Post atualizado em 2015
O Quartier Latin não é um bairro de Paris mas uma vasta região que engloba o bairro número 5 e uma parte do 6. Aí temos uma concentração de universidades e de escolas. Na idade média, o ensino era ministrado em latim, daí o apelido. O ponto central é a Sorbonne, no boulevard Saint Michel. Mas temos também a Universidade Paris VII – onde defendi minha tese de doutorado – a Universidade Paris Assas e a Biblioteca Sainte Geneviève. O bairro conta também com dois dos melhores e mais tradicionais liceus de Paris, Henri IV e Louis Le Grand.
Do ponto de vista geográfico, o termo Quartier Latin invade uma parte do sexto arrondissement, um dos bairros mais caros e elitistas da cidade. Aqui já estamos em pleno Saint Germain, mas muitas pessoas e publicações consideram que é ainda o Quartier Latin. Em termos de mercado imobiliário, um apartamento em volta do Jardin du Luxembourg, no boulevard Raspail, na rue d’Assas, em Saint Sulpice ou na pequena praça da rue Fürstemberg custa uma fortuna. O comércio desta região é sofisticado, lojas excelentes, hotéis de charme como o famoso L’Hôtel ou o mais simples Millésime Hôtel, um encantador 3 estrelas na rue Jacob.
Ao atravessar o boulevard Saint Michel para entrar no quinto arrondissement, as referências mudam e aí estamos realmente no Quartier Latin: região mais jovem, mais simples, mais barata e muito simpática. A visita do Panthéon é muito interessante e a rue Mouffetard é divertida (leia aqui). O Jardin des Plantes é uma excelente opção para um programa o dia inteiro com seus museus, seu zoo e seus jardins. No Quartier Latin temos temos muitos hotéis 2 ou 3 estrelas concentrados na rue des Écoles e em torno da rue Monge. Os estudantes encontram nesta área boas opções de restaurantes e baladas. Leia aqui.
E é no Quartier Latin que se encontra a turística e engraçada rua La Huchette. Leia aqui.
O apogeu da fama do Quartier Latin foi em torno dos anos 1967/1968 graças à efervescência intelectual e aos movimentos liderados por estudantes que mais tarde ficaram conhecidos como Geração 68. Hoje, ele não é mais o bairro que concentra as grandes novidades, mas continua sendo agradável e um dos destino turísticos do mundo inteiro.
Paris é toda interessante. Os lugares sofisticados e caros são só diferentes dos populares e mais baratos. A Goutte d’Or, o bairro africano de Paris é interessantíssimo e um dos mais inusitados.
Millésime hôtel: 15 rue Jacob 75006 Paris – www.millesimehotel.com
Leia também:
Conheça os apartamentos para alugar no Quartier Latin da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
255 Comentários
Cris
Olá Maria Lia, estou indo pela segunda vez à paris e gostaria de umas dicas de lugares legais para dançar, principalmente salsa…ou que tenhas outros ritmos tb…tenho procurado bastante, mas achei por acaso seu endereço e ADOREEEI as dicas que vc dá…estamos embarcando dia 29 de setembro de 2010 faremos outros lugares e ficaremos 2 dias em Paris, os lugares turisticos já conheçemos e repetir seria um desperdício, de tempo apesar de serem passeios lindos…agradeço desde já a sua atenção..Bj Cris
conexaoparis
Cris
Respondi seu email.
Sheila Fonseca
Oi Pessoal irei para Paris no reveillon e ficarei no hotel “Hôtel de France Quartier Latin”, fica na 108 rue Monge – 75005 Paris, alguém conhece este hotel, estou super ansiosa!!
Peguei a dica do bairro e reservei!!
Beijos
conexaoparis
Sheila
Não conheço o hotel, mas a região é ótima.
Elci Junior
Bonjour, Lina…
J’adore beaucoup ton site internet!!!
No seu tópico vc não comentou sobre o Boulevard Saint Marcel. Vou passar o réveillon 2010-2011 em Paris e ficarei no La Demeure. Pelas fotos do site achei o hotel bem simpático e relativamente perto de tudo, além, claro, de ser perto da Rue Mouffetard. Gostaria muito, se possível, que vc comentasse algo sobre o Saint Marcel e arredores…
Un gros bisou!!!
conexaoparis
Elci
Esta região não é muito turística. Por isto não comentei. Mas é uma avenida simpática, residencial, bela arquitetura. Está perto da famosa rua Mouffetard e do jardim des Plantes.
Beth
Diandria
Mas que hotel mais charmoso, achei simplesmente espetacular!
Boa estadia!
Rita
Olá Lina
Parabéns pelo site. O conteúdo é muitissimo util. Parece que nos conhecemos há tempos pois a linguagem que voce utiliza na apresentação das dicas é agradável e familiar.
Vou a Paris em 4 de setembro- por 09 dias- e gostaria de uma dica para comprar objetos para deixar meu jardim mais bonito e agradável. Vc. conhece algum magazine ou feiirinha neste sentido.
Grata, desde já.
Rita
conexaoparis
Rita
Caminhe pelas margens do rio Sena, no quai de la Megisserie. Na frente das ilha la Cité. Vai encontrar várias lojas voltadas para jardins.
Diandria
Olá, Lina! Parabéns pelo blog! Muito útil para nós turistas interessados na bela Paris. Chego em Paris no dia 13 de agosto. Fico até dia 21. Quero ir de trem a Bruges por um dia. Duas perguntas, se puder me ajudar: 1) Conhece o Le Six (http://www.hotel-le-six.com/pt/index.php)? Recomenda ficar nesta região? 2) Vale à pena ir dormir em um castelo no Vale de Loire ou não?
Agradeço a atenção,
Obrigada!
conexaoparis
Diandria
Não conheço, mas dizem que é lindo e o ponto é excelente. Perto do Jardin du Luxembourg e de Montparnasse.
Se ficar nele depois nos conte.
Se quiser visitar os castelos com calma vale a pena. Mas vai ficar pouco tempo em Paris. Melhor visitar Versailles (se ainda não conhece) e ficar em Paris.
Marcia Assis
Há 02 anos, quando estive em Paris, ficamos no Hotel Conffort, na Rua MOUFFETARD; uma gracinha. A recepcionista, muito simpática e quartos pequenos, mas aconchegantes. A localização,excelente, numa rua muito movimentada, com pubs, cafés, restaurantes, feirinhas e lojas. Percorremos a pé os itinerários turísticos;acho que nunca andei tanto na minha vida, mas valeu a pena. Paris é tudo de bom.!!!
Adriana Pessoa
Ana Paula Rosas,
vá de taxi para o seu hotel. Eu fiquei em um hotel perto da sua rua e paguei 27 euros de Orly . Vale muito a pena.
Abçs.
Ana Paula Rosas
Ola! Estou encantada com seu blog, amando todas as dicas!!! Eu estou indo sozinha pra Paris dia 2/7, chegando 3/7 12:55h, em Orly. Gostaria de receber alguma dica de como ir para meu hotel que fica na Rua des Ecoles, no Quartier Latin. Obrigada!
conexaoparis
Ana
Se não me engano você colocou este comentário em outro lugar porque já respondi.
conexaoparis
Raquel
Boa localização. Estudei neste Universidade. Por ficar neste endereço.