Post atualizado em 2015
O Quartier Latin não é um bairro de Paris mas uma vasta região que engloba o bairro número 5 e uma parte do 6. Aí temos uma concentração de universidades e de escolas. Na idade média, o ensino era ministrado em latim, daí o apelido. O ponto central é a Sorbonne, no boulevard Saint Michel. Mas temos também a Universidade Paris VII – onde defendi minha tese de doutorado – a Universidade Paris Assas e a Biblioteca Sainte Geneviève. O bairro conta também com dois dos melhores e mais tradicionais liceus de Paris, Henri IV e Louis Le Grand.
Do ponto de vista geográfico, o termo Quartier Latin invade uma parte do sexto arrondissement, um dos bairros mais caros e elitistas da cidade. Aqui já estamos em pleno Saint Germain, mas muitas pessoas e publicações consideram que é ainda o Quartier Latin. Em termos de mercado imobiliário, um apartamento em volta do Jardin du Luxembourg, no boulevard Raspail, na rue d’Assas, em Saint Sulpice ou na pequena praça da rue Fürstemberg custa uma fortuna. O comércio desta região é sofisticado, lojas excelentes, hotéis de charme como o famoso L’Hôtel ou o mais simples Millésime Hôtel, um encantador 3 estrelas na rue Jacob.
Ao atravessar o boulevard Saint Michel para entrar no quinto arrondissement, as referências mudam e aí estamos realmente no Quartier Latin: região mais jovem, mais simples, mais barata e muito simpática. A visita do Panthéon é muito interessante e a rue Mouffetard é divertida (leia aqui). O Jardin des Plantes é uma excelente opção para um programa o dia inteiro com seus museus, seu zoo e seus jardins. No Quartier Latin temos temos muitos hotéis 2 ou 3 estrelas concentrados na rue des Écoles e em torno da rue Monge. Os estudantes encontram nesta área boas opções de restaurantes e baladas. Leia aqui.
E é no Quartier Latin que se encontra a turística e engraçada rua La Huchette. Leia aqui.
O apogeu da fama do Quartier Latin foi em torno dos anos 1967/1968 graças à efervescência intelectual e aos movimentos liderados por estudantes que mais tarde ficaram conhecidos como Geração 68. Hoje, ele não é mais o bairro que concentra as grandes novidades, mas continua sendo agradável e um dos destino turísticos do mundo inteiro.
Paris é toda interessante. Os lugares sofisticados e caros são só diferentes dos populares e mais baratos. A Goutte d’Or, o bairro africano de Paris é interessantíssimo e um dos mais inusitados.
Millésime hôtel: 15 rue Jacob 75006 Paris – www.millesimehotel.com
Leia também:
Conheça os apartamentos para alugar no Quartier Latin da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
255 Comentários
Maria
Boa tarde. Estou indo para Paris com meu namorado em agosto e gostariamos de ficar hospedado em algum lugar onde existisse uma estacao de metro boa perto para podermos andar e conhecer os lugares famosos durante o dia mas qe fosse em um lugar com bares,bistros legais para sairmos a noite sem precisar pegar o metro novamente, andar a pe mesmo. Vcs podem me dar sugestoes de regiao e ate mesmo de hoteis, que nao fossem muito caros? Desde ja obrigada!!!
Lina
Maria
https://www.conexaoparis.com.br/2011/01/27/hotel-abbatial-saint-germain/
https://www.conexaoparis.com.br/2010/07/07/flat-em-paris-residence-villa-daubenton/
https://www.conexaoparis.com.br/2010/09/09/hotel-louvre-bons-enfants/
https://www.conexaoparis.com.br/2009/10/08/hotel-duminy-vendome/
Olhe também, na categoria Dormir, os hotéis 2 estrelas.
gilberto
olá,vou à Paris em setembro,e gostaria de dicas de bistros bons “não turísticos” e também oque vc acha de me hospedar em montmartre ,hotel Tim.
Muito obrigado,
Lina
Gilberto
Leia o artigo de hoje sobre bistrô no Canal Saint Martin.
Este bairro é muito simpático. A localização do hotel é boa em relação ao bairro. Tim hotel se encontra na parte mais residencial e pitoresca da região.
Heliana
Estou na “casa dos 70 ” e pretendo conhecer Paris agora em setembro, mas estou em dúvidas em relação a hotel e praticidade para me movimentar.Hotéis indicados pela agência:Comfort Mouffetard Quartier Latin ou Hotel Quality Opera St. Lazare. Gostaria de outras sugestões devido à minha idade.Obrigada.
Lina
Heliana
Para que possa te ajudar, me informe o valor da diária que gostaria de pagar.
Eri
Pois é, acabei de chegar de Paris e ela não me cativou de primeira, talvez exatamente pela correria do que você chama de “guetos turísticos”. Preciso de tempo e calma para exercitar a flânerie. Não vou desistir de Paris, talvez volte lá ainda este ano para fazer a corrida Paris-Versailles, ainda pretendo ampliar o contato por meio da fotografia e culinária.
Sonia Migliavasca
Estive na Riviera Francesa em setembro de 2011 e finalizei em Paris. Confesso que minha passagem pela Cidade Luz foi muito curta, mas lendo os teus comentários muito pertinentes, da próxima vez vou procurar conhecer estes lugares que tu mencionaste neste blog. Estou exercitando o idioma francês para curtir mais a França e pricipalmente Paris.
Merci beaucoup. Bisous
Sonia
Beth
Paulo
Preparese-se para temperaturas baixas.
Mas nada que roupas adequadas não resolvam.
A temperatura média de janeiro é 4°C…
Abs.
PAULO FRASINETTI DE OLIVEIRA
Irei com mina mulher a Paris no dia 12 de janeiro e voltarei no dia 16. Moro no Brasil. Gostaria de saber a temperatura que encontrarei. Desde já fico grato. G rande abraço.
Paulo
Felipe
Olá,
Estou indo para Paris em março com minha esposa e gostaria de saber sua opiniao sobre esse Hotel.Localizado no bairro Butte-aux-Cailles de Paris, a apenas 1km do Parc Montsouris,chama-se hotel Saint-charles(6, Rue De L’esperance, 13).
Parabéns pelo site,estamos adorando as dicas.
Abs ,
Felipe
obs:pretendemos ir a Bruxelas e Amsterdam pelo trem Thalys.Preciso comprar passagem aqui no Brasil ou posso comprar no dia??
obrigado de novo
Flavia
Obrigada pela ajuda. Vou ficar lá mesmo,os hotéis estão quase todos lotados. Abraços.
Bruno
Adorei seu site. Utilizei muitas dicas dele para minha lua de mel em setembro. Vou voltar setembro de 2012 e continuo fuçando para programar minha próxima viagem, para conhecermos muitos locais que não tivemos tempo. Fiquei próximo ao Louvre e Opera, num pequeno hotel muito bem localizado, barato e limpo, o Louvre Marsoliier Opera. Mas na próxima viagem pretendo ficar próximo ao Jd. de Luxemburgo. Parabéns!!!