Post atualizado em 2015
O Quartier Latin não é um bairro de Paris mas uma vasta região que engloba o bairro número 5 e uma parte do 6. Aí temos uma concentração de universidades e de escolas. Na idade média, o ensino era ministrado em latim, daí o apelido. O ponto central é a Sorbonne, no boulevard Saint Michel. Mas temos também a Universidade Paris VII – onde defendi minha tese de doutorado – a Universidade Paris Assas e a Biblioteca Sainte Geneviève. O bairro conta também com dois dos melhores e mais tradicionais liceus de Paris, Henri IV e Louis Le Grand.
Do ponto de vista geográfico, o termo Quartier Latin invade uma parte do sexto arrondissement, um dos bairros mais caros e elitistas da cidade. Aqui já estamos em pleno Saint Germain, mas muitas pessoas e publicações consideram que é ainda o Quartier Latin. Em termos de mercado imobiliário, um apartamento em volta do Jardin du Luxembourg, no boulevard Raspail, na rue d’Assas, em Saint Sulpice ou na pequena praça da rue Fürstemberg custa uma fortuna. O comércio desta região é sofisticado, lojas excelentes, hotéis de charme como o famoso L’Hôtel ou o mais simples Millésime Hôtel, um encantador 3 estrelas na rue Jacob.
Ao atravessar o boulevard Saint Michel para entrar no quinto arrondissement, as referências mudam e aí estamos realmente no Quartier Latin: região mais jovem, mais simples, mais barata e muito simpática. A visita do Panthéon é muito interessante e a rue Mouffetard é divertida (leia aqui). O Jardin des Plantes é uma excelente opção para um programa o dia inteiro com seus museus, seu zoo e seus jardins. No Quartier Latin temos temos muitos hotéis 2 ou 3 estrelas concentrados na rue des Écoles e em torno da rue Monge. Os estudantes encontram nesta área boas opções de restaurantes e baladas. Leia aqui.
E é no Quartier Latin que se encontra a turística e engraçada rua La Huchette. Leia aqui.
O apogeu da fama do Quartier Latin foi em torno dos anos 1967/1968 graças à efervescência intelectual e aos movimentos liderados por estudantes que mais tarde ficaram conhecidos como Geração 68. Hoje, ele não é mais o bairro que concentra as grandes novidades, mas continua sendo agradável e um dos destino turísticos do mundo inteiro.
Paris é toda interessante. Os lugares sofisticados e caros são só diferentes dos populares e mais baratos. A Goutte d’Or, o bairro africano de Paris é interessantíssimo e um dos mais inusitados.
Millésime hôtel: 15 rue Jacob 75006 Paris – www.millesimehotel.com
Leia também:
Conheça os apartamentos para alugar no Quartier Latin da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
255 Comentários
Fátima
Olá Lina!! Parabéns pelo blog….estou adorando conhecer Paris antes da viagem!
Irei à paris no dia 11 de agosto. Passaremos 7 dias! Pelo que percebi, seria melhor ir em Setembro???
Como não tinha nenhuma dica de hotel, escolhi o Ibis por ter boas experiências nesta rede de hoteis tanto no Brasil quanto em outros países latinos. Escolhemos o Ibis Tour eiffel Cambrone (2, rue Cambronne, 75015 – PARIS).
Saberia dizer se foi uma boa escolha? Esse bairro tem boas opções de cafés, restaurantes? Poderemos caminhar pelas ruas com facilidade?
Caso negativo, o Quartier Latin seria a melhor opção?
Acho que ainda há tempo de mudar de hotel!
Gostaria de fazer o passeio Paris-Londres via trem… é uma boa opção?
Estou cheia de perguntas e super animada com a viagem.
Obrigada pela atenção!
Abraços!!!
conexaoparis
Fátima
A localização do ibis Cambronne é boa. Bairro residencial, metro por perto. Ele está um pouco afastado do centro turístico. O Quartier Latin é mais central e melhor para começar o dia a pé. Se ficar em Cambronne terá que pegar metro todos os dias.
Joana
Lina,
Qual é o metro mais próximo da melhor zona de Quartier Latin, sem ser necessário caminhar muito?
Há algum mal em andar com uma mala de viagens em Paris? No dia em que volto só tenho avião à noite, por isso durante o dia terei de me acompanhar pela minha mala de viagem que é bem pequena e confortável. Neste dia quero passear pela Torre Eiffel, Quatier Latin e Montparnasse, há perigo?
Obrigada, mais o uma vez o seu blog tem sido bastante útil! 😉
conexaoparis
Joana
Pode caminhar com sua mala pelas ruas. Não tem perigo.
Para conhecer o quartier latin desça em Odeon ou Cluny la Sorbonne. Sua o boulevard Saint Michel, veja a Sorbonne, entre no jardin do Luxembourg, suba a rue Soufllot até o Pantheon.
FABI
GENTE ESTOU PLANEJANDO UMA VIAGEM A PARIS MAIS AO FINAL DESTE ANO, OUTUBRO TALVEZ! E LEIO SEMPRE AS DICAS DAQUI! OBRIGADA MENINAS, ESTA SENDO DE ÓTIMA AJUDA, MAS AINDA TENHO UM MEDINHO, POIS NÃO FALO NADA DE FRANCÊS E NEM MINHA COLEGA…. BEIJINHOS A TODAS
LU
Olá,
vou a Paris em semtembro e ficarei no Hotel California Saint Germain, na Rue de Ecoles (reservado por uma agêcia, por insistência do marido que não confia no booking.com…).
Pedi essa região na agência, pois de de pesquisar muito aqui, achei, justamente, que uma parea bem turística seria ideal para a primeira viagem! Já andei dali até vários pontos pelo Street View e acho que a escolha do bairro foi excelente, por enquanto (quanto ao hotel, falo na volta… rsrs)
Anderson
Ficar hospedado num apto na rue Saint Honoré, 100m do Louvre, é melhor que no Quartier Latin???
Obrigado.
Anderson-Rib.Preto-SP
conexaoparis
Anderson
Eu pessalmente acho muito melhor. Está área é mais contemporânea. Mais interessante.
ticiana
OI LINA PARABÉNS PELO BLOG!
VAMOS PRA PARIS EM SETEMBRO GOSTARIA DE TE PEDIR SE EXISTE ONIBUS OU METRO DO ORLY PARA Hôtel Kyriad Paris 13 – italie gobelins
5 Rue Véronèse
75013 Paris, France
AGUARDO!
OBRIGADA E UM ABRAÇO
conexaoparis
Ticiana
Um taxi vai custar em torno de 35 euros.
Senão pegue o Orlybus e desça no ponto final. Lá pegue linha 6 e desça na place d’Italie. Olhe no google maps a distância entre a praça e seu hotel. Acho que são 2 quadras.
Beth
Beatrice
Eu acho que Saint Germain é o que há de bom! Minha netinha também gostou muito de lá, risos. Dá uma olhada na coluna ao lado, Lina recomenda vários hotéis gostosos. Tem o hotel “do” Eymard. o Bela Ami, tem o hotel “da” Adriana e “do” Jorge, o Suez. Eu sempre passo em frente ao Madison, super bem localizado.
Abs.
Beatrice
Beth querida!
Estava pensando em Saint Germain o que você acha? Acompanho o blog diaramente e sei que você conheeeeeeccceeee muito Paris, inclusive esteve com sua neta não?! Adoraria receber algumas sugestões de lugar, bem como, de hotel (gostoso mas não luxuoso). Você tem dicas ótimas! Um beijo
Beth
Beatrice
Aquela região durante a noite é meio deserta mesmo…
Onde vc está pensando em se hospedar desta vez?
Beatrice
Beth
Estivemos em julho em Paris com uma filha de 8 anos, ficamos hospedados na rue des Mathurins no hotel des Mathurins e nas proximidades do hotel não haviam muitas opções de cafés e boulangeries, iamos muito ao café de la Paix e Café Cappucine que não ficava muito próximo e costummávamos comprar baguete e queijo no Paul (que achamos inclusive o atendimento péssimo)! Como iremos voltar em breve para Paris, gostaria dessa vez ficar num local onde possamos encontrar boas boulangerie, pois muitas vezes minha filha não quer sair para jantar e nada como uma boa baguete, queijo e um bom vinho!
Muito obrigada e um abraço