Post atualizado em 2015
O Quartier Latin não é um bairro de Paris mas uma vasta região que engloba o bairro número 5 e uma parte do 6. Aí temos uma concentração de universidades e de escolas. Na idade média, o ensino era ministrado em latim, daí o apelido. O ponto central é a Sorbonne, no boulevard Saint Michel. Mas temos também a Universidade Paris VII – onde defendi minha tese de doutorado – a Universidade Paris Assas e a Biblioteca Sainte Geneviève. O bairro conta também com dois dos melhores e mais tradicionais liceus de Paris, Henri IV e Louis Le Grand.
Do ponto de vista geográfico, o termo Quartier Latin invade uma parte do sexto arrondissement, um dos bairros mais caros e elitistas da cidade. Aqui já estamos em pleno Saint Germain, mas muitas pessoas e publicações consideram que é ainda o Quartier Latin. Em termos de mercado imobiliário, um apartamento em volta do Jardin du Luxembourg, no boulevard Raspail, na rue d’Assas, em Saint Sulpice ou na pequena praça da rue Fürstemberg custa uma fortuna. O comércio desta região é sofisticado, lojas excelentes, hotéis de charme como o famoso L’Hôtel ou o mais simples Millésime Hôtel, um encantador 3 estrelas na rue Jacob.
Ao atravessar o boulevard Saint Michel para entrar no quinto arrondissement, as referências mudam e aí estamos realmente no Quartier Latin: região mais jovem, mais simples, mais barata e muito simpática. A visita do Panthéon é muito interessante e a rue Mouffetard é divertida (leia aqui). O Jardin des Plantes é uma excelente opção para um programa o dia inteiro com seus museus, seu zoo e seus jardins. No Quartier Latin temos temos muitos hotéis 2 ou 3 estrelas concentrados na rue des Écoles e em torno da rue Monge. Os estudantes encontram nesta área boas opções de restaurantes e baladas. Leia aqui.
E é no Quartier Latin que se encontra a turística e engraçada rua La Huchette. Leia aqui.
O apogeu da fama do Quartier Latin foi em torno dos anos 1967/1968 graças à efervescência intelectual e aos movimentos liderados por estudantes que mais tarde ficaram conhecidos como Geração 68. Hoje, ele não é mais o bairro que concentra as grandes novidades, mas continua sendo agradável e um dos destino turísticos do mundo inteiro.
Paris é toda interessante. Os lugares sofisticados e caros são só diferentes dos populares e mais baratos. A Goutte d’Or, o bairro africano de Paris é interessantíssimo e um dos mais inusitados.
Millésime hôtel: 15 rue Jacob 75006 Paris – www.millesimehotel.com
Leia também:
Conheça os apartamentos para alugar no Quartier Latin da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
255 Comentários
Flavia
Olá!!! Nao preciso nem comentar o quanto seu site é rico de informaçoes e o quanto vc é educada e prestativa com as pessoas. Parabéns!! Vc recebe diversos elogios toda hora, mas elogiar mais um pouquinho nunca é demais, né?!?! risos… Bem, também queria sua opinão sobre um hotel. Estamos indo agora na primeira semana de novembro. A cidade está lotada, entao esta sendo um pouco dificil encontrar vagas nos hoteis que estao indicados aqui no blog. Consegui vaga no Hotel Des Arenes,51 Rue Monge. Vc conhece? Fica em que bairro? É uma boa regiao?
Agradeço desde já a ajuda!!! Abcs
conexaoparis
Flavia
O hotel citado não o conheço mas o ponto é ótimo. No Quartier Latin. Se achou lugar, fique neste.
Helen
Ola! Ja tenho feito algumas pesquisas sim, mas muitos sites possuem nada ou pouquissima informacao a respeito. Lina, alguma dica?
Obrigada pela ajuda.
conexaoparis
Helen
Não vejo nada também. Viu o site da http://www.hec.fr/?
Helen
Olá!
Aproveitei a “região universitária” para levantar a minha dúvida: estou em busca de um curso de extensão/especialização em Paris de curta duração, no máximo 6 meses. Pesquiso arduamente mas só encontro nas áreas de hotelaria, gastronomia e moda. Para área que procuro (marketing/negocio/rh) só encontro de mestrado para cima. Tu tens ideia de onde encontro o que procuro? Muito obrigada e parabéns pelon Conexão – está nos meus favoritos, acesso diariamente.
Abraços!
mberutto
Helen, infelizmente, não saberia te ajudar com dicas sobre cursos de extensão. Você já entrou nos sites das principais universidades da França?
maria helena
lina, estou indo a paris no dia 20 de setembro, e normalmente faz frio em paris, mas pelo seu site, maravilhoso por sinal vejo que a temperatura oscila mais para o calor… assim, estou em duvida se devo levar roupa para frio ou nao, porque moro no nordeste e aqui friooo so menos de 24 graus.. obrigada
conexaoparis
Maria Helena
Traga mangas curtas e compridas + blusa de lã e trench coat.
Se chove esfria muito.
Ana Maria
Olá
Leio as vezes seu blog e gostaria de saber se vc tem conhecimento de qual seria o melhor hotel entre o Hotel de France rue Monge ou Timhotel Jardin des Plantes rue Linne. Nem que seja as localizações.
Seria de grande ajuda. obrigada
conexaoparis
Ana Maria
Já respondi esta questão em outro artigo.
Ana Paiva
Obrigada
Ana Paiva
Mais uma vez muito obrigada pela ajuda.
é que de facto as duvidas sao algumas, eu estive a pesquisar alguma informação durantes os últimos dias acerca de transporte de aeroporto beauvais ate paris e o unico que encontro seria a camioneta proporcionada pelo proprio aeroporto. O preço é de 15€ por trajecto será que não mais nenhuma empresa a fazer o trajecto mais barato?
Obrigada de novo
conexaoparis
Ana
Este aeroporto tem poucas opções. A única solução é pegar o ônibus que vai te deixar na periferia de Paris, na Porte Maillot.
Ana Paiva
Muito obrigada…
Já agora mais uma perguntinha 🙂 Qual será o melhor dia para se visitar o Louvre? Visto estar fechado ás terças e eu vou estar em Paris com o meu namorado de sábado a terça…
Obrigada
conexaoparis
Ana Paiva
Visite na segunda feira.
Ana Paiva
Olá vou para Paris no dia 10 de Set e estou com uma dúvida, na maioria dos sites oficiais dos museus ou igrejas dizem ser gratuitos para os jovens entre 18 e 25 anos residentes na UE, pelo menos é isto que consigo entender…realmente é assim que acontece? é que apenas dizem para mostrar a identificação. Tirem-me esta dúvida p.f.
Obrigada
conexaoparis
Ana Paiva
Quase todos os museus são gratuitos para menores de 26 anos de nacionalidade européia. Basta mostrar a carteira de identidade.