Existe uma armadilha que pode colocar os turistas em uma situação embaraçosa e cara: a cilada se encontra na rede do metrô e do RER de Paris e até mesmo os franceses caem nela.
Antigamente o metrô circulava pela zona número 1, o que quer dizer Paris, e o RER circulava entre Paris e a sua periferia (zonas 2 a 6 ). Com o tempo certas linhas do metrô foram desenvolvidas além do limite da cidade podendo atingir até a zona 3. Hoje, tanto o metrô quanto o RER circulam por Paris e pela periferia.
Isto cria a seguinte situação:
Se uma pessoa pegar, por exemplo, a linha de metrô número 1 para o bairro que se chama La Défense (que se encontra na zona 3 ), ela vai pagar 1.70 euros, o preço do ticket para a zona 1. Mesmo quando o metrô sai da zona 1 o valor do ticket continua sendo o desta zona.
Esta pessoa pode, também, ir ao La Défense pelo RER A. O ticket vai custar 2,65 euros pois não se trata mais de uma viagem de metrô, e sim de RER e o La Défense se encontra na zone 3.
Acontece que com o ticket de metro da zona 1 você pode pegar o RER. Além disso, em algumas estações, você consegue pegar tanto o metrô quanto o RER, como por exemplo na Gare du Nord, em Châtelet-Les Halles e na Porte Maillot, a última estação da zona 1. Mas é proibido ultrapassar o limite da zona 1, dentro do RER, com o ticket que custa 1.70 euros.
É aí que se encontra a cilada. Turistas e franceses não prestam atenção neste detalhe e pegam o RER A para o La Défense com o ticket da zona 1. Claro que na saída do metrô os controladores estão à espera dos infelizes.
Aproveito este artigo para lembrar a todos que o ticket do metrô deve ficar guardado em lugar seguro até o final da viagem. A qualquer momento as pessoas podem ser controladas e devem provar que compraram o ticket. Como moro na estação Chausée d’Antin, a estação das Galerias Lafayette, vejo todos os dias os fiscais multando os pobres turistas que jogaram fora o ticket logo após a catraca da entrada.
Leia também:
- Compre o passe do transporte online e mande entregar em seu hotel
- Qual passe vale mais a pena: Paris Visit, Navigo ou Carnet?
- Valores dos tickets do metrô em Paris.
- O passe de metrô em Paris que é válido por um dia
- Relato de um leitor que for multado no metrô
- As estações de metrô e RER Châtelet e Les Halles em Paris
- Acidentes no metrô de Paris
- Vale a pena pegar o metrô com malas?
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
470 Comentários
Izair
Lina, para você, qual a melhor forma de se chegar à estação Correntin Cariou (que fica próxima do meu hotel ibis la vilette) tendo como ponto de partida o aeroporto Charles de Gaulle?
conexaoparis
Erika
O carnet são 10 tikets separados. Ele custa em torno de 12 euros. O Museum Pass não inclui o metro.
http://www.parismuseumpass.com/rub-le-pass-tarif-20.htm
Erika Rodrigues
Lina ,
como funciona aquele talao com 10 tickets?Quanto custa? Estou pensando em comprar o Pass Museum que já vem incluido o metro mas nao tenho ideia de quanto custa o metro ou esse talao…..
Bjos
conexaoparis
Isabella
Pegue no CDG o trem RER e desça na Gare du Nord. Lá pegue linha 5 do metro e desça em Jaurès.
Isabella
Lina, para você, qual a melhor forma de se chegar à estação Jaurès (que fica na rua do meu hotel) tendo como ponto de partida o aeroporto Charles de Gaulle? Este ônibus da Air France que vocês comentaram anteriormente, também sai do Charles de Gaulle e vai a alguma Gare (du Nord ou de L’Est)?
conexaoparis
Debora
Tem que fazer as contas. Um ticket para Versailles custa 3 euros.
Para o aeroporto 9 euros.
Para andar somente em Paris, do seu hotel para os outros bairros compre zonas 1/3.
Debora
Oi Lina!
A diferença de preços do Paris Visit (5dias) entre as áreas 1-3 e 1-6 é de mais de 20E. Vou ficar hospedada no Ibis La Villete (entre Crimée e Corentin Cariou). Estou meio perdida em relação às áreas de abrangência dos tikets e se vale mais a pena comprar o 1-3 ou 1-6. pretendo visitar paris e Versalhes e vou chegar pelo CDG.
o que vc acha???
muito obrigada
conexaoparis
Fernanda
Te aconselho pegar o ônibus da Air France (todos podem pegar) e descer no ponto final Montparnasse. Lá acabe de chegar de táxi. Com malas o metro não é confortável.
conexaoparis
Michelli
Todas as passagens de metro e de trem devem ser validadas.
Dentro de Paris, zona 1, você pode andar de metro ou ônibus sem problemas. Pode trocar de linha de metro milhões de vezes, com um ticket, desde que não saia dos limites das conexões. Somente ultrapassamos estes limites quando nos dirigimos para as saídas da estação.
Michelli
Oi, Lina!
Fiquei um pouco tensa com os posts sobre o metro (rsrs). Algumas dúvidas: para andar dentro de Paris, ou seja, Torre Eiffel, Arco do Triunfo, Notre Dame, Montmartre e as Gares (Saint Lazare, Monparnasse e etc) devo comprar os tickets para a zona 1? Para um trecho em que tenho que trocar de linha umas tres vezes para chegar ao destino, utilizo apenas um ticket (1.60 euros)? É verdade que terei que validar o ticket de metro também ou apenas as passagens de trem? E, finalmente, todas as passagens de trem deverão ser validadas ou apenas as de TGV?
Mais uma vez muito obrigada.
Michelli