Existe uma armadilha que pode colocar os turistas em uma situação embaraçosa e cara: a cilada se encontra na rede do metrô e do RER de Paris e até mesmo os franceses caem nela.
Antigamente o metrô circulava pela zona número 1, o que quer dizer Paris, e o RER circulava entre Paris e a sua periferia (zonas 2 a 6 ). Com o tempo certas linhas do metrô foram desenvolvidas além do limite da cidade podendo atingir até a zona 3. Hoje, tanto o metrô quanto o RER circulam por Paris e pela periferia.
Isto cria a seguinte situação:
Se uma pessoa pegar, por exemplo, a linha de metrô número 1 para o bairro que se chama La Défense (que se encontra na zona 3 ), ela vai pagar 1.70 euros, o preço do ticket para a zona 1. Mesmo quando o metrô sai da zona 1 o valor do ticket continua sendo o desta zona.
Esta pessoa pode, também, ir ao La Défense pelo RER A. O ticket vai custar 2,65 euros pois não se trata mais de uma viagem de metrô, e sim de RER e o La Défense se encontra na zone 3.
Acontece que com o ticket de metro da zona 1 você pode pegar o RER. Além disso, em algumas estações, você consegue pegar tanto o metrô quanto o RER, como por exemplo na Gare du Nord, em Châtelet-Les Halles e na Porte Maillot, a última estação da zona 1. Mas é proibido ultrapassar o limite da zona 1, dentro do RER, com o ticket que custa 1.70 euros.
É aí que se encontra a cilada. Turistas e franceses não prestam atenção neste detalhe e pegam o RER A para o La Défense com o ticket da zona 1. Claro que na saída do metrô os controladores estão à espera dos infelizes.
Aproveito este artigo para lembrar a todos que o ticket do metrô deve ficar guardado em lugar seguro até o final da viagem. A qualquer momento as pessoas podem ser controladas e devem provar que compraram o ticket. Como moro na estação Chausée d’Antin, a estação das Galerias Lafayette, vejo todos os dias os fiscais multando os pobres turistas que jogaram fora o ticket logo após a catraca da entrada.
Leia também:
- Compre o passe do transporte online e mande entregar em seu hotel
- Qual passe vale mais a pena: Paris Visit, Navigo ou Carnet?
- Valores dos tickets do metrô em Paris.
- O passe de metrô em Paris que é válido por um dia
- Relato de um leitor que for multado no metrô
- As estações de metrô e RER Châtelet e Les Halles em Paris
- Acidentes no metrô de Paris
- Vale a pena pegar o metrô com malas?
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
470 Comentários
Consuelo
Olá Lina. Ótimas dicas, como sempre. Uma amiga querida e eu compramos 10 tickets. Ao passar a catraca jogamos o ticket utilizado na lixeira. Aí fomos paradas e tínhamos conosco somente os tickets novos. Argumentamos que não sabíamos… etc e tal. Ao final, levamos uma multa tipo 2 pagam por uma, com o devido recibo. Foi ruim, o bla, bla, bla nos atrasou e ainda ficamos com a sensação da bobeira e com o prejuízo real. Aprendemos, paciência. A partir do ocorrido, tickets sempre conosco. Abraço grande pra vc.
Andrezalrt
Eu e meu marido fomos abordados dentro do metrô por um fiscal pedindo os bilhetes, mas já tínhamos jogado fora. Só que não teve multa nem grosseria: simplesmente ouvimos a recomendação de, a partir de então, manter o bilhete conosco até o fim da viagem. Elegante e adorável. Ah, Paris! 😉
Lucas
DICA: evite O metro de Paris. Nunca vi metro mais bagunçado na Europa. Me fez lembrar o Brasil quando estive lá, e a única coisa que tu não quer é lembrar do Brasil na Europa né, gente? Pessoas pulando catraca TODA HORA, até pessoas de mais idade… incrível como uns ajudam os outros também. Os próprios funcionários do metro vêem e nada fazem, é normal já. Realmente decepcionante. Perto do metro de Londres, não tem comparação. Uma dica super válida é ter foto 3×4 quando chegar lá, assim, pode comprar por semana. Também é importante sempre comprar um passe de RER e outro de Metro mesmo que tu não use eles no momento. O motivo: há estações que tu sai do metro e a partir dali só tem RER e para comprar ticket só saindo da plataforma, assim tu economiza tempo e evita problemas. Ah, e a melhor dica EVER: levem 1,50 euros em moedas e comprem os bolinhos madeleine que vendem no metro <3
Diógenes Rodrigues de Holanda Neto
Muito boa as dicas!! Estarei em PAris dia 24 de junho (daqui a 13 dias) e irei passar um ANO letivo na Université Paris Descartes, chegarei no aeroporto CDG e gostaria de saber a forma mais barata pra chegar no 22 Square de Clignancourt
18th arr. – Montmartre
Paris, 75018, França (HOTEL), teria como eu fazer no próprio aeroporto um plano anual de transporte publico? qual seria a forma mais em conta tanto pra chegar no hotel como circular um ano em Paris?
