Post atualizado em 2015
O Quartier Latin não é um bairro de Paris mas uma vasta região que engloba o bairro número 5 e uma parte do 6. Aí temos uma concentração de universidades e de escolas. Na idade média, o ensino era ministrado em latim, daí o apelido. O ponto central é a Sorbonne, no boulevard Saint Michel. Mas temos também a Universidade Paris VII – onde defendi minha tese de doutorado – a Universidade Paris Assas e a Biblioteca Sainte Geneviève. O bairro conta também com dois dos melhores e mais tradicionais liceus de Paris, Henri IV e Louis Le Grand.
Do ponto de vista geográfico, o termo Quartier Latin invade uma parte do sexto arrondissement, um dos bairros mais caros e elitistas da cidade. Aqui já estamos em pleno Saint Germain, mas muitas pessoas e publicações consideram que é ainda o Quartier Latin. Em termos de mercado imobiliário, um apartamento em volta do Jardin du Luxembourg, no boulevard Raspail, na rue d’Assas, em Saint Sulpice ou na pequena praça da rue Fürstemberg custa uma fortuna. O comércio desta região é sofisticado, lojas excelentes, hotéis de charme como o famoso L’Hôtel ou o mais simples Millésime Hôtel, um encantador 3 estrelas na rue Jacob.
Ao atravessar o boulevard Saint Michel para entrar no quinto arrondissement, as referências mudam e aí estamos realmente no Quartier Latin: região mais jovem, mais simples, mais barata e muito simpática. A visita do Panthéon é muito interessante e a rue Mouffetard é divertida (leia aqui). O Jardin des Plantes é uma excelente opção para um programa o dia inteiro com seus museus, seu zoo e seus jardins. No Quartier Latin temos temos muitos hotéis 2 ou 3 estrelas concentrados na rue des Écoles e em torno da rue Monge. Os estudantes encontram nesta área boas opções de restaurantes e baladas. Leia aqui.
E é no Quartier Latin que se encontra a turística e engraçada rua La Huchette. Leia aqui.
O apogeu da fama do Quartier Latin foi em torno dos anos 1967/1968 graças à efervescência intelectual e aos movimentos liderados por estudantes que mais tarde ficaram conhecidos como Geração 68. Hoje, ele não é mais o bairro que concentra as grandes novidades, mas continua sendo agradável e um dos destino turísticos do mundo inteiro.
Paris é toda interessante. Os lugares sofisticados e caros são só diferentes dos populares e mais baratos. A Goutte d’Or, o bairro africano de Paris é interessantíssimo e um dos mais inusitados.
Millésime hôtel: 15 rue Jacob 75006 Paris – www.millesimehotel.com
Leia também:
Conheça os apartamentos para alugar no Quartier Latin da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
255 Comentários
Cristina
Olá! Eu, meu marido e nossa bebê de 1 ano, vamos para Paris em julho desse ano e estamos namorando a possibilidade de nos hospedarmos no 5º arrondissement, no apartamento de uma grande amiga….
Estou amando as dicas do Conexão Paris e gostaria de saber se essa região possui facilidades de deslocamento, transporte, restaurantes, farmácias, mercados…
abs!
Rodrigo Lavalle
Cristina, sim, o Quartier Latin é seguro, central e com boas opções de comércios. Clique aqui e veja nosso vídeo sobre a região.
Juliana
olá Rodrigo! Estou indo pra Paris dia 7 de abril, ficaremos 2 dias inteiros apenas. Vou com meus pais e com a minha filha de 8 anos (apenas ela não conhece Paris). Alguma dica de passeios? Muito grata! Juliana
Rodrigo Lavalle
Juliana, como serão apenas 2 dias sugiro passeios que darão um visão geral da cidade como, por exemplo, o passeio de barco pelo Rio Sena (clique aqui para mais sugestões). Específico para a sua filha sugiro uma visita guiada para crianças ao Louvre ou D’Orsay (clique aqui para ler um artigo sobre).
Clique aqui e leia também nossos artigos sobre programas com crianças em Paris.
Gleiciely
Olá Rodrigo!
