Bastille é um nome hiper conhecido dos turistas e por isso mesmo sentimos a necessidade de detalhar para vocês o que este termo descreve.
Bastille é uma praça e ao mesmo tempo faz referência à uma grande região parisiense que engloba várias subregiões.
1 – Características gerais
. Nestes últimos anos a Bastille mudou muito. Cada vez mais fashion, mas ainda popular. Cada vez mais conhecida e chic, mas ainda reduto de parisienses sem fortuna. Cada vez mais internacional, sobretudo após o triste evento “Je suis Charlie”, mas sem perder seu caráter. Cada vez mais gastronômica com novos endereços na crista da onda, mas guardando ainda pequenos bistrôs bem franceses.
. A região Bastille se encontra na nossa classificação dos bairros de Paris. Nós a incluímos na categoria área intermediária. Nossa classificação tem por objetivo ajudá-los na questão “onde se hospedar”. A área intermediária reagrupa as regiões que possuem uma mistura de vida turística e vida local. O legal de se hospedar nelas é poder viver um pouco da vida de bairro. Se vocês forem um pouquinho animados poderão ir a pé até a maior parte dos pontos turísticos, caso contrário terão que usar o metrô (leiam nossa classificação aqui).
. Em termos de meios de transporte, a Bastille é muito bem posicionada. O bairro está situado entre duas grandes estações de metrô – République e Bastille – e é servido por 5 linhas – 1, 3, 5, 8, 9 – que se cruzam nestas duas estações. Na lista das grandes estações abertas a noite toda para o réveillon, Bastille e République estão entre elas.
. Bastille é sem dúvida um bairro símbolo de Paris e contribui para caracterizar a cidade. No filme Paris Je t’aime, que retraça Paris através do olhar de vários diretores, a Bastille é descrita por Isabel Coixet e se situa no mesmo pé de igualdade com Montmartre, Pigalle, Tour Eiffel, Quartier Latin e outros.
2 – Características históricas e particulares
Quando dizemos Bastille estamos nos referindo ao 11ème distrito de Paris e também à Praça Bastille, o ponto de referência de toda a área.
. A Praça Bastille é símbolo da esquerda francesa. É desta praça que saem todos os movimentos sindicais, sobretudo os desfiles do 1° de maio; é nela que são organizados, pela prefeitura da cidade, os bailes populares do calendário francês como o baile do 14 de julho; ela é o ponto de partida de várias práticas ou manifestações sociais como o passeio semanal dos clubes de rollers, das manifestações gays e do desfile chamado Techno Parade cujo objetivo é reivindicar a existência da cultura eletrônica.
. A praça Bastille possui dois monumentos parisienses.
A Colonne de Juillet situada no seu centro da praça. Lá estão enterrados alguns combatentes patrióticos e algumas múmias egípcias perdidas na Europa (leiam aqui).
E a Opéra Bastille, uma obra construída durante o mandato de Mitterand. Esta ópera possui uma excelente acústica e um dispositivo de tradução simultânea projetado em uma tela colocada ao lado do palco. Este dispositivo é essencial para a compreensão dos espetáculos. Em artigos sobre a Paris ideal, os jornalistas franceses costumam classificar a Opéra Bastille na lista “monumentos horrendos que deveriam ser destruídos”. Esqueçam o lado estético e entrem na loja da Opéra. Lá encontraram um potinho de mel das colméias situadas nos telhados das Opéras de Paris. Uma lembrança da cidade para os amigos.
. A praça Bastille possui inúmeros restaurantes e brasseries. Mas nós preferimos os endereços que se encontram não na praça mesmo, mas em uma pequena rua colada à praça e que se chama Rue de la Bastille. Entre eles sugerimos a Brasserie Bofinger, o mais antigo bar-brasserie de Paris, com uma maravilhosa cúpula decorada. 5 rue de la Bastille (clique aqui para reservar uma mesa no Bofinger).
. O bairro Bastille, o 11ème distrito de Paris, possui um grande atrativo, a oferta variada de restaurantes de qualidade, de bares animados e uma vida noturna jovem e boêmia. Grande parte dos novos e hypados restaurantes gastronômicos de chefes jovens e pouco conhecidos estão nesta região. Eles coexistem com bistrôs antigos e tradicionais que ainda hoje atraem turistas e locais. O mais famoso desses novos restaurantes gastronômicos é o Septime, dono de uma estrela Michelin e preferido de Beyoncé. Apesar de toda fama e glória, sua decoração, ambience e staff são descontraídos e simples. Tradução perfeita do que o 11° arrondissement é hoje: cool sem ser blasé, antenado sem ser esnobe (leiam aqui todas as dicas deste bairro).
3- O bairro Bastille possui também outros atrativos:
.. a famosa feira do boulevard Richard Lenoir que funciona todas quintas e domingos das 7h até 13h e vende produtos extraordinários (leiam aqui).
.. o Mercado Aligre, na realidade um mercado coberto chamado Marché Beauvau, situado na praça Aligre; o mercado Aligre é também uma feira ao ar livre com barraquinhas na rua e praça Aligre e barraquinhas de antiguidades/brechós ocupando a parte central da praça. E em torno da praça e ruas adjacentes temos vários bares e restaurantes simpáticos (leiam nosso artigo sobre o Mercado aqui).
.. O Porto Fluvial de Paris de onde saem os passeios de barco pelo Canal Saint Martin. Nos dias ensolarados, o café e os jardins desta marina são agradáveis e merecem a visita. E se você nunca ouviu falar nos passeios de barco pelo canal (leiam nosso artigo aqui).
.. O bairro possui hotéis mais baratos que os situados em regiões mais centrais e mais nobres. Entre eles já citamos o Bastille Hostel, um albergue com quartos privativos e comuns (leiam aqui), Hotel de Metallos, um duas estrelas com quartos pequenos mas limpos e corretos (leiam aqui), Campanile Bastille, com quarto pequeno, limpo, cama confortável, atendimento cordial e excelente café da manhã (leiam aqui), Hotel Albergue Flora, um 3 estrelas onde o hóspede se sente à vontade, como se estivesse em casa (vejam aqui). Aqui nós citamos alguns hotéis Ibis em várias regiões de Paris, inclusive na Bastille.
.. O bairro possui também a Promenade Plantée e o Viaduc des Arts. Atrás da Opéra se encontra um jardim suspenso de 4.5 km e chamado Promenade Plantée. Abaixo deste jardim, no nível da rua, temos uma série de lojas ocupadas por atividades ligadas ao artesanato francês. As lojas e o jardim estão localizadas em antiga linha férrea restauradas e reocupadas desta forma. