Post atualizado em 2015
O Quartier Latin não é um bairro de Paris mas uma vasta região que engloba o bairro número 5 e uma parte do 6. Aí temos uma concentração de universidades e de escolas. Na idade média, o ensino era ministrado em latim, daí o apelido. O ponto central é a Sorbonne, no boulevard Saint Michel. Mas temos também a Universidade Paris VII – onde defendi minha tese de doutorado – a Universidade Paris Assas e a Biblioteca Sainte Geneviève. O bairro conta também com dois dos melhores e mais tradicionais liceus de Paris, Henri IV e Louis Le Grand.
Do ponto de vista geográfico, o termo Quartier Latin invade uma parte do sexto arrondissement, um dos bairros mais caros e elitistas da cidade. Aqui já estamos em pleno Saint Germain, mas muitas pessoas e publicações consideram que é ainda o Quartier Latin. Em termos de mercado imobiliário, um apartamento em volta do Jardin du Luxembourg, no boulevard Raspail, na rue d’Assas, em Saint Sulpice ou na pequena praça da rue Fürstemberg custa uma fortuna. O comércio desta região é sofisticado, lojas excelentes, hotéis de charme como o famoso L’Hôtel ou o mais simples Millésime Hôtel, um encantador 3 estrelas na rue Jacob.
Ao atravessar o boulevard Saint Michel para entrar no quinto arrondissement, as referências mudam e aí estamos realmente no Quartier Latin: região mais jovem, mais simples, mais barata e muito simpática. A visita do Panthéon é muito interessante e a rue Mouffetard é divertida (leia aqui). O Jardin des Plantes é uma excelente opção para um programa o dia inteiro com seus museus, seu zoo e seus jardins. No Quartier Latin temos temos muitos hotéis 2 ou 3 estrelas concentrados na rue des Écoles e em torno da rue Monge. Os estudantes encontram nesta área boas opções de restaurantes e baladas. Leia aqui.
E é no Quartier Latin que se encontra a turística e engraçada rua La Huchette. Leia aqui.
O apogeu da fama do Quartier Latin foi em torno dos anos 1967/1968 graças à efervescência intelectual e aos movimentos liderados por estudantes que mais tarde ficaram conhecidos como Geração 68. Hoje, ele não é mais o bairro que concentra as grandes novidades, mas continua sendo agradável e um dos destino turísticos do mundo inteiro.
Paris é toda interessante. Os lugares sofisticados e caros são só diferentes dos populares e mais baratos. A Goutte d’Or, o bairro africano de Paris é interessantíssimo e um dos mais inusitados.
Millésime hôtel: 15 rue Jacob 75006 Paris – www.millesimehotel.com
Leia também:
Conheça os apartamentos para alugar no Quartier Latin da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
255 Comentários
Raquel
Olá Lina, como sempre estou no seu blog procurando informações para minha primeira viagem a Paris!
Irei alugar um apt e vi no Homelidays um pequeno flat que fica no Quartier Latin próximo a estação Jussieu. Será que é uma boa localização para ficar?
Bjs e mais uma vez obrigado pela sua super ajuda!
Joanna
Lina, muito obrigada novamente!
Seu blog é incrível e está me ajudando muiiito, já que será minha primeira vez em Paris e tb pq vou sozinha (: Gosto tanto de lê-lo, que estou até pensando em ficar não apenas 5 dias, mas todos os meus 15 dias de viagem, haha!
Um grande abraço!!
conexaoparis
Joanna
Pegue o Orlyval até Antony. La pegue o trem RER e desça em Châtelet les Halles. Nesta estação pegue o metro linha 1 para descer em Saint Paul. É fácil.
Joanna
Obs.; me refiro ao trajeto Orly – MIJE.
Bjs.
Joanna
MUIIIITO obrigada, Lina!
Só mais uma última coisinha… vou chegar em Paris numa segunda-feira a noite (por volta das 19h) pelo aeroporto de Orly. Você recomenda que eu pegue um shuttle, ou tem como (é tranquilo) ir de metrô/RER, etc.?
Obrigaaada!
conexaoparis
Joanna
Estão no mesmo bairro e uns perto dos outros.O Fourcy é um pouco mais bonitinho. Mas os outros são bons.
Joanna
Muito obrigada por me responder, Lina 🙂
Só tenho mais uma perguntinha, hehe… Eu fico com receio de optar pelo MIJE pois não tem como escolher em qual dos 3 ficar, eu gostaria de ficar do Fourcy (acho que é isso)… Vc sabe se os outros 2 são tão bons quanto?
Obrigadaaa :**
conexaoparis
Joana
Sem a menor dúvida o melhor é o MIJE.
Joanna
Oii Lina!
Primeiro quero te dizer que ADORO o seu blog, está sendo muito útil para mim (((:
Minha dúvida é a seguinte! Vou a Paris em Junho (entre os dias 22 e 26) e estou pesquisando hostels. Vi um na Bastille, o AIJ (albergue internacional de jovens), um no marais, o MIJE (que tirei daqui a indicação) e o OOPS, no Quartier Latin (Avenue des Gobelins). Qual você indica? Em termos de distância, qual é o melhor? E em relação aos bairros, qual desses 3 é mais interessante?
Muuuuuuito obrigada!!!