Existe uma armadilha que pode colocar os turistas em uma situação embaraçosa e cara: a cilada se encontra na rede do metrô e do RER de Paris e até mesmo os franceses caem nela.
Antigamente o metrô circulava pela zona número 1, o que quer dizer Paris, e o RER circulava entre Paris e a sua periferia (zonas 2 a 6 ). Com o tempo certas linhas do metrô foram desenvolvidas além do limite da cidade podendo atingir até a zona 3. Hoje, tanto o metrô quanto o RER circulam por Paris e pela periferia.
Isto cria a seguinte situação:
Se uma pessoa pegar, por exemplo, a linha de metrô número 1 para o bairro que se chama La Défense (que se encontra na zona 3 ), ela vai pagar 1.70 euros, o preço do ticket para a zona 1. Mesmo quando o metrô sai da zona 1 o valor do ticket continua sendo o desta zona.
Esta pessoa pode, também, ir ao La Défense pelo RER A. O ticket vai custar 2,65 euros pois não se trata mais de uma viagem de metrô, e sim de RER e o La Défense se encontra na zone 3.
Acontece que com o ticket de metro da zona 1 você pode pegar o RER. Além disso, em algumas estações, você consegue pegar tanto o metrô quanto o RER, como por exemplo na Gare du Nord, em Châtelet-Les Halles e na Porte Maillot, a última estação da zona 1. Mas é proibido ultrapassar o limite da zona 1, dentro do RER, com o ticket que custa 1.70 euros.
É aí que se encontra a cilada. Turistas e franceses não prestam atenção neste detalhe e pegam o RER A para o La Défense com o ticket da zona 1. Claro que na saída do metrô os controladores estão à espera dos infelizes.
Aproveito este artigo para lembrar a todos que o ticket do metrô deve ficar guardado em lugar seguro até o final da viagem. A qualquer momento as pessoas podem ser controladas e devem provar que compraram o ticket. Como moro na estação Chausée d’Antin, a estação das Galerias Lafayette, vejo todos os dias os fiscais multando os pobres turistas que jogaram fora o ticket logo após a catraca da entrada.
Leia também:
- Compre o passe do transporte online e mande entregar em seu hotel
- Qual passe vale mais a pena: Paris Visit, Navigo ou Carnet?
- Valores dos tickets do metrô em Paris.
- O passe de metrô em Paris que é válido por um dia
- Relato de um leitor que for multado no metrô
- As estações de metrô e RER Châtelet e Les Halles em Paris
- Acidentes no metrô de Paris
- Vale a pena pegar o metrô com malas?
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
470 Comentários
Laerte
Lina,
Muitíssimo obrigado. Você me ajudou a tomar a decisão e me sinto mais confortável.
Aproveitando e abusando: sabemos que os franceses adoram falar o francês, mas é comum encontrar parisienses (motoristas de taxi, fiscais de metro etc) que falam inglês?
Mais uma vez, muito obrigado.
conexaoparis
Laerte
Não faça isto.
Fique hospedado em Paris. Depois ficará dependendo do RER para suas idas e vindas hotel Paris. Não é perigoso pegar metro com malas. É desconfortável. Mas várias pessoas fazem isto.
O táxi Paris/Orly custa 30 euros.
Laerte
Pelos comentarios, andar com mals no Metro ou RER é uma fria. Diante disso estou pensando em ficar em um hotel perto do aeroporto de Orly (em athis mons). Esse bairro é servido por metro ou RER? Há vantagem em utilizar essa opção? ou seria melhor pegar um taxi Aeroporto Orly x Centro (Opera)? Sabe quanto fica o taxi (somos em 4 pessoas)? É muito arriscado andar com as malas de RER ou metro, não pelo desconforto mas pelo perigo de roubo?
Eva
Lina, muito obrigada!
conexaoparis
Eva
O RER começa a ficar sinistro em torno das 22.00h.
Tanto a ida como a volta são idênticas.
Tem o Roissybus que para na Opera Garnier. Aí você pega metro linha 7 e desce em Châtelet. Pega linha 11 e desce em Rambuteau.
Eva
Desculpe a pingadinha de perguntas. Há um ônibus que faz esse trajeto, não? Se sim, de onde sai em Paris até CDG? Obrigada.
Eva
Em tempo: para ir do aeroporto CDG até Rambuteau também devo pegar o RER B? Obrigada e um abraço.
Eva
Lina, li uma resposta sua em algum lugar no site que você desaconselha o RER no final do dia, seria perigoso e dá medo. É assim? Obrigada.
conexaoparis
Eva
O melhor meio é pegar um táxi.
O mais barato é pegar metrô em Rambuteau até Châtelet, andar pelos tuneis do metrô até Châtelet Les Halles e pegar o RER B para o aeroporto.
Eva
Lina, por favor, qual o melhor meio de ir do centro (Rambuteau) até o aeroporto Charles de Gaulle? Meu vôo é às 23:30.
Obrigada.