No final do século XIX o vinho produzido na França chegava em Bercy, na região leste de Paris, pelo Sena.
Em seguida ele era engarrafado, estocada e vendido pelos comerciantes instalados nestes galpões. A partir de 1960, para garantir a qualidade, os produtores resolveram engarrafar o vinho no local de produção. Aos poucos Bercy foi fechando suas portas até o desaparecimento total dos seus comerciantes.
Surgiu neste espaço um novo bairro, com apartamentos, escritórios e um parque de 13 hectares. Os antigos galpões foram restaurados e os trilhos preservados. Hoje Bercy Village é um passeio agradável para aqueles que já conhecem o Paris turístico e procuram novidades.
Nos galpões restaurados hoje temos bares, lojas e restaurantes.
Eu estive neste novo bairro anteontem, para um almoço com uma outra blogueira brasileira/parisiense.
Adélia do Pedalando em Paris à direita.
Foi ótimo. Uma conversa em português em torno de pratos típicos franceses e duas taças de um bom bordeaux.
Quero ainda mostrar para vocês a linha 14 do metrô parisiense. Ela acabou de ser construída e é completamente diferente das outras. O cais é protegido por este muro de vidro que impede toda tentativa de suicídio.
Nesta foto o metrô acabou de chegar e as portas da barreira e as do metrô vão se abrir simultaneamente. Outro detalhe, esta linha não tem condutor. Eu nunca pego o primeiro vagão porque fico com a impressão de estar em um trem fantasma de um parque de atrações.
Bercy Village – estação Saint Emilion da linha 14.
As duas primeiras fotos são do site: www.parisenimages.fr
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
141 Comentários
Fernanda
Nossa gente (Lina, Aurea, Sueli, Roberto e Beth)….fiquei tao feliz de abrir o post hoje e ver todas essas respostas….vcs sao muito atenciosos e dispostos a ajudar…..to cada vez mais apaixonada por este blog, entro todos os dias, leio todos os posts e todos os comentarios…..
como disse Montenegro em um comentario: ” A frieza e a indiferenca passam longe da confraria CP”!
Muito obrigada pelas dicas, de coraçao!
Lina, ja comprei os dois guias, inclusive os recebi semana passada! amei, muito praticos, tao pequenos quanto um passaporte, mas com dicas valiosas!
A mudança de bairro ja está certa..rsss….só estou ainda na duvida dos hoteis….pelo booking encontrei algúns com boas resenhas (confio muito nas resenhas do booking) a preços acessíveis (Stella Etoile, Best Western Elysees Bassano, Chambellan Morgane), mas nao resisti e fiz reserva no Pavillon des Lettres, como sugeriu a Lina, em um post……achei um pouco caro, comparando com os outros citados acima, ja q estou pagando a viagem pra mim e pra minha irmã, 1 mes em Paris é salgado!
A duvida é:
1- continuo com esse hotel, que, apesar de mais caro, é tudo de bom….
2- escolho um dos outros hoteis acima (proximos ao arco), mais baratos, mas com boas resenhas no booking..ou até mesmo o “best western a la villa des artistes” (aquele q minha amiga reservou, perto da estaçao Vavin)..
3- alugo um apartamento!!!
Muito obrigada colegas!
conexaoparis
Fernanda
Se estiver caro, troque. Você tem tantas opçoes!
Todos estão muito bem localizados. Este aspecto está resolvido.
Escolha agora o mais barato.
Aurea Costa
Fernanda,
Procuro tambem ficar cada vez em uma região. Das ultimas vezes fiquei perto do Arco (Hotel Princesse Caroline ~Rue de Troyon), no Mercure perto da Tour Eiffel e por ultimo no Hotel de Suez (Boulevard S. Michel , no Quartier Latin) . Assim vai se conhecendo as regiões e pontos turisticos.
Sueli OVB
FERNANDA,
Comungo com a sua idéia de mudar de bairro.
Veja esse post que escrevi para a o Conexão Paris: https://www.conexaoparis.com.br/2010/11/01/a-rue-vignon/
Abraço e boa sorte na sua escolha, que julgo ser uma coisa muito pessoal.
Fernanda
Roberto, voce falou tudo! todos deveriam seguir essa linha de pensamento…. agradeço novamente…abçs
Fernanda
Roberto,
tudo bem? concordo com voce, apesar de eu sentir vontade de ficar nos mesmos lugares, tb acho que, como “morador”, acabamos descobrindo coisas muito interessantes daquele bairro…..
eu por ex, quando me hospedei em bercy, conheci muito bem o bairro, e frequentava suas redondezas todos os dias, enquanto, quase não frequentei a região do arco do triunfo….e sei q, se estivesse hospedada em outro bairro, nunca passaria tanto tempo em bercy tb….por isso q concordo q vale mesmo explorar outras regioes…..ja tirei da minha cabeça a ideia de ficar novamente em bercy (mas é claro q vou visita-la, pois sinto saudades..rs)
Obrigada, vc e a Beth ajudaram a acalmar minha ansiedade pela escolha do bairro….rs
abçs
Fernanda
oi Beth, ela reservou um que se chama best western a la villa des artistes, perto da estaçao de metro vavin, na 9, rue de la grande chaumiere….o q vc acha do local? melhor ela trocar? obrigada, Fernanda.
conexaoparis
Fernanda
Entrando na conversa, a rue da la grande chaumière é uma delícia. Famosa porque nela está uma escola de desenho e pintura que foi frequentada por grandes artistas.
Eu adoro este ponto entre Montparnasse e Saint Germain.
Roberto Moita
Fernanda,
Eu me minha esposa fomos três vezes a Paris e sempre mudamos de região. A primeira ficamos na Etoile, a segunda Saint-Germain-de-Pres e a terceira na Place de Republic. Recomendo essa variedade pois em cada região respira-se outra Paris.
Sem contar que você parte para explorar e cidade, a pé naturalmente, a partir de um lugar diferente e isso é muito estimulante.
A gente sempre termina descobrindo cafés , restaurantes , lojinhas , pracinhas, etc daquela região, mesmo que em outra viagem tenhamos passado por lá. É que como “morador” você olha com mais pausa pro seu
“bairro” !
Recomendo voce cotejar Saint-Germain-De-Pres por ser jovial e cult se lhe interessa lugares assim !
conexaoparis
Roberto
Isto mesmo.
Também já morei em vários bairros em Paris. Quando cheguei em 1983 morei atrás da torre Montparnasse. Depois mudei para rue Pierre Nicole perto do jardin du Luxembourg.
Mais tarde, enquanto meu apartamento do Marais estava em reformas, morei do lado dos sex shops de Pigale.
E hoje moro atrás da Opera Garnier.
Por isso conheço Paris melhor que certos amigos parisienses que nunca sairam do bairro onde nasceram.
Beth
Fernanda
Sua amiga reservou hotel na rue Vavin ou perto da estação do Metro com o mesmo nome?
Aquela região (boulevard Montparnasse) é limite entre Montparnasse e Saint Germain. Não é uma região turítica mas também não é muito bonita.
Melhor checar antes!
Abs.
conexaoparis
Beth
Discordo totalmente de você. Risos.
A rue Vavin é considerada nobre e esta região é uma das mais caras de Paris.
O boulevard Raspail é área para lá de nobre, sua arquitetura maravilhosa.
E graças à Deus não é turística. Encontramos mais parisienses do que turistas.
O Lutétia está pertinho do metro Vavin.
Fernanda
Beth,
estou procurando hoteis ao redor do arco, nessas avenidas mesmo….agradeço a sugestao e vou segui-la! Depois escrevo a experiencia aqui…
Vc sabe se a regiao do Jardin du Luxembourg, proximo ao metro Vavin é legal para se hospedar? Uma amiga reservou um hotel la, e como a reserva pode ser cancelada a qualquer momento, ela gostaria de saber se vale a pena mudar também pra regiao q estou procurando, apesar de irmos em epocas diferentes….(nota: a intençao dela tb é fugir de multidao de turistas, ficando num bairro lindo, com variedade de opçoes de lazer e tranquilo)…..
Obrigada novamente! abçs, Fernanda.
conexaoparis
Fernanda
Leia o meu comentário discordando da Beth.
A área do metro Vavin é excelente. Aristocrática e bonita. Totalmente parisiense. Longe dos turistas e perto de vários pontos importantes da cidade.
Beth
Fernanda
É fácil!
Olha o mapa de Paris, procure o Arco do Triunfo.
A região em volta é dividida entre os 3 arrondissements.
Local lindo, com ruas e avenidas bonitas, bons cafés e bistrots.
Fuja do Champs Elysées, movimentado e comercial demais…
Mas as ruas e avenidas em volta são deliciosas…
Abs.