Rodrigo Lavalle
Diógenes, no CDG pegue o trem RER B e desça na Gare du Nord. Lá pegue o metrô linha 4 (sentido Porte de Clignancourt) e desça na estação Marcadet – Poissonniers. Depois ande 5 minutos até a Square de Clignancourt.
Para fazer o plano anual (que dá 1 mês de desconto) você precisa ter conta em um banco francês pois o débito mensal é feito automaticamente na sua conta. Você pode fazer o cartão Navigo e a cada mês recarregá-lo nas máquinas existentes em qualquer estação de metrô. Com ele você pode usar metrô, ônibus e RER (dentro de Paris) quantas vezes quiser.
Abraços.
SANDRA LEITE
Percebemos tb que os bilhete avulsos do metro são mais em conta se você faz apenas um passeio por dia do que o Navigo
.
Rodrigo Lavalle
Sandra, com certeza. O Navigo é para quem usa o metrô com frequência.
Abraços.
SANDRA LEITE
Meu marido é idoso e pensou que o bilhete de tarifa reduzida tb era para idoso. Fomos abordados pelos guardas e tivemos que pagar 33 euros de multa, pois no metro da França não há tarifa reduzida para idoso.
Rodrigo Lavalle
Sandra, em Paris as tarifas são reduzidas para as crianças entre 4 e 10 anos. A partir de 11 anos todos pagam as mesmas tarifas.
Abraços.
carlos
Aconteceu comigo e minha esposa, pegamos o metro no trocadero para saltarmos na bastilha…assim que fizemos fomos logo abordados por policiais pedindo o ticket e prontamente apresentamos, sem problemas e nos deixaram ir tranquilamente…
Daniele
Oi Lina e Rodrigo
Em primeiro lugar: obrigada pela imensa ajuda que vocês nos dão!
Vou viajar com meu noivo e gostaria de saber se o Paris Visite é um cartão pessoal ou podemos comprar um e usarmos juntos? Como funciona a fiscalização neste caso?
Obrigada!!
Rodrigo Lavalle
Daniele, o Paris Visite é um cartão pessoal no qual cada um deve escrever o nome completo, a data de início e de término da utilização.
Abraços.
Argelia Ruiz
Boa tarde, vou para paris 20/07 (domingo) e fico até 02/08, somos 2 pesssoas, estamos hospedadas em um apart. no boulevard Richard Lenoir, o que seria mais interessante para comprar: o navigo decouverte, o paris pass ou o museu pass + carne 10? Estamos planejando também alguns passeios em Cidades próximas utilizando trem e ônibus, nesse caso teríamos que comprar separado? Obrigada, abraços.
Rodrigo Lavalle
Argelia, você vai ficar 14 dias em Paris. Os passes para museus e monumentos são válidos para, no máximo, 6 dias. Vale a pena comprá-los se você pretende visitar muitos museus/monumentos mas isso terá que ser feito em um período de 6 dias consecutivos. Eu não acho que o Paris Pass valha a pena, prefiro o Museum Pass.
Com relação ao passe de transporte eu aconselho o Navigo Découverte (traga uma foto para colar no cartão) com recarga semanal para o período do dia 21 ao dia 27 de julho e depois o passe Paris Visite 5 Jours (dias) para o período do dia 28/07 ao dia 01/08.
Quais cidades próximas vocês pretendem visitar?
Abraços.
Cristiany
Olá ! Estou amando as dicas de vocês e montando minha viagem com elas. Ainda não estou dominando a questão do transporte e o que como são divididas as “zonas” do metrô. Vi que Paris é dividida em 20 arrondissements, mas na compra dos bilhetes vocês falam em zona 3, Disney 5, Versalhes 4. Vocês poderiam esclarecer para mim ou me indicar um local onde consigo essa informação. Eu, por exemplo, ficarei hospedada em Bastille, ou seja, no 11 ème, como sei em qual região estou?
Desde já agradeço.
Parabéns pelo site !
Rodrigo Lavalle
Cristiany, a cidade de Paris, que é dividida nos 20 arrondissements é a zona 1. A partir dela, em anéis, vão acontecendo as outras zonas: 2, 3, 4 e 5. Quando você compra um bilhete comum de metrô (o mais barato) você pode usá-lo no metrô até a estação final de cada linha mesmo que ele seja em outra zona. O aeroporto de Orly e Versailles ficam na zona 4; Disney e aeroporto CDG ficam na zona 5.
Leia esse site: http://around-the-world.awardspace.co.uk/blog/dicas/arrondissement_zonas.php.
Abraços.