Existe uma armadilha que pode colocar os turistas em uma situação embaraçosa e cara: a cilada se encontra na rede do metrô e do RER de Paris e até mesmo os franceses caem nela.
Antigamente o metrô circulava pela zona número 1, o que quer dizer Paris, e o RER circulava entre Paris e a sua periferia (zonas 2 a 6 ). Com o tempo certas linhas do metrô foram desenvolvidas além do limite da cidade podendo atingir até a zona 3. Hoje, tanto o metrô quanto o RER circulam por Paris e pela periferia.
Isto cria a seguinte situação:
Se uma pessoa pegar, por exemplo, a linha de metrô número 1 para o bairro que se chama La Défense (que se encontra na zona 3 ), ela vai pagar 1.70 euros, o preço do ticket para a zona 1. Mesmo quando o metrô sai da zona 1 o valor do ticket continua sendo o desta zona.
Esta pessoa pode, também, ir ao La Défense pelo RER A. O ticket vai custar 2,65 euros pois não se trata mais de uma viagem de metrô, e sim de RER e o La Défense se encontra na zone 3.
Acontece que com o ticket de metro da zona 1 você pode pegar o RER. Além disso, em algumas estações, você consegue pegar tanto o metrô quanto o RER, como por exemplo na Gare du Nord, em Châtelet-Les Halles e na Porte Maillot, a última estação da zona 1. Mas é proibido ultrapassar o limite da zona 1, dentro do RER, com o ticket que custa 1.70 euros.
É aí que se encontra a cilada. Turistas e franceses não prestam atenção neste detalhe e pegam o RER A para o La Défense com o ticket da zona 1. Claro que na saída do metrô os controladores estão à espera dos infelizes.
Aproveito este artigo para lembrar a todos que o ticket do metrô deve ficar guardado em lugar seguro até o final da viagem. A qualquer momento as pessoas podem ser controladas e devem provar que compraram o ticket. Como moro na estação Chausée d’Antin, a estação das Galerias Lafayette, vejo todos os dias os fiscais multando os pobres turistas que jogaram fora o ticket logo após a catraca da entrada.
Leia também:
- Compre o passe do transporte online e mande entregar em seu hotel
- Qual passe vale mais a pena: Paris Visit, Navigo ou Carnet?
- Valores dos tickets do metrô em Paris.
- O passe de metrô em Paris que é válido por um dia
- Relato de um leitor que for multado no metrô
- As estações de metrô e RER Châtelet e Les Halles em Paris
- Acidentes no metrô de Paris
- Vale a pena pegar o metrô com malas?
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
470 Comentários
Karina
Ih, Gabriela, estranho que tenha dado problema qd tentou validar o ticket “virgem” no RER e n conseguiu. Acredito que aí tenha sido algum problema na máquina, pq, por tudo que eu li, ele permite pegar um RER sem antes ter pego metrô, sim. Minha dúvida é só se ele permite validar o mesmo ticket no metrô DEPOIS de ter validado no RER, e pelo que vc disse parece que sim.
A outra leitora, de quem roubei a dúvida, expunha exatamente o problema inverso do seu. Ela tentou validar no metrô, depois do RER, e n conseguiu, teve que pegar um ticket novo.
No site do RATP eles dizem:
“Metro/RER and RER/RER connections within Paris are allowed. In this situation you should validate the original t+ ticket again.”
Não sei se essa ordem única Metro/RER é proposital, já que minha dúvida é se pode ser RER/Metrô.
Enfim… na pior das hipóteses, vou passar e ele vai travar, daí valido outro.
Mas muito obrigada. Qq ajuda é bem-vinda! Nem que seja para vermos que n somos os únicos perdidos rsrs
GABRIELA P
Karina, não sei se ajudo muito… mas, me lembro que quando cheguei em Paris voltanto de Barcelona peguei comprei o bilhete para o RER. Recebi um ticket+, validei ele no RER e depois quando ia fazer a baldeação na gare du nord me lembro vagamente que alguma coisa deu errado… acho que tentei passar um novo ticket, sem estar utilizado, e ele não passou… então peguei o ticket usado, validado no RER para ver se dava, e funcionou!
nunca tinha parado pra pensar na sua dúvida… mas achei que tinha que passar um novo ticket, pq era uma nova roleta e qdo tentei e não passou bateu o desespero…. tinha acabado de chegar em Paris…
Karina
Bom, gente…
Desde que conheci o blog tenho visitado frequentemente e, como muuuuuitos, já obtive dicas preciosas daqui.
