Post atualizado em 2015
O Quartier Latin não é um bairro de Paris mas uma vasta região que engloba o bairro número 5 e uma parte do 6. Aí temos uma concentração de universidades e de escolas. Na idade média, o ensino era ministrado em latim, daí o apelido. O ponto central é a Sorbonne, no boulevard Saint Michel. Mas temos também a Universidade Paris VII – onde defendi minha tese de doutorado – a Universidade Paris Assas e a Biblioteca Sainte Geneviève. O bairro conta também com dois dos melhores e mais tradicionais liceus de Paris, Henri IV e Louis Le Grand.
Do ponto de vista geográfico, o termo Quartier Latin invade uma parte do sexto arrondissement, um dos bairros mais caros e elitistas da cidade. Aqui já estamos em pleno Saint Germain, mas muitas pessoas e publicações consideram que é ainda o Quartier Latin. Em termos de mercado imobiliário, um apartamento em volta do Jardin du Luxembourg, no boulevard Raspail, na rue d’Assas, em Saint Sulpice ou na pequena praça da rue Fürstemberg custa uma fortuna. O comércio desta região é sofisticado, lojas excelentes, hotéis de charme como o famoso L’Hôtel ou o mais simples Millésime Hôtel, um encantador 3 estrelas na rue Jacob.
Ao atravessar o boulevard Saint Michel para entrar no quinto arrondissement, as referências mudam e aí estamos realmente no Quartier Latin: região mais jovem, mais simples, mais barata e muito simpática. A visita do Panthéon é muito interessante e a rue Mouffetard é divertida (leia aqui). O Jardin des Plantes é uma excelente opção para um programa o dia inteiro com seus museus, seu zoo e seus jardins. No Quartier Latin temos temos muitos hotéis 2 ou 3 estrelas concentrados na rue des Écoles e em torno da rue Monge. Os estudantes encontram nesta área boas opções de restaurantes e baladas. Leia aqui.
E é no Quartier Latin que se encontra a turística e engraçada rua La Huchette. Leia aqui.
O apogeu da fama do Quartier Latin foi em torno dos anos 1967/1968 graças à efervescência intelectual e aos movimentos liderados por estudantes que mais tarde ficaram conhecidos como Geração 68. Hoje, ele não é mais o bairro que concentra as grandes novidades, mas continua sendo agradável e um dos destino turísticos do mundo inteiro.
Paris é toda interessante. Os lugares sofisticados e caros são só diferentes dos populares e mais baratos. A Goutte d’Or, o bairro africano de Paris é interessantíssimo e um dos mais inusitados.
Millésime hôtel: 15 rue Jacob 75006 Paris – www.millesimehotel.com
Leia também:
Conheça os apartamentos para alugar no Quartier Latin da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
255 Comentários
Rosângela
Paris, só quem a conhece realmente sabe o que é Paris, não tem lugar no mundo mais belo do que Paris, ela nos encanta, nos fascina, nos embriaga, só uma fã incondicional de Paris, já fui duas vezes e irei sempre que tiver oportunidade.
Carla
Olá Rodrigo!
Irei à Paris ,em 14/05/2016 , estarei sozinha, ficarei noHotel Modern Saint Germain,o que vc acha do totel e sua lozalização? Pode dar algumas dicas? Ficarei até o dia 19/05.
Obrigada,
Carla
Rodrigo Lavalle
Carla, essa região, citada no artigo acima, é segura, ótima e central. Veja também nosso vídeo sobre ela: https://www.conexaoparis.com.br/2016/03/04/o-quartier-latin.
Sugiro a você o nosso guia ‘5 Roteiros em 4 Dias’. Ele é perfeito para quem está vindo para Paris pela 1ª vez pois ajuda a organizar e otimizar o tempo. Nele são apresentados 5 circuitos passando pelos principais pontos e locais turísticos da cidade. Além disso há dicas de museus, monumentos, lojas e restaurantes pelo caminho. Você pode comprá-lo aqui: http://www.minhaviagemparis.com.br/guias-livros-paris/guias-paris/paris-cinco-roteiros-em-quatro-dias-158.html.
Paaulo
Célio, que bela declaração sobre Paris, escreveste o que gostaria de ter escrito….
