No final do século XIX o vinho produzido na França chegava em Bercy, na região leste de Paris, pelo Sena.
Em seguida ele era engarrafado, estocada e vendido pelos comerciantes instalados nestes galpões. A partir de 1960, para garantir a qualidade, os produtores resolveram engarrafar o vinho no local de produção. Aos poucos Bercy foi fechando suas portas até o desaparecimento total dos seus comerciantes.
Surgiu neste espaço um novo bairro, com apartamentos, escritórios e um parque de 13 hectares. Os antigos galpões foram restaurados e os trilhos preservados. Hoje Bercy Village é um passeio agradável para aqueles que já conhecem o Paris turístico e procuram novidades.
Nos galpões restaurados hoje temos bares, lojas e restaurantes.
Eu estive neste novo bairro anteontem, para um almoço com uma outra blogueira brasileira/parisiense.
Adélia do Pedalando em Paris à direita.
Foi ótimo. Uma conversa em português em torno de pratos típicos franceses e duas taças de um bom bordeaux.
Quero ainda mostrar para vocês a linha 14 do metrô parisiense. Ela acabou de ser construída e é completamente diferente das outras. O cais é protegido por este muro de vidro que impede toda tentativa de suicídio.
Nesta foto o metrô acabou de chegar e as portas da barreira e as do metrô vão se abrir simultaneamente. Outro detalhe, esta linha não tem condutor. Eu nunca pego o primeiro vagão porque fico com a impressão de estar em um trem fantasma de um parque de atrações.
Bercy Village – estação Saint Emilion da linha 14.
As duas primeiras fotos são do site: www.parisenimages.fr
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
141 Comentários
FÁTIMA
CURIOSIDADE: VC É ESTA LOIRA AO LADO DE ADÉLIA NA FOTO, LINA?
Cláudia Oiticica
Maria Lina,concordo inteiramente com você quando diz que Bercy Village é para aqueles que procuram novidades fora do circuito turístico tradicional,que é o meu caso.Algum tempo atrás,almocei lá ,exatamente no restaurante que aparece na foto, da cadeia Hippopotamus.Como era domingo , o local estava cheio de crianças,pais,avós.Tudo muito familiar, a grande maioria de franceses.Adorei ter conhecido,mas não penso em voltar,já que a Paris dos “turistas¨ tem muito mais encanto.Aproveitei também para conhecer o Parque de Bercy e a Cinemateca Francesa e vi a escultura que Oscar Niemeyer doou à cidade de Paris que simboliza uma mão aberta oferecendo uma flor.
Maria Teixeira
Lina, que legal poder ti conhecer…Seus seguidores agora vão andar por Paris, tentando ti encontrar!
conexaoparis
Patrícia
Lojas abertas todos os dias de 11 a 21 horas.
Bares e restaurantes abertos até 2 da manhã.
Patricia Cunha
Lina, adorei te ver. Estou viciada em teu blog. Recomdarías algum dia da semana em especial para conhecer esse bairro? As coisas fecham ao final de semana?
conexaoparis
Édia
Todos já estão dando descontos.
Galerias Lafayette está com descontos de 50%.
ÉDIA LUCIA
Lina, é costume dos franceses darem descontos quando há uma baixa no mercado como está acontecendo com essa crise?
Um abraço
ze ricardo
Otima dica!!!
quando estiver la no final do ano, vou neste bairro nem que seja para andar neste metro…
Abraços e parabens pelo site.
Vanesa Santos
Adélia,
Ano que vem pretendo ir novamente à Paris e um dos lugare s que pretendo conhecer é este bairro. Achei super charmoso! Obrigada pelas informações ! Visitarei o seu blog brevemente. Grande abraço.
Patrícia Venturini
Bercy é mais interessante e charmosa do que eu imaginava, futuramente incluirei em meus planos! Quanto aos metrôs de Paris, os adoro apesar de tudo. Já presenciei umas duas ocasiões em que anunciaram “acidente grave” (quem diria que alguém pode pensar em suicídio em Paris?)