Existe uma armadilha que pode colocar os turistas em uma situação embaraçosa e cara: a cilada se encontra na rede do metrô e do RER de Paris e até mesmo os franceses caem nela.
Antigamente o metrô circulava pela zona número 1, o que quer dizer Paris, e o RER circulava entre Paris e a sua periferia (zonas 2 a 6 ). Com o tempo certas linhas do metrô foram desenvolvidas além do limite da cidade podendo atingir até a zona 3. Hoje, tanto o metrô quanto o RER circulam por Paris e pela periferia.
Isto cria a seguinte situação:
Se uma pessoa pegar, por exemplo, a linha de metrô número 1 para o bairro que se chama La Défense (que se encontra na zona 3 ), ela vai pagar 1.70 euros, o preço do ticket para a zona 1. Mesmo quando o metrô sai da zona 1 o valor do ticket continua sendo o desta zona.
Esta pessoa pode, também, ir ao La Défense pelo RER A. O ticket vai custar 2,65 euros pois não se trata mais de uma viagem de metrô, e sim de RER e o La Défense se encontra na zone 3.
Acontece que com o ticket de metro da zona 1 você pode pegar o RER. Além disso, em algumas estações, você consegue pegar tanto o metrô quanto o RER, como por exemplo na Gare du Nord, em Châtelet-Les Halles e na Porte Maillot, a última estação da zona 1. Mas é proibido ultrapassar o limite da zona 1, dentro do RER, com o ticket que custa 1.70 euros.
É aí que se encontra a cilada. Turistas e franceses não prestam atenção neste detalhe e pegam o RER A para o La Défense com o ticket da zona 1. Claro que na saída do metrô os controladores estão à espera dos infelizes.
Aproveito este artigo para lembrar a todos que o ticket do metrô deve ficar guardado em lugar seguro até o final da viagem. A qualquer momento as pessoas podem ser controladas e devem provar que compraram o ticket. Como moro na estação Chausée d’Antin, a estação das Galerias Lafayette, vejo todos os dias os fiscais multando os pobres turistas que jogaram fora o ticket logo após a catraca da entrada.
Leia também:
- Compre o passe do transporte online e mande entregar em seu hotel
- Qual passe vale mais a pena: Paris Visit, Navigo ou Carnet?
- Valores dos tickets do metrô em Paris.
- O passe de metrô em Paris que é válido por um dia
- Relato de um leitor que for multado no metrô
- As estações de metrô e RER Châtelet e Les Halles em Paris
- Acidentes no metrô de Paris
- Vale a pena pegar o metrô com malas?
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
470 Comentários
Beth
Claudia
O ticket de metrô é para usar na cidade, O taxi até o aeroporto de Orly é mais barato do que até o CDG. Saint Honoré – Orly: 35€. em média.
CLAUDIA KHOURI
Ok, entao comprarei passagens avulsas para Guiverny e Versailles.
Mas a zona 1/3 compreende o que?? Posso andar de metro para qualquer lugar com o carnet e com o pais/visit?
Obrigada
Ah, comprei seu guia..demora para chegar??
conexaoparis
Claudia
Você pode andar para todos os lugares onde o metro for.
Mesmo que ele saia de Paris.
O guia chega rapido. Eles estão em Belo Horizonte.
CLAUDIA KHOURI
Oi Lina, estarei em Paris de 08 às 16 de outubro; estive lendo sobre metro e trens e gostaria que vc me ajudasse com essas duvidas:
1. farei o roteiro sugerido aqui no blog de 4 dias a pe, visitarei Guiverny e Versailles – para me locomover devo comprar passe do metro (carnet com 10 pasagens) ou o Paris Visite??
2. no dia 16 terei de estar no aeroporto (Orly) às 3 da manhã; é seguro usar metro e trem a essa hora ou devo pegar umataxi? Qto custa uma viagem de taxi de meu hotel (Paris St Honore – rue de Pentievre) ate o aeroporto?
Obrigada
conexaoparis
Claudia
O metro para de funcionar de madrugada. Terá que pegar táxi. Por causa do horário será mais caro. Normalmente custa 55 euros. Será um pouco mais caro.
Para Giverny terá que comprar passagem avulsa. Os passes do metro não funcionam neste caso.
Eu acho melhor comprar carnet e a passagem de Versailles avulsa. Se for caminhar muito a pé, esta é a melhor solução. Senão compre Versailles avulso e o paris/visit para zona 1/3. Mais barato.
Maria das Graças
Estou em Paris para uma temporada de um mes e já se passaram 15 dias. Segui o conselho da Lina e só estou viajando de ônibus. É facilimo ir e voltar de qualquer ponto da cidade. E voce vai vendo a cidade e se situando. E estou comprando na estação de metro proxima aqui de casa os 10 tikets que custam 11,60 euros. Na própria estação pega-se um mapa que tem o mapa dos onibus, metro e trem (RER). Ontem pequei outro pois o meu já estava rasgado de tanto usa´-lo e para minha surpresa ele está menor e por isso muito mais facil de usar e com um papel mais grosso. Com um tiket voce pode viajar na mesma direção trocando de ônibus até chegar ao seu destino no prazo de 1:30h.
Beth
Rosinaldo
Crianças pagam ou não entrada em Museus. Depende da idade, do Museu, dia da semana, etc. Sem falar nas eventuais greves dos funcionários dos museu, quando eles abrem as portas gratuitamente. Já aconteceu comigo, risos.
Rosinaldo Fonseca
Obrigado, Beth, também.
Rosinaldo Fonseca
Obrigado, Lina.
Acabei de ver sua resposta em outro tópico do blog.
Como você disse que as exibições permanentes são bem melhores que as temporárias, acho que vou comprar mesmo o Museum Pass para evitar as filas.
Mas ainda restou uma dúvida (outra rsrsrs):
O Museum Pass faz com que evitemos as filas, mas é pago. Tudo bem até aí. E no caso de meus dois filhos de 10 e 12 anos? Eles a princípio não pagariam para visitar o Louvre, mas será que ao entrarem comigo e com a minha esposa usando os nossos Museum Passes eles terão que ter os próprios Museum Passes deles ? E se não tiverem serão barrados e teremos que enfrentar a fila ?
Muito obrigado de novo.
conexaoparis
Rosinaldo
Seus filhos não pagam no Louvre somente na sexta feira a partir das 18 horas. Senão pagam meia entrada.
Olhe no site do museum pass se eles vendem pass para menores, com preços para menores.
Beth
Rosinaldo
As melhores exposições temporárias são no Grand Palis e no Petit Palais.
Rosinaldo Fonseca
Muito obrigado pelas respostas, Lina.
Mas ainda restou uma dúvida:
Acessei o site oficial aqui: http://en.parismuseumpass.com/rub-the-pass-please-note-21.htm
Nessa página exatamente é dito que as exibições temporárias não estão incluídas.
A perda é grande ? Há, por exemplo, no Louvre algum item na exibição temporária de julho/2010 que é imperdível ?
Muitíssimo obrigado.
conexaoparis
Rosinaldo
Como te disse a perda não é grande. O acervo dos museus é mais importante que as exposições temporárias.
ANABRASIL
meu amigos…acabei de chegar de uma temporada em PARIS. Alerta!!!!! chegadas e partidas pela tam , mudaram para o terminal 1, ou melhor para o inferno rsrsr. Eu que já sou rato de PARIS, lhes confesso ,que tive dificuldades. continuo aconselhando o onibus da air france para chegar ou sair do aeroporto… o trem ficou muito mais complicado .
conexaoparis
Obrigada Ana.