O que siginifica um vinho ser “Cru” ou “Grand Cru”? Qual é a diferença entre “Cru” e “Grand Cru”? Marina Giuberti, sommelière brasileira e dona da loja Divvino Paris, responde.
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
O que é um vinho Grand Cru?
Ao nos depararmos com uma garrafa de vinho cujo rótulo diz “Grand Cru” ou ao estarmos em uma região vinífera e escutarmos “c’est un cru!” – é um cru! – temos as seguintes dúvidas: O que é um vinho Grand Cru?
“Cru” significa um vinho de boa qualidade e reputação.
Os vinhos Grand Cru são sempre provenientes dos melhores terroirs. Terroir tem origem na terra e significa um conjunto de fatores bem complexos, como o tipo de solo, a latitude e longitude, a pluviometria e quantidade de sol anual, as tradições vinícolas da região etc.
Os Grand Cru são vinhos excepcionais, para ocasiões especiais. Os preços, óbvio, acompanham a qualidade e a fama.
Bordeaux: início da classificação
A primeira vez que ocorreu uma classificação Grand Cru foi em 1855 pela ocasião da exposição universal no Grand Palais, em Paris. O imperador Napoleão III solicitou a um dos seus ministros a classificação da região do Médoc e Sauternes, em Bordeaux.
Esta foi a primeira vez que alguém pensou em classificar uma região vinícola, facilitando assim a escolha e mostrando aos consumidores quais eram os melhores vinhos e confirmando mais uma vez a liderança francesa quando o assunto é qualidade em matéria de enologia.
Os primeiros grand cru do Médoc são: Château Lafite Rothschild, Château Latour, Château Margaux, Château Mouton Rothschild e Château Haut-Brion.
Região de Médoc, em Bordeaux (foto:
)A classificação dos vinhos de Saint-Émilion por sua vez só foi feita 100 anos depois em 1955 e classifica a AOC Saint-Émilion Grand Cru (a AOC Saint-Émilion não tem classificação nesse sentido).
A revisão dessas classificações também é muito importante, em Saint-Émilion, por exemplo, houve uma convenção que determinou a revisão a cada 10 anos, entretanto a decisão não foi respeitada e a revisão ocorreu nos anos de: 1959, 1969, 1986, 1996, 2006 e 2012.
Alguns grand cru dessa região: Château Ausone e Château Cheval Blanc.
Não esqueça o SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França. Clique aqui e compare preços no site Seguros Promo. Ganhe 5% de desconto com o código CONEXAO5 |
Borgonha, Alsácia, Champagne, Vale du Rhône
Já os Grand Cru da Borgonha encontram-se somente em 10 cidades nas sub-regiões de Côte de Nuits, Côte de Beaune e Chablis e apenas 33 AOC possuem o privilégio de portar a menção Grand Cru, determinados pelo INAO em 1932 – Instituto Nacional de Apelação de Origem.
Alguns grand cru dessa região: Chambertin, Clos-de-Vougeot, Clos-des-Lambrays, Musigny, Romanée-Conti e Corton-Charlemagne.
Dois Grand Cru da Borgonha (Côte d’Or): tinto Charmes Chambertin (Côte de Nuits) e branco Corton-Charlemagne (Côte de Beaune)
Existem 51 terroirs classificados Grand Cru na Alsácia. E a região oferece excelentes custos benefícios.
Vinhos Grand Cru da Alsácia
Em Champagne existem 17 communes classificadas Grand Cru. Na foto o hors concours Selosse, que fica em Avize, e o biodinâmico Beaufort, em Ambonnay.
Champanhes Grand Cru
No Vale du Rhône não existe classificação Grand Cru, mas se existisse, com certeza apelações nobres como Cornas e Chateauneuf du Pape seriam classificadas.
Cornas e Chateauneuf du Pape, vinhos nobres do Vale du Rhône
Compre aqui INGRESSOS ANTECIPADOS de museus, monumentos, atrações e passeios. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% DE DESCONTO |
Curso vinhos Grand Cru
Como os “Grand Cru” são sempre os melhores vinhos das regiões mais renomadas, a cave/loja Divvino Paris homenageia esses vinhos de extrema qualidade com o curso de vinhos “Grand Cru”.
Criado há anos atrás, esse curso apresenta uma seleção especial de “crus” para a degustação e análise sensorial, compartilhando assim todo conteúdo e segredos por trás dessas garrafas de vinhos. E explicando descomplicadamente, que vinho se aprende bebendo, e que nem sempre o melhor rótulo, entrega o melhor vinho. Assim como acontece com os seres humanos, a beleza pode ser mais intrínseca. Santé !
Leia nosso artigo sobre a cave Divvino Paris e a sommelière brasileira Marina Giuberti.
Informações práticas
🍷 DIVVINO MARAIS
📍 16 Rue Elzevir, 75003 Paris
☎️ +33 09 83 74 25 04
🕦 Aberta todos os dias a partir do meio-dia
Ⓜ️ Metrô linha 1, estação Saint Paul OU linha 8, estação Chemin Vert
🍷 DIVVINO CHARONNE
📍 163 Bd Voltaire, 75011 Paris
☎️ +33 09 83 05 27 46
🕦 Aberta todos os dias a partir do meio-dia
Ⓜ️ Metrô linha 9, estação Charonne
Site: www.divvino.com
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
4 Comentários
Tomasio
Fiz o curso Grand Cru do Divvino, aprendi muito sobre a geografia francesa, a cultura e a harmonização, e no fim ainda levei vinhos ótimos com o tax free. Recomendo, obrigado Conexao Paris por essa dica
Rodrigo Lavalle
Tomasio, obrigado pelo retorno. Sim, a gente aprende muito nos cursos/degustações do Divvino, ministrados pela Marina Giuberti.