Post atualizado em 2015
O Quartier Latin não é um bairro de Paris mas uma vasta região que engloba o bairro número 5 e uma parte do 6. Aí temos uma concentração de universidades e de escolas. Na idade média, o ensino era ministrado em latim, daí o apelido. O ponto central é a Sorbonne, no boulevard Saint Michel. Mas temos também a Universidade Paris VII – onde defendi minha tese de doutorado – a Universidade Paris Assas e a Biblioteca Sainte Geneviève. O bairro conta também com dois dos melhores e mais tradicionais liceus de Paris, Henri IV e Louis Le Grand.
Do ponto de vista geográfico, o termo Quartier Latin invade uma parte do sexto arrondissement, um dos bairros mais caros e elitistas da cidade. Aqui já estamos em pleno Saint Germain, mas muitas pessoas e publicações consideram que é ainda o Quartier Latin. Em termos de mercado imobiliário, um apartamento em volta do Jardin du Luxembourg, no boulevard Raspail, na rue d’Assas, em Saint Sulpice ou na pequena praça da rue Fürstemberg custa uma fortuna. O comércio desta região é sofisticado, lojas excelentes, hotéis de charme como o famoso L’Hôtel ou o mais simples Millésime Hôtel, um encantador 3 estrelas na rue Jacob.
Ao atravessar o boulevard Saint Michel para entrar no quinto arrondissement, as referências mudam e aí estamos realmente no Quartier Latin: região mais jovem, mais simples, mais barata e muito simpática. A visita do Panthéon é muito interessante e a rue Mouffetard é divertida (leia aqui). O Jardin des Plantes é uma excelente opção para um programa o dia inteiro com seus museus, seu zoo e seus jardins. No Quartier Latin temos temos muitos hotéis 2 ou 3 estrelas concentrados na rue des Écoles e em torno da rue Monge. Os estudantes encontram nesta área boas opções de restaurantes e baladas. Leia aqui.
E é no Quartier Latin que se encontra a turística e engraçada rua La Huchette. Leia aqui.
O apogeu da fama do Quartier Latin foi em torno dos anos 1967/1968 graças à efervescência intelectual e aos movimentos liderados por estudantes que mais tarde ficaram conhecidos como Geração 68. Hoje, ele não é mais o bairro que concentra as grandes novidades, mas continua sendo agradável e um dos destino turísticos do mundo inteiro.
Paris é toda interessante. Os lugares sofisticados e caros são só diferentes dos populares e mais baratos. A Goutte d’Or, o bairro africano de Paris é interessantíssimo e um dos mais inusitados.
Millésime hôtel: 15 rue Jacob 75006 Paris – www.millesimehotel.com
Leia também:
Conheça os apartamentos para alugar no Quartier Latin da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
255 Comentários
Angela
Olá, estarei indo a Paris de 15 a 19 de fevereiro.
Estarei hospedada no Pavillon Ópera Bourse, gostaria de saber se é perigoso andar a pé na noite de Paris, também gostaria de algumas dicas pra sair a noite,precisamente para dançar,grata
Rodrigo Lavalle
Angela, não é perigoso andar a pé pela região a noite. Próximo, no boulevard Poissonnière, fica a boate Rex e vários bares e restaurantes. Nesse artigo https://www.conexaoparis.com.br/2014/04/15/classificacao-das-boites-parisienses/ nós citamos outras boates interessantes de Paris.
Abraços.
Mario Junior
Ola, excelente blog, parabéns…
Em Abril estou indo com minha esposa, filhinho de 2 anos e meus pais passar 4 dias em Paris e depois rumo a Provence (Nimes).
Já estivemos antes em Paris e gostei muito da região ao redor do Cluny e Jardin Luxemburgo.
Procurando alguns hoteis por cerca de 100 euros, encontrei por um pouco mais do que isso o Hotel Suez, no boulevard Saint-Michel, bem comentado neste post que acho que cumpriria bem o propósito de ficar em um local que tenha opções de restaurantes familiares a noite, sem muita sofisticação, apenas é importante para nós jantar e voltar mais cedo para o hotel e deixar o bebê descansar a noite, se fizermos isso sem preocupação de pegar metro, taxi, etc aproveitamos mais…
Mas tem um outro Hotel de France Quartier Latin, na Rue Monge 108, que tem um preço que se encaixa melhor no nosso orçamento , mas não sei se sem tem movimento a noite. Aqui no blog, diz que que a região “baixa” da rua Mouffertard, justamente próximo a este hotel também é muito boa, é agradável e tem boa opções a noite tambem?
Temos experiência em viajar com nosso bebê e gostamos sempre que possível ficar em lugares que tenham opções de restaurantes familiares próximos a noite, sem muita sofisticação. Desta forma, curtimos mais este momento pois pois não ficamos tão preocupados em voltar cedo ao hotel, pegar metro, etc e não atrapalhamos a rotina do bebê.
Rodrigo Lavalle
Mário, essa região da rue Monge é bem agradável, bonita e segura. Vocês vão achar muitos restaurantes e cafés. Bem perto, na avenida Gobelins, há um supermercado Monoprix.
Leia o artigo que escrevemos especificamente sobre a rue de Mouffetard e seu entorno: https://www.conexaoparis.com.br/2014/01/22/pequeno-guia-da-regiao-mouffetard-em-paris/.
Abraços.
katia regina angelotti
Obrigada Rodrigo, vou pesquisar hoteis por lá então. brigadinha:)
katia regina angelotti
afinal de contas,onde é melhor se hospedar?? quartier latin ou nos quarteiroes do centro onde tem tudo? Ano passado fiquei no 9 e odiei ter q pegar metro pra pra tudo! Ano que vem minha filha vai junto… moça, já viu né… que ir na rivoli, quer ver museus… que fazer??? chegamos de trem de amsterdam … grata kátia
Rodrigo Lavalle
Kátia, fique então no Quartier Latin ou na região da Igreja da Madeleine ou perto do Louvre (no 1° arrodissement).
Abraços.
Dillemba
Aline, pelo que encontrei nos sites, neste hotel não há cofre nem frigobar nos quartos. Acho frigobar quase obrigatório, pela comodidade de ter bebida gelada ou leite, além de queijos e lanches para o café da manhã ou um lanche na hora do cansaço. Também é mais tranquilo ter onde deixar alguns cartões, tablet e uma parte do dinheiro. Abraços.
camola Alvarellos
ola! Por favor me ajude a entender melhor o trajeto do aeroporto CDG ate o Quartier latin. Sei que devo pegar a linha B do RER, terminais 2D-2F senttindo Robinson ou ST Remy … e depois, aonde devo descer…
Desde já agradecida
Abraço
Camola.
Rodrigo Lavalle
Camola, não sei exatamente onde você vai ficar hospedada no Quartier Latin mas pegando RER B no CDG você desce na estação ‘Saint-Michel – Notre Dame’ que é a mais próxima dessa região.
Abraços.
Aline
Lina,
Tudo bom?
Estou indo para Paris e pretendo ficar no Hôtel de France Quartier Latin, que fica localizado na 108 Rue Monge, 05. Panteão – Notre Dame. O que acha dele? Como faria para ir do aeroporto? O deslocamento para os pontos turísticos, a vizinhança e a localização são boas? Obrigada. Adoro seu site.
Rodrigo Lavalle
Aline, não conhecemos o hotel mas a localização é ótima, bairro residencial e charmoso. Você chega em qual aeroporto? Para ir aos pontos turísticos fica um pouco longe para ir a pé mas, pegando a linha 7 que passa perto do hotel, você desce em frente ao Louvre (estação Palais Royal – Musée du Louvre) e dali fica fácil.
Abraços.
Pablo Raoni
Olá, estarei em Paris entre 22/06 e 30/06, mas estou em dúvida sobre duas acomodações, e se possível, gostaria de sua opinião: http://www.homelidays.pt/paris-05/estudio-281986pt1.htm ou http://www.homelidays.pt/paris-04/estudio-205736pt1.htm.
Qual melhor localização? Qual região é a mais barata? O apartamento do Marais ficará 100 euros a mais de estadia, mas em compensação tem ar condicionado no quarto. Faz calor a noite em tal época.
Grato
Pablo
Rodrigo Lavalle
Pablo, eu ficaria no Marais pois é mais bem localizado. A linha 1, que é a mais turística, passa perto e o bairro é mais animado. Junho não costuma fazer muito calor.
Abraços.
Paulo Sindeaux
Fui ao Musée National du Moyen Age (6 place Paul Painlevé) em frente à Sorbonne, espetáculo, principalmente pela ausência do “bando” de turistas que se avolumam nos museus mais famosos. Visita tranquila, brindada com excepcionais relíquias que vão do Séc. I até XII. Lá encontramos as originais das cabeças dos reis de Judá, esculpidas em 1220 para a fachada da Notre Dame, mas que como outras coisas, infelizmente, foram danificadas na época da Revolução Francesa.
Raphinadas Blog
Ano passado fiquei hospedada em um apartamento ótimo no Quartier Latim. Deixa a dica lá no blog de tão apaixonada que fiquei! Podem colocar na listinha porque vale!
http://raphinadas.blogspot.com.br/2013/12/hospedagem-em-paris-apartamentos-casa.html