Saiba o que é e quais são as atrações da região de La Defense, um quase bairro de Paris.
| ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
La Defense
La Defense se situa no prolongamento da avenida Champs Élysées.
O seu arco do triunfo — chamado Grande Arche (clique aqui e veja nossa visita ao seu topo) — fecha a grande perspectiva que começa no Arco do Carrossel do Museu Louvre, passa pelo obelisco da Place de la Concorde e pelo Arco do Triunfo.
Durante muitos anos considerei o La Défense como um Paris em Negativo, um Não Paris.
Com o tempo minha relação com este futuro bairro parisiense amadureceu e hoje eu pego com prazer o metrô para flanar entre as obras de arte instaladas nos espaços pedestres.
Não esqueça seu SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Quais são as qualidades de La Défense?
. O La Défense é um imenso espaço somente para pedestres.
. O La Défense é um espaço arquitetural interessante e colado em Paris. Dentro em breve, com o projeto Grande Paris, este bairro será parisiense.
. O La Défense é um museu ao ar livre com 69 obras de arte espalhadas pelas praças e jardins.
. O La Défense é um bairro com uma grande atração comercial graças às suas 250 lojas situadas no prédio chamado CNIT e ao grande centro comercial Quatre Temps.
. O La Défense é uma região com uma infraestrutura de hotelaria de qualidade e mais barata que a dos bairros parisienses mais centrais. Clique aqui e veja muitas opções de ótimos hotéis em La Défense.
. Para finalizar, o La Défense representa um importante laboratório de experiência urbana, com a construção de um bairro inteiramente dedicado aos pedestres e toda circulação de carros e transportes públicos relegados ao sub-solo.
Estas qualidades tornaram o La Défense uma atração turística com 8.4 milhões de visitantes todos os anos.
Os guias turísticos do Conexão Paris vão te ajudar a organizar sua viagem.
Paris: 5 Roteitos, 4 Dias | Essencial Museu Louvre | Paris com Crianças | Essencial da Provence
La Defense x Paris
Enquanto planejamento urbano da periferia, o La Défense é um grande sucesso. A foto anterior é ilustrativa.
Todas as torres necessárias para acolher as sedes das empresas e organismos administrativos se instalaram no La Défense. Paris manteve sua característica principal com suas construções de no máximo 6 andares.
Minha reviravolta em relação ao La Défense começou com um comentário de um leitor do Conexão Paris que me disse que o La Défense representa o que gostaríamos de ver nas cidades brasileiras.
Lado a lado temos Paris com um gabarito baixo, prédios residenciais e serviços e, ao lado, uma área específica para os grandes edifícios e corporações (leia aqui).
Aliás, na época da construção do La Défense, o projeto era visto como uma mini-Brasília, uma Paris Paralela, uma cidade nova onde seriam concentradas as funções administrativas.
Hoje, o La Défense é também um bairro residencial – dotado de uma apelação de Eco Bairro – e os assalariados que trabalham nas torres convivem com os locais.
O La Défense possui também um polo universitário e seus estudantes estão em ligação direta com as empresas aí instaladas. A Universidade de Nanterre criou um grande campus na área e as grandes escolas ESSEC, EDC e IESEG aí se encontram.
| O QUE FAZER EM PARIS: DICAS PARA VOCÊ MONTAR SEU ROTEIRO |
Conclusão
Resumindo, conhecer o La Défense é um excelente programa para aqueles que já visitaram a Paris tradicional, a Paris do Barão Haussmann. E se hospedar no La Défense é uma maneira de conseguir tarifas mais baratas que as de Paris. No La Defense você encontra vários hotéis de 3 ou mais estrelas. Veja aqui.
O Centro Comercial Quatre Temps do La Défense fica aberto das 10h até 20h todos os dias da semana.
É possível visitar o topo do Grande Arco onde há um restaurante e temos vistas lindas, clique aqui e leia nosso artigo.
Como chegar:
Metrô linha 1, estação La Defense Grande Arche ou Esplanade de La Defense.
RER A, estação La Defense Grande Arche.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
30 Comentários
Ivine Honorato
Consigo chegar na La Defense usando um ticket simples de transporte? Ou tenho que comprar o Mobilis que é ilimitado e vale para a zona 1-2?
Rodrigo Lavalle
Ivine, se você pegar a linha 1 do metrô poderá usar o ticket comum que custa 1,90 euros.
Yasmin
La Defense vale a pena no domingo? Ou segue fechada que nem o resto de Paris?
Obrigada!!
Rodrigo Lavalle
Yasmin, tanto o Grande Arco (e seu terraço) quanto o shopping center ficam abertos aos domingos.
Pedro
O que comprar mais em conta? No shopping de lá defense
Rodrigo Lavalle
Pedro, os preços nesse shopping são equivalentes aos preços das lojas em Paris. Lojas mais baratas que existem nele são a Uniqlo e a H&M.
Pedro
Oi, estou indo agora em abril.Qual temperatura? É bom levar casaco?
Rodrigo Lavalle
Pedro, em abril as temperaturas vão de 6 a 16 graus. Não há necessidade de casacos pesados. A combinação camisa + suéter + casaco leve é suficiente. Traga roupas de meia estação, nem leves nem pesadas. Leia esse artigo que fala sobre como se vestir na primavera em Paris. Antes de fazer as malas pesquise a previsão do tempo para Paris nesse site: http://goo.gl/jLPh.
Elenir
Boa tarde, Rodrigo.
Ficarei hospedada próximo ao Bv St Germain. Entendi que posso pelar o metrô pats La Défense na Estação Chatelet. Estou certa?
Para ir à Deauville, como faço? Tem trem direto? Qto tempo de viagem? Será que vale ir no final de março?
Muito Obrigada
Rodrigo Lavalle
Elenir, sim, na estação Châtelet você pega o metrô linha 1 que vai até La Défense.
O trem para Deauville sai de Paris da Gare Saint Lazare. A viagem dura cerca de 2 horas. Você deve pegar o trem com destino à Trouville-Deauville. Clique aqui para pesquisar preços e comprar sua passagem com antecedência.
Dexter
Olá! Recomenda La Defense para moradia? Segurança? Opções de lazar? Irei trabalhar próximo à Champs Elysees, pelo que observei teria metrô direto para a estação Argentine. Abraços.
Rodrigo Lavalle
Dexter, La Défense é uma região de escritórios, não sei lhe informar sobre as condições para moradia. Realmente para quem vai trabalhar em Argentine é bem prático e mais econômico que morar em Paris.
Abraços
VITOR HUGO RINTER
Fomos ao La Défense neste último mês de setembro, exatamente por causa deste post. Nesta nossa quarta viagem a Paris, procuramos lugares diferentes, onde nunca fomos anteriormente. E este é realmente diferente. Nada parisiense, diga-se de passagem. Mas interessante, como novidade. Caminhamos muito por lá, ao passar pelo Grande Arche, o Arco do Triunfo modernoso, aquele imenso espaço de circulação, com algumas obras bem contemporâneas. O defeito: poucos bancos para sentar por ali, vegetação quase inexistente, sem árvores, era outono mas se apresentava um sol forte, imagino no verão, não deve ser agradável ficar por ali. Mas valei, como curiosidade. Mas edifícios e espaços amplos, já temos em outras cidades. Paris, sinceramente, eu a prefiro como a conheci a primeira vez, e como está até hoje, fora do La Défense.