Post atualizado em 2015
O Quartier Latin não é um bairro de Paris mas uma vasta região que engloba o bairro número 5 e uma parte do 6. Aí temos uma concentração de universidades e de escolas. Na idade média, o ensino era ministrado em latim, daí o apelido. O ponto central é a Sorbonne, no boulevard Saint Michel. Mas temos também a Universidade Paris VII – onde defendi minha tese de doutorado – a Universidade Paris Assas e a Biblioteca Sainte Geneviève. O bairro conta também com dois dos melhores e mais tradicionais liceus de Paris, Henri IV e Louis Le Grand.
Do ponto de vista geográfico, o termo Quartier Latin invade uma parte do sexto arrondissement, um dos bairros mais caros e elitistas da cidade. Aqui já estamos em pleno Saint Germain, mas muitas pessoas e publicações consideram que é ainda o Quartier Latin. Em termos de mercado imobiliário, um apartamento em volta do Jardin du Luxembourg, no boulevard Raspail, na rue d’Assas, em Saint Sulpice ou na pequena praça da rue Fürstemberg custa uma fortuna. O comércio desta região é sofisticado, lojas excelentes, hotéis de charme como o famoso L’Hôtel ou o mais simples Millésime Hôtel, um encantador 3 estrelas na rue Jacob.
Ao atravessar o boulevard Saint Michel para entrar no quinto arrondissement, as referências mudam e aí estamos realmente no Quartier Latin: região mais jovem, mais simples, mais barata e muito simpática. A visita do Panthéon é muito interessante e a rue Mouffetard é divertida (leia aqui). O Jardin des Plantes é uma excelente opção para um programa o dia inteiro com seus museus, seu zoo e seus jardins. No Quartier Latin temos temos muitos hotéis 2 ou 3 estrelas concentrados na rue des Écoles e em torno da rue Monge. Os estudantes encontram nesta área boas opções de restaurantes e baladas. Leia aqui.
E é no Quartier Latin que se encontra a turística e engraçada rua La Huchette. Leia aqui.
O apogeu da fama do Quartier Latin foi em torno dos anos 1967/1968 graças à efervescência intelectual e aos movimentos liderados por estudantes que mais tarde ficaram conhecidos como Geração 68. Hoje, ele não é mais o bairro que concentra as grandes novidades, mas continua sendo agradável e um dos destino turísticos do mundo inteiro.
Paris é toda interessante. Os lugares sofisticados e caros são só diferentes dos populares e mais baratos. A Goutte d’Or, o bairro africano de Paris é interessantíssimo e um dos mais inusitados.
Millésime hôtel: 15 rue Jacob 75006 Paris – www.millesimehotel.com
Leia também:
Conheça os apartamentos para alugar no Quartier Latin da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
255 Comentários
Maria Tereza Frota
Oi,
Lina
Vou fazer meu “début” em Paris em comemoração de meus 50 anos- um tanto tardio – , mas Paris está em minha coração e imaginação desde sempre. Vou guiada pelos dois Guias Conexão Paris, sendo que estendi os quatro dias para nove. Tenho certezaa que estarei em boa companhia. Merci pela idéia dos guias
Um abraço
Maria Tereza Frota
Fortaleza – CE
conexaoparis
Maria Tereza
Aproveite bem e qualquer dúvida estamos aqui.
Cláudia
Beth, Jorge e Renata, muito obrigada pela ajuda. Um grande abraço!
Renata
Claudia, reservei para Outubro o Europe Saint Severin. Escolhi principalmente por causa dos comentários de brasileiros no http://www.booking.com. Boa viagem !
jorge fortunato
CLAUDIA
Ja fiquei hospedado no Hotel de Suez várias vezes e só posso dizer que é muito bem localizado, o pessoal é simpático, quartos confortáveis. O Hotel de Suez é padrão 2 estrelas, simples e bem prático. Nem caro, nem barato. E nunca encontrei roedores quando passei por lá…fique tranquila et bon voyage!
Beth
Claudia
Aqui no Blog tem dois leitores comentaristas que já se hospedaram várias vezes no Hotel de Suez: a Adriana Pessoa e o Jorge Fortunato.
Eles gostam muito do hotel.
Abs.
Claudia
Por favor quem me ajuda?!
Irei a Paris por apenas 2 dias em setembro e pesquisei exaustivamente os hoteis. Vi boas referencias sobre o De Suez nesse blog e estou por decidir entre ele e o Europe Saint Severin. Qual a melhor alternativa? Fiquei preocupada com algumas fotos de vestigios de roedores no De Suez no tripadvisore… Obrigada!!!
Madá
Fatima, já faz muito tempo que eu fiquei no Pavillon-Bastille, nao sei como está. Para uma primeira viagem, acho melhor o Quartier Latin, Marais ou St Germain. O Holliday-Inn St Germain foi todo reformado. Tem ar condicionado, algo importante em agosto. Eu ja gostava muito dele, deve estar ainda melhor. Acho a localizacao muito boa, mas é na fronteira de St Germain com Montparnasse.
O Ibis-Cambrone eu nao conheco, mas sei de muita gente que gosta devido à relação preço/qualidade. Fica lotado de brasileiros e com sorte vc pega um quarto alto com vista para a torre Eiffel.
Fátima
Olá Lina, Boa noite!
Desculpa insistir em perguntas sobre hotel, mas estou bastante insegura na escolha…
Madá comentou sobre o hotel Le Pavillon Bastille (65, rue de Lyon, 12. Bercy – Gare de Lyon, 75012 Paris) e Cláudia comentou sobre o Des Grandes Ecoles (quartier Latin).
Ouvi falar no Holiday in saint germain , Opera bastille, Hotel Turenne Le Marais..dentre outros!
Qual destes vc indicaria?
O Pavillon seria indicado?
Mais uma vez, obrigada pela atenção!
Abraço
conexaoparis
Fátima
A Madá te deu uma resposta bem completa.
Fátima
Olá Beth, tudo bem?!
A escolha do hotel nesta área foi pela vista da Torre Eifel!!!
Qual bairro indicaria para uma viajante de primeira viagem em Paris?
Já ouvi Quartier Latin, Sain German, Marais, Opera ou algum outro?
Abraço e obrigada pela atenção!
conexaoparis
Fátima
Melhor ficar em bairros mais centrais. Por isso indicamos sempre o Quartier Latin, Marais, Saint Germain, Opera Garnier, Louvre.
Beth
Fátima
Melhor ir para o Quartier Latin.
O 75015 é meio fora de mão…