire tive que pegar o metrô às 6hs da manhã. Estava sozinha e morrendo de medo, corredores e trens vazios. Não tive nenhum problema. Também fui de metrô, toda bem vestida, assistir a um show e nada aconteceu.
O Paris Visit e o Paris Museum são excelentes para os turistas. Sem dúvida, o caro sai barato pela tranquilidade de ir e vir sem ter que enfrentar filas, não ser compreendida pela(o) bilheteira(o) e discutir com fiscais. Além de tudo é uma ótima recordação da viagem pois a capinha aonde ele vem inserido é linda.
conexaoparis
Maria Inês
O Paris Visit é um passe. Se for controlada você vai mostrar este passe. Ele abre as catracas e você guarda de novo o ticket, o Paris Visit.
conexaoparis
Fernanda
O Antonio Carlos te respondeu acima. Obrigada Antonio.
conexaoparis
Denise
Estou esperando informações de leitoras que fizeram o curso aqui. Mas conversei com uma amiga francesa, professora de francês, e ela me disse que os melhores são: Aliança Francesa e o Institut Catholique.
Não sei se estes organismos oferecem soluções para hospedagem.
conexaoparis
Patricia
Obrigada pelo alerta.
Michelle
Oi Gente!
Vou passar 3 meses em Paris e optei por estudar frances antes com aulas particulares dirigidas e deixar pra treinar lá. É claro que achei uma desculpa pra morar lá… fazer alguns cursos de arte… que me ajudarão a conhecer pessoas diferentes e treinar o frances. Pesquisei vários cursos de frances, mas segundo conversas com amigos que moraram lá, optei por isso, já que muitos falaram que os cursos são repletos de brasileiros… ou pior… chinenes e japoneses…o que torna o aprendizado mais lento. Já que o custo não é baixo, preferi investir aqui no brasil e flanar mais por lá!
Paula
Estou indo para Paris dia 22/09/09 e amei a dica do ticket, pois vou andar muito de metro por lá.
Vany
Querida Lina,
Primeiramente, como sempre, AMEI as licoes sobre o uso do metro, super pertinentes, obrigada! 🙂 Uma situacao me ocorreu no ano passado, e acho que so depois entendi… tomei um RER (C) no pe da Torre Eiffel rumo a Gare D`Austerlitz, para fazer uma conexao e tomar outro metro voltando para descer na Estacao Cardinal Lemoine. Usei o ticket da zona 1 normalmente. Porem, quando fui fazer a conexao para tomar outro metro e descer na Est. Cardinal Lemoine, o sistema cobrou um novo ticket… na hora fiquei enlouquecida, Lina, porque ja era quase 1h da madrugada, e ali pegaria o ultimo metro daquela madrugada… foi um sufoco. Sera que o sistema cobrou mais um novo ticket de metro, justo porque descarreguei o primeiro num RER?
Abracos, com carinho,
Vany.
Patrícia Venturini
Olá pessoal,
Vou contar uma cilada, mas é com a SNCF. Por duas vezes tentei comprar passagens de trem pelo site, Paris-Strasbourg-Paris, por duas vezes a transação não funcionou e por duas vezes eles debitaram uma parte do valor total do cartão de crédito. Estou sem os bilhetes e com 124 euros debitados em cartão. E aguardando ansiosamente pelo contato deles para ver como vão resolver essa situação! Já comprei pelo site deles várias vezes e nunca tive problemas antes, mas agora… E o que é pior, deixar para comprar na hora os bilhetes custa muito mais! Fica o meu alerta para quem está comprando passagens pelo site nesta época. Abraço