Existe uma armadilha que pode colocar os turistas em uma situação embaraçosa e cara: a cilada se encontra na rede do metrô e do RER de Paris e até mesmo os franceses caem nela.
Antigamente o metrô circulava pela zona número 1, o que quer dizer Paris, e o RER circulava entre Paris e a sua periferia (zonas 2 a 6 ). Com o tempo certas linhas do metrô foram desenvolvidas além do limite da cidade podendo atingir até a zona 3. Hoje, tanto o metrô quanto o RER circulam por Paris e pela periferia.
Isto cria a seguinte situação:
Se uma pessoa pegar, por exemplo, a linha de metrô número 1 para o bairro que se chama La Défense (que se encontra na zona 3 ), ela vai pagar 1.70 euros, o preço do ticket para a zona 1. Mesmo quando o metrô sai da zona 1 o valor do ticket continua sendo o desta zona.
Esta pessoa pode, também, ir ao La Défense pelo RER A. O ticket vai custar 2,65 euros pois não se trata mais de uma viagem de metrô, e sim de RER e o La Défense se encontra na zone 3.
Acontece que com o ticket de metro da zona 1 você pode pegar o RER. Além disso, em algumas estações, você consegue pegar tanto o metrô quanto o RER, como por exemplo na Gare du Nord, em Châtelet-Les Halles e na Porte Maillot, a última estação da zona 1. Mas é proibido ultrapassar o limite da zona 1, dentro do RER, com o ticket que custa 1.70 euros.
É aí que se encontra a cilada. Turistas e franceses não prestam atenção neste detalhe e pegam o RER A para o La Défense com o ticket da zona 1. Claro que na saída do metrô os controladores estão à espera dos infelizes.
Aproveito este artigo para lembrar a todos que o ticket do metrô deve ficar guardado em lugar seguro até o final da viagem. A qualquer momento as pessoas podem ser controladas e devem provar que compraram o ticket. Como moro na estação Chausée d’Antin, a estação das Galerias Lafayette, vejo todos os dias os fiscais multando os pobres turistas que jogaram fora o ticket logo após a catraca da entrada.
Leia também:
- Compre o passe do transporte online e mande entregar em seu hotel
- Qual passe vale mais a pena: Paris Visit, Navigo ou Carnet?
- Valores dos tickets do metrô em Paris.
- O passe de metrô em Paris que é válido por um dia
- Relato de um leitor que for multado no metrô
- As estações de metrô e RER Châtelet e Les Halles em Paris
- Acidentes no metrô de Paris
- Vale a pena pegar o metrô com malas?
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
470 Comentários
vanessa soares
Ola, chego em Paris dia01 de novembro no CDG e meu hotel e Na rua de Tivoli proximo ao hotel de Ville, que metro devo pegar Para chegar no meu destino?grata
Rodrigo Lavalle
Vanessa, não seria rue de Rivoli? No CDG pegue o trem RER B e desça na estação Châtelet – Les Halles, lá pegue o metrô linha 1 (sentido Château de Vincennes) e desça na estação Hôtel de Ville.
Abraços.
Tereza
Olá!! Também estou com viagem para Paris, gostaria de saber como chegar ao Hotel Timhotel Opera Madeleine de metrô saindo do aeroporto e se é seguro entrar com malas no metrô de Paris ou a melhor opção neste caso seria o taxi?
Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Tereza, o metrô é seguro. Você chega em qual aeroporto?
Abraços.
Amy
Olá, eu amo esse site. Ele é simplesmente DIVINO.
Fiquei com uma dúvida. Então de fato existe um linha de metrô 1 e uma linha RER que vai até La defense, é isso mesmo?
Eu pretendo ir até lá, consigo ir de, por exemplo, a Torre Eiffle até lá por uma linha simples de metro 1 sem precisar pegar o RER?
Obrigada
Rodrigo Lavalle
Amy, você consegue ir de qualquer ponto de Paris até La Défense de metrô. Não precisa pegar o RER. Na maioria dos casos você terá que fazer baldeação de uma outra linha de metrô até a linha 1 (que é a que chega em La Défense).
Abraços.
Guilherme Schoti
Olá! eu preciso de uma ajuda! vou me hospedar em um hotel próximo à estação Hôtel de Ville, preciso saber como chegar de metrô ou RER do aeroporto Orly até a estação Hôtel de Ville? desde já obrigado!!
Rodrigo Lavalle
Guilherme, em Orly pegue o trem automático Orlyval até a estação ‘Antony’, pegue então o trem RER B e vá até a estação ‘Châtelet – Les Halles’. Lá pegue o metrô linha 1 (sentido ‘Château de Vincennes’) e desça na estação ‘Hôtel de Ville’.
Abraços.
Alex
Olá, Vou pegar o RER desde o CDG e descer em alguma estação de metro que ainda não defini. Com o bilhete do RER eu posso fazer transbordo para o metro ou tenho que comprar outro para usar do metro ?? Os valores atuais dos bilhetes é de 9,75 Rer e 1,70 o do metro…confirma ?? Obrigado.
Rodrigo Lavalle
Alex, você pode fazer baldeação do RER para o metrô sem precisar comprar outro ticket. Os valores estão corretos.
Abraços.
HenriqueS
Usei o metrô em Paris uma única vez para nunca mais. Experiencia horrorosa. Labirintos escuros, lotados, mau cheirosos, mau frequentados,… Sempre que fui a Paris andei de ônibus. Muito mais simples, bonito, confortável, seguro e prático; além permitir ver a cidade, afinal era pra isso que eu ia a Paris.
Melissa
Estarei e Paris no início de julho e gostaria de saber se é possível comprar o Paris museum no aeroporto ou em outro local em Paris, ou só posso adquiri-lo online? Este passe dá direito a torre Eiffel? E os passeios de barco pelo Sena, conseguimos comprar nos hotéis? Kkkk muitas dúvidas. Obrigada pela ajuda.
Rodrigo Lavalle
Melissa, você diz o Museum Pass (http://www.parismuseumpass.com/) ou o Paris Pass (http://www.parispass.com/). O Museum Pass você consegue comprar no aeroporto sim, o Paris Pass só online. Nenhum deles dá direito à Torre Eiffel. Os passeios de barco pelo Sena você compra no site da empresa Bateaux Parisiens (considerada por nós a melhor): http://www.bateauxparisiens.com/croisieres-promenades-paris.html.
Abraços.
Luiza Castro
Xiii, muito complicado isso… Então com o ticket que vem junto do Paris Pass não dá pra ir pra Versailles, certo? Preciso comprar qual tipo de bilhete? Vou estar hospedada próximo aos Jardins de Luxemburgo e pretendo pegar o RER na estação próxima. Obrigada pelas ótimas dicas de sempre!
Rodrigo Lavalle
Luíza, para ir à Versailles compre o ticket específico em qualquer máquina nas estações de metrô. Exatamente onde você estará hospedada?
Abraços.
Luís Ricardo
Eu fui algumas vezes para Versalhes de RER C pagando 1,70 normalmente… Sorte minha não ter tido nenhum problema então! Nem sabia que o RER era mais caro!
nilza caruso
Todas as vezes que eu e meu marido vamos à Paris, usamos muito o metrô. A gente anda por todos os lados, acredito até que já conhecemos quase todas as estações. Nunca tivemos qualquer problema e nos encanta a educação dos parisienses. Voltamos de lá dia 2 de junho 2014. Amo Paris!