Saiba o que é e quais são as atrações da região de La Defense, um quase bairro de Paris.
| ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
La Defense
La Defense se situa no prolongamento da avenida Champs Élysées.
O seu arco do triunfo — chamado Grande Arche (clique aqui e veja nossa visita ao seu topo) — fecha a grande perspectiva que começa no Arco do Carrossel do Museu Louvre, passa pelo obelisco da Place de la Concorde e pelo Arco do Triunfo.
Durante muitos anos considerei o La Défense como um Paris em Negativo, um Não Paris.
Com o tempo minha relação com este futuro bairro parisiense amadureceu e hoje eu pego com prazer o metrô para flanar entre as obras de arte instaladas nos espaços pedestres.
Não esqueça seu SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Quais são as qualidades de La Défense?
. O La Défense é um imenso espaço somente para pedestres.
. O La Défense é um espaço arquitetural interessante e colado em Paris. Dentro em breve, com o projeto Grande Paris, este bairro será parisiense.
. O La Défense é um museu ao ar livre com 69 obras de arte espalhadas pelas praças e jardins.
. O La Défense é um bairro com uma grande atração comercial graças às suas 250 lojas situadas no prédio chamado CNIT e ao grande centro comercial Quatre Temps.
. O La Défense é uma região com uma infraestrutura de hotelaria de qualidade e mais barata que a dos bairros parisienses mais centrais. Clique aqui e veja muitas opções de ótimos hotéis em La Défense.
. Para finalizar, o La Défense representa um importante laboratório de experiência urbana, com a construção de um bairro inteiramente dedicado aos pedestres e toda circulação de carros e transportes públicos relegados ao sub-solo.
Estas qualidades tornaram o La Défense uma atração turística com 8.4 milhões de visitantes todos os anos.
Os guias turísticos do Conexão Paris vão te ajudar a organizar sua viagem.
Paris: 5 Roteitos, 4 Dias | Essencial Museu Louvre | Paris com Crianças | Essencial da Provence
La Defense x Paris
Enquanto planejamento urbano da periferia, o La Défense é um grande sucesso. A foto anterior é ilustrativa.
Todas as torres necessárias para acolher as sedes das empresas e organismos administrativos se instalaram no La Défense. Paris manteve sua característica principal com suas construções de no máximo 6 andares.
Minha reviravolta em relação ao La Défense começou com um comentário de um leitor do Conexão Paris que me disse que o La Défense representa o que gostaríamos de ver nas cidades brasileiras.
Lado a lado temos Paris com um gabarito baixo, prédios residenciais e serviços e, ao lado, uma área específica para os grandes edifícios e corporações (leia aqui).
Aliás, na época da construção do La Défense, o projeto era visto como uma mini-Brasília, uma Paris Paralela, uma cidade nova onde seriam concentradas as funções administrativas.
Hoje, o La Défense é também um bairro residencial – dotado de uma apelação de Eco Bairro – e os assalariados que trabalham nas torres convivem com os locais.
O La Défense possui também um polo universitário e seus estudantes estão em ligação direta com as empresas aí instaladas. A Universidade de Nanterre criou um grande campus na área e as grandes escolas ESSEC, EDC e IESEG aí se encontram.
| O QUE FAZER EM PARIS: DICAS PARA VOCÊ MONTAR SEU ROTEIRO |
Conclusão
Resumindo, conhecer o La Défense é um excelente programa para aqueles que já visitaram a Paris tradicional, a Paris do Barão Haussmann. E se hospedar no La Défense é uma maneira de conseguir tarifas mais baratas que as de Paris. No La Defense você encontra vários hotéis de 3 ou mais estrelas. Veja aqui.
O Centro Comercial Quatre Temps do La Défense fica aberto das 10h até 20h todos os dias da semana.
É possível visitar o topo do Grande Arco onde há um restaurante e temos vistas lindas, clique aqui e leia nosso artigo.
Como chegar:
Metrô linha 1, estação La Defense Grande Arche ou Esplanade de La Defense.
RER A, estação La Defense Grande Arche.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
30 Comentários
Cássia Barbosa Soares
Rodrigo, chegarei na Garre du Nord.
Obrigada
Cássia
Rodrigo Lavalle
Cássia, no subsolo da Gare du Nord pegue o metrô linha 4 (direção Montrouge) e vá até a estação Châtelet. Lá troque pela linha 1 (direção La Défense) e desça na estação La Défense.
Abraços.
Cássia Barbosa Soares
Rodrigo, boa tarde.
