Post atualizado em 2015
O Quartier Latin não é um bairro de Paris mas uma vasta região que engloba o bairro número 5 e uma parte do 6. Aí temos uma concentração de universidades e de escolas. Na idade média, o ensino era ministrado em latim, daí o apelido. O ponto central é a Sorbonne, no boulevard Saint Michel. Mas temos também a Universidade Paris VII – onde defendi minha tese de doutorado – a Universidade Paris Assas e a Biblioteca Sainte Geneviève. O bairro conta também com dois dos melhores e mais tradicionais liceus de Paris, Henri IV e Louis Le Grand.
Do ponto de vista geográfico, o termo Quartier Latin invade uma parte do sexto arrondissement, um dos bairros mais caros e elitistas da cidade. Aqui já estamos em pleno Saint Germain, mas muitas pessoas e publicações consideram que é ainda o Quartier Latin. Em termos de mercado imobiliário, um apartamento em volta do Jardin du Luxembourg, no boulevard Raspail, na rue d’Assas, em Saint Sulpice ou na pequena praça da rue Fürstemberg custa uma fortuna. O comércio desta região é sofisticado, lojas excelentes, hotéis de charme como o famoso L’Hôtel ou o mais simples Millésime Hôtel, um encantador 3 estrelas na rue Jacob.
Ao atravessar o boulevard Saint Michel para entrar no quinto arrondissement, as referências mudam e aí estamos realmente no Quartier Latin: região mais jovem, mais simples, mais barata e muito simpática. A visita do Panthéon é muito interessante e a rue Mouffetard é divertida (leia aqui). O Jardin des Plantes é uma excelente opção para um programa o dia inteiro com seus museus, seu zoo e seus jardins. No Quartier Latin temos temos muitos hotéis 2 ou 3 estrelas concentrados na rue des Écoles e em torno da rue Monge. Os estudantes encontram nesta área boas opções de restaurantes e baladas. Leia aqui.
E é no Quartier Latin que se encontra a turística e engraçada rua La Huchette. Leia aqui.
O apogeu da fama do Quartier Latin foi em torno dos anos 1967/1968 graças à efervescência intelectual e aos movimentos liderados por estudantes que mais tarde ficaram conhecidos como Geração 68. Hoje, ele não é mais o bairro que concentra as grandes novidades, mas continua sendo agradável e um dos destino turísticos do mundo inteiro.
Paris é toda interessante. Os lugares sofisticados e caros são só diferentes dos populares e mais baratos. A Goutte d’Or, o bairro africano de Paris é interessantíssimo e um dos mais inusitados.
Millésime hôtel: 15 rue Jacob 75006 Paris – www.millesimehotel.com
Leia também:
Conheça os apartamentos para alugar no Quartier Latin da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
255 Comentários
Claudio
Rodrigo, eu e minha mulher nos interessamos por um apartamento na Rue de l’Épée de Bois, 5o distrito e temos que nos decidir logo. Pode nos dar informações a respeito? Não conhecemos Paris.
Muito obrigado.
Cláudio .
Rodrigo Lavalle
Claudio, a região é boa, calma, segura e relativamente central. Leia esse artigo sobre uma rua importante que fica próximo: https://www.conexaoparis.com.br/2014/01/22/pequeno-guia-da-regiao-mouffetard-em-paris/.
Abraços.
Magna
Rodrigo, vou ficar na 58 Rue Bonaparte. É um bom local para se hospedar?
Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Magna, ótima região. Bonita, sofisticada, segura e central. Veja um vídeo que fizemos sobre ela: https://www.conexaoparis.com.br/2015/06/26/a-regiao-de-saint-germain-em-paris/.
Abraços.
Teresa Rocha
Boa noite, gostaria muito da sua ajuda -além de todas que você já deu – mas poderia me ajudar em dizer que linha de metro eu tomo da Rue Cambronne para Quartier Latin e também para Champs-Eleysees? Super abraços e merci
Anne
Olá!
Vou chegar de avião no Orly-SUD e nos hospedaremos no Quartier Latin, próximo da estação de metro Cardinal Lemoine. Para 2 pessoas é mais econômico ir de taxi ou pegar metrô/ônibus? Você sabe quanto custa o metrô do aeroporto até a cidade?
Muito obrigada 🙂
Rodrigo Lavalle
Anne, é mais econômico usar o transporte público, cada pessoa gastará 11,65€. A corrida de táxi Orly-Paris fica em torno de 36€.
Abraços.
Diego Maia
Caro Rodrigo, agradeço desde já pela disposição gratuita das informações; são extremamente úteis. Estou indo de lua de mel a Paris, chego no dia 28/09 e lá permaneço até 02/10. Como você sabe, existe uma infinidade de hotéis, passeios, bistrôs, etc. e, para alguém como eu e minha noiva, que nunca fomos, isso torna a viagem um pouco complicada de se planejar.
Estivemos olhando hotéis e apartamentos. Honestamente não achei lá grande vantagem optar por um hotel em detrimento do apartamento porque, como a grande maioria que vai a Paris, o quarto será utilizado apenas para dormir. Ao menos é a impressão que temos, se você pensa ao contrário, uma dica seria muito bem vinda neste aspecto. Vimos um apartamento no Quartier Latin que parecer ser muito confortável. O que você sugere? Me desculpe a prolixidade. 🙂 Agradeço desde já.
Rodrigo Lavalle
Diego, no hotel há o conforto de quarto arrumado, banheiro lavado e o café da manhã já pronto. No apartamento, geralmente, há mais espaço e flexibilidade.
Para aluguel de apartamento nós indicamos a empresa À la Parisienne: https://www.conexaoparis.com.br/2015/03/08/apartamento-para-alugar-em-paris/.
Abraços.
Estela
Desembarco em Paris em 13 de abril no CDG, vou ficar em um apto na Rue des Ursulines no 5º arr., devo tomar um táxi ou existe um metrô próximo desta rua ? Grata pela sua atenção.
Rodrigo Lavalle
Estela, no CDG pegue o trem RER B e desça na estação Luxembourg. Ande então cerca de 7 minutos até o hotel.
Abraços.
Lena Ranghetti
Sou sempre Quartier Latin, não importa se no 5° ou 6° arrondissement. Aí penso e sinto que Paris é mais Paris e o charme de Rive Gauche se faz incrivelmente presente. Gosto de andar (e sonhar)por todos os seus recantos.
Joaquim Barbosa
Perfeitas as observações da Conexão sobre o Quartier Latin. Quem escreveu de fato conhece do assunto. Minha sugestão: que tal um texto sobre os “contrastes” do 18e (Montmartre)?
Rodrigo Lavalle
Joaquim, obrigado pela sugestão.
Abraços.
Vickin Lins
Quando fui a Paris me hospedei no bairro Quartier Latin e achei ótimo.
A estação de metro ficava na frente do hotel e de lá conseguimos ir para todos os pontos turiscos que queríamos.
Ótimo bairro para se hospedar!
rose
Sempre janto no Q.Latin quando estou em Paris. Inclusive sentei em frente a Jean Paul Gautier, que estava c/2 modelos negras belíssimas, num bistrô onde vou sempre.
Rodrigo Lavalle
Rose, nos diga o nome desse bistrô! Adoramos o Gaultier!
Abraços.