Estarei indo pra Paris com meu filho (de 3 anos) e meu esposo, porém ainda não definimos onde iremos ficar. Iremos ficar 10 dias e estou em dúvida entre o Novotel Montparnasse Vaugirard (Montparnasse) e o Hotel Excelsior Latin (Quartier Latin). Dentre essas opções qual o melhor para se deslocar até as principais atrações turísticas e que nos seus arredores tenha facilidades (farmácia, supermercados e restaurantes) para quem vai com crianças.
Rodrigo Lavalle
Gleiciely, o Hotel Excelsior Latin é bem mais central que o Novotel Montparnasse Vaugirard. Com relação às facilidades seria igual pois todos os dois ficam a menos de um quarteirão de ruas movimentadas e comerciais.
Iolanda
o que mais adorei em paris , foi o Ç
Louvre, com suas maravilhosa obras de acêrvo
Jéssica
Boa tarde! Eu e meu noivo estamos procurando um hotel em Paris e vimos algumas opções na região do Boulevard Montparnasse, perto do Jardim de Luxemburgo, mas ficamos bem em dúvida porque queremos ficar em algum lugar mais animado, com coisas interessantes para ver nas ruas… Bem nessa linha do Quartier Latam que você comenta.
O problema é que nossa viagem já é na semana que vem (chegamos em Paris na sexta-feira) e tem poucos hotéis bons com preços mais razoáveis (em torno de R$ 400, 500) mais para “cima” entre Sourbone e o rio Sena…
Essa região próxima ao Jd. Luxemburgo, só que abaixo dele ainda é boa? Ou já é mais desanimada?
Ah! E parabéns pelo excelente site!
Rodrigo Lavalle
Jéssica, é um pouco menos animada mas ainda assim há bares e restaurantes principalmente próximo à Tour Montparnasse e a rue de Rennes. Além disso vocês podem frequentar o Quartier Latin e, no final da noite, pegar um Uber até o hotel, o valor da corrida não é alto.
Adriana
Olá Boa Tarde . Minha Filha fará curso de Francês na Escola Eurocentres que fica – 13 passage Dauphine – Gostaria de saber se essa região faz parte do Quartier Latin e se é bem localizada . Muito Obrigada !
Rodrigo Lavalle
Adriana, faz parte do Quartier Latin e é super bem localizada, super central e com muitas opções de restaurantes e lojas.
Cláudia Novaes
Boa noite Rodrigo !
Parabéns pelo conexão Paris. Ele é fantástico e vocês fazem um trabalho incrível.
Estou indo em meados de agosto com meu marido, Mãe e uma amiga e vamos ficar na rue Monge, num apartamento alugado.
A nossa amiga não fala uma palavra em nenhum idioma que não o português e não ficará conosco durante todos os dias. Deverá seguir para o aeroporto sozinha e gostaria de pedir uma dica de como é melhor ela partir de lá para o aeroporto de Orly.
Em tempo, como é melhor irmos para nosso endereço quando chegarmos em Orly também ?
Muito obrigada desde já,
abraços
Cláudia
Cláudia Novaes
Boa noite Rodrigo !
Parabéns pelo conexão Paris. Ele é fantástico e vocês fazem um trabalho incrível.
Estou indo em meados de agosto com meu marido, Mãe e uma amiga e vamos ficar na rue Monge, num apartamento alugado.
A nossa amiga não fala uma palavra em nenhum idioma e não ficará conosco durante todos os dias. Deverá seguir para o aeroporto sozinha e gostaria de pedir uma dica de como é melhor ela partir de lá para o aeroporto de Orly.
Em tempo, como é melhor irmos para nosso endereço quando chegarmos em Orly também ? 🙂
Muito obrigada desde já,
abraços
Cláudia
Rodrigo Lavalle
Cláudia, qual o número? A rue Monge é extensa.
thais Clara Prado
Oi tudo bem?
Sera minha terceira vez em Paris….ficarei no hotel quartier Latin……essa regiao é bem turistica….tem varios restaurantes? Irei c meu marido e filho adolescente.
Obrigada pela atencao!!
Rodrigo Lavalle
Thais, A região (Quertier Latin) é central, tradicional, segura e interessante. Tem vários restaurantes, cafés e bares. Veja nosso vídeo sobre ela: https://www.conexaoparis.com.br/2016/03/04/o-quartier-latin.