Chegarei de Bruxelas de Trem . Ficarei hospedada em La Dèfense. Vc podia me indicar qual linha de metro ou trem devo pegar? Obrigada. Abs
Cássia
Rodrigo Lavalle
Cássia, em qual estação de trem de Paris você chega?
Abraços.
Ricardo
Conheci LaDefense em 2012. Embora esteja longe de ser um dos meus lugares preferidos, ainda assim acho que vale a pena passar algumas horas por lá, nem que seja para observar o contraste arquitetônico com o resto da cidade. Tem algumas vistas bacanas, e uma certa familiaridade para quem, como eu, mora em SP.
rogerio
la Défense est majoritairement constituée d’immeubles de grande hauteur, regroupant principalement des bureaux (environ 3 millions de mètres carrés). La Défense est cependant un quartier mixte : elle accueille 600 000 m2
logo é no feminino nao estamos falando de um quarteirao
Josi Vicentin
Rodrigo, fiquei com dúvida sobre o espetáculo das águas ao pesquisar no site do Castelo de Versailles. Essa atração ocorre nas terças-feiras de outubro? Ou ocorre apenas aos sábados e domingos? Deixei uma terça-feira para visitar o castelo porque terei o Museum Pass.
Rodrigo Lavalle
Josi, são dois eventos diferentes: às terças-feiras acontece os Jardins Musicais (http://goo.gl/6eheFL) e aos finais de semana acontece o espetáculo Grandes Águas Musicais (http://goo.gl/Rrdntj). Nesses dias o acesso aos jardins é pago.
Laila
Em junho, estive em Paris pela segunda vez. Fiquei hospedada em La Défense e foi uma descoberta deliciosa. A área é muito agradável e arborizada, com uma vista linda da Champs Elysées. Confesso que, também, caí de amores por essa Paris não convencional. A cidade luz tem inúmeros encantos, além do circuito turístico tradicional. Adorei!!!
Josi Vicentin
Caros, tenho uma dúvida: é possível acessar todas as partes do Castelo de Versailles com o Paris Museum Pass? Com o passe, consigo evitar as filas? Ou é necessário comprar alguma entrada no site?
Outra dúvida: qual o melhor horário para chegar? Antes das 9h?
Muito obrigada!
Rodrigo Lavalle
Josi, o Museum Pass não dá acesso aos jardins do castelo nos dias de espetáculos das águas e dos Jardins Musicais (terças-feiras e finais de semana até o começo de novembro). Nesses dias você precisa comprar um ingresso avulso para os jardins.
Mesmo com o MP você terá que enfrentar a fila da entrada.
Leia esse artigo que cita os melhores horários para as visitas: https://www.conexaoparis.com.br/2015/02/18/quando-e-como-visitar-versailles/.
Mauricio Christovão
Gostei muito do La Défense, com seus espaços agradáveis para pedestres e obras de arte por toda parte. Os edifícios habitacionais me pareceram bastante acolhedores e se a pessoa trabalhar num dos prédios comerciais ali perto, seria perfeito. É uma “Paris-não Paris” que me agrada.
Cristiane Pereira
Conheci La Défense em 2010, com uma amiga francesa, passamos uma tarde lá, e fiquei agradavelmente surpresa porque, até então, só ouvira críticas à região. Achei tudo sensacional, a começar pelo protagonismo dado ao pedestre, coisa que me encanta e não existe no Brasil, onde o automóvel parece ter mais importância que um ser humano (e é super-valorizado socialmente). O conjunto dos prédios, o contraste com a arquitetura clássica de Paris e a ousadia da concepção urbanística são fantásticos. E os preços são melhores sim, inclusive no shopping, onde alguns produtos estavam mais baratos do que nas mesmas lojas do centro de Paris (pelo menos, quando eu fui, eram). É um passeio que eu recomendo muito, principalmente para quem vai ficar mais de 10 dias em Paris, para quem está retornando à cidade e para quem gosta de arquitetura e urbanismo.
Tarciane
Gosto muito do La Defense! Uma opção diferente para quem quer continuar em Paris. No por do sol, é legal tirar fotos do arco também. E, ao ir embora de metrô, ficar bem na frente do trem, que dá de frente para o Arco do Triunfo lá na frente. 🙂
Ah, aproveitando, vocês tem indicação de algum local que faça sobrancelhas na cidade? Estou morando desde a semana passada mas não sei de ninguém. ..
Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Tarciane, não conhecemos ninguém.
Abraços.