Parabéns…
Celio Viana da Silva
Ouvindo a bela Je t’aime, relembro os dias que passei em Paris(novembro de 2015), cidade que tem uma marca: ela marcará qualquer um que vá lá. Ô cidade linda! Seus encantos e recantos com suas luzes e atmosfera de indescritível leveza e beleza, seduziram-me profundamente. Ainda bem que tive o privilégio de te conhecer Paris, agora minha amada e minha eterna amante. Se consegui chegar a ti sem antes te conhecer, imagine agora que te conheço um pouquinho só, mas te conheço. Obrigado Paris, por me transportar nessa maravilhosa viagem cultural do pós-moderno ao medieval apenas numa mudança de olhar. Obrigado Paris, por ser um conto de fadas mágico em pleno sec. XXI. Que bom poder agradecer a ti, Paris. Parece que tuas bruxas medievais me enfeitiçaram!
Giselle
Oi Rodrigo ! O hotel du levant , na rue de L harpe fica no bairro 1 ?? Faz parte do quartier latin ?? Estou perdida !! Obrigada !
Rodrigo Lavalle
Giselle, o Hotel du Levant fica no 5° arrondissement (18 rue de la Harpe) e não no 1°. Essa região faz parte do Quartier Latin.
Abraços.
Isabela
Olá! Estarei indo em lua de mel. Estamos em dúvida entre o 2° bairro por ser bem localizado, porém vi alguns comentários que essa área existe bastante prostituição. É um bairro perigoso? À noite existem opções de bares e restaurantes agradáveis? Obrigada
Rodrigo Lavalle
Isabela, o bairro é grande, em algumas ruas há prostituição mas na maioria delas não há. Onde exatamente você vai se hospedar?
Existem vários ótimos bares e restaurantes na região. Leia os nossos artigos sobre ela: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/passear/por-bairro-passear/02-arrondissement.
Abraços.
Ana Priscilla
Olá, Rodrigo! Obrigada pelas ótimas dicas. Gostaria de uma opinião sua. Estarei em lua-de-mel em Paris no período de 22/02/16 a 29/02/16. Estamos em dúvida quanto ao hotel, pois desejamos um certo conforto e romantismo. Ficamos entre o Hotel Brighton ( Rua Rivoli) e o Les Dames du Pantheon, em frente ao Pantheon. Quanto a esses dois hotéis, qual é a sua opinião? E quanto à região? Gostaríamos de fazer a maior parte dos passeios a pé. Muito obrigada!!!
Rodrigo Lavalle
Ana, o Brighton fica em frente ao Jardin des Tuileries, pertinho do Louvre. Um charme. A região é ótima, super central com muitas opções de lojas chiques e restaurantes. A região do Les Dames du Pantheon também e super bacana, ela um pouco mais calma e residencial que a do Brighton.
Abraços.
REJANE
Iremos de Paris para Amsterdã. Vamos estar hospedados na Rue de La Huchette. Duas perguntas: esse é um bom lugar para ficar ?
Qual a estação de trem mais próxima para embarcamos para Amsterdã em Paris?
Muitíssimo obrigada pelas dicas.
Rodrigo Lavalle
Rejane, local super central, seguro e animado. Vocês poderão fazer a maior parte dos passeios a pé.
Os trens para Amsterdã só saem de Paris da Gare du Nord. Perto do seu hotel, na estação Saint-Michel, pegue o metrô linha 4 e vá até a estação Gare du Nord.
Abraços.
eveline garcia
Fui a Paris em 1997 passei 10 dias em 04 mai 2016 irei novamento por 10 dias Qual sua opinião sobre o hotel MINERVE 3★, no 5° bairro
Rodrigo Lavalle
Eveline, citamos o hotel Minerve nesse artigo que fala sobre a região onde ele se situa: https://www.conexaoparis.com.br/2010/09/03/um-circuito-pelo-5%C2%BA-arrodissement-de-paris/. A região é tradicional, ótima, segura e central.
Abraços.
Luiz
Em nosso mês de Lua de Mel, minha mulher e eu alugados um Résidence, algo como um kichenette super completo e caprichado bem em frente a Sorbonne. Excelente região prox. Ao Blvd St. Michel, Jardim de Luxemburgo, Catedral de Nôtre Dame. Ficamos la por 8 dos 26 dias que ficamos na Franca e pretendemos voltar e nos hospedar na mesma regiao