Como agora tenho percebido uma presença constante dos “pitaqueiros”, vou aproveitar um pouquinho =))
O fato é que outro dia me surgiu uma dúvida a partir do questionamento de uma leitora. Questionamento antigo, aliás, mas que ficou sem resposta. E acabei ficando com a pulga atrás da orelha tb.
Se eu validar o ticket+ primeiro no RER, ele depois não pode ser utilizado no metrô? só posso usar o mesmo ticket se primeiro validar no metrô? e mesmo assim, por exemplo… se eu validar no metrô, depois no RER, vou poder voltar a utilizá-lo no metrô?
Pesquisei no site da RATP, de cabo a rabo, mas lá não fica claro. Só diz que se eu migrar do metrô para o RER preciso validá-lo novamente.
Agradeço se puderem me informar.
conexaoparis
Karina
Se comprar um ticket no aeroporto para Paris e na Gare du Nord precisar de conexão com o metro, tem que validar o mesmo ticket de novo.
Mas se comprar um ticket no metro e quiser conexão com RER para sair da zona 1 terá que comprar outro ticket.
Natyelle
Lina,
tá chegando o dia da minha viagem e ainda estou com dúvida sobre como posso chegar em Orly para pegar meu vôo de volta, saída prevista para 7:20 da manhã, táxi é a melhor opção?Quanto deve custar um táxi da Place de Clichy para Orly?Que horas o metrô começa a funcionar?Ainda tentei marcar com “David ,seu amigo em Paris” mais ele não tem disponibilidade.Por favor ,me dê uma dica!Abraço!
conexaoparis
Natyelle
Terá que estar no aeroporto às 5.20h.
Melhor pegar um táxi.
Contrate um taxi normal no site que se chama G7 ou um brasileiro. Indico vários na categoria taxi chofer brasileiro.
Peça a eles um orçamento. Fora dos horários habituais é mais caro.
Roberta
Muito obrigada pela sua ajuda
Beatriz CPS
Obrigado mais uma vez!! Suas dicas têm sido fantásticas.
Beatriz CPS
Oi Lina,
Parabéns pelo aniversário do blog. Eu vou fazer um curso em Paris em Junho e acompanho diariamente as novidades da cidade luz.
Queria uma ajuda sua com relação ao transporte. Vou ficar hospedada em um flat perto da Opera Garnier e vou precisar ir até o aeroporto de Orly. Você saberia me dizer qual seria o melhor método de chegar lá? Se puder me ajudar, te agradeço…meu marido irá participar do L’Etape du Tour nos Pirineus e precisamos decidir se compramos as passagens pelo CHG ou Orly. Obrigado e Bjs
conexaoparis
Beatriz
O acesso do CDG a Opera é muito fácil. Direto do o Roissybus. O ponto final do ônibus deste aeroporto é ao lado da Opera Garnier.
Já para Orly fica mais complicado.
Roberta
Obrigada pela resposta.
Irei com o meu marido, pretendemos andar nos pontos turisticos usando o metro esse é o melhor tipo de bilhete???
Esse tipo de bilhete que vc me indicou da pra usar varias vezes durante um dia inteiro?
conexaoparis
Roberta
Se for andar muito a pé compre um carnet com 10 tickets de metro. Esta solução é a mais barata para quem pega metro somente duas vezez/dia.
Um ticket por pessoa por viagem.
Natyelle Santos
Por favor alguém pode me ajudar!!! Minhas dúvidas já estão registradas aí em cima…snif!!
Roberta
Olá Lina.
Primeiramente gostaria de agradecer por esse site muito bem informativo.
Em Setembro irei passar a minha Lua de Mel em Paris (minha primeira vez) :).
Gostaria de saber se o metro é muito perigoso, principalmente a noite? Ficarei em um hotel bem proximo a linha 6 do metro ( saint-jacques ). Qual o tipo de bilhete mais adequado para essa linha?
Obrigada
Roberta – SP-Brasil
conexaoparis
Roberta
O metro é relativamente seguro. Claro que uma mulher sozinha tarde da noite em linhas que saem de Paris, a situação muda.
Esta estação é tranquila e a linha também.
O bilhete não é em função da linha.
Se for andar muito a pé e pegar metro duas vezes por dia compre um carnet de 10 tickets, è a solução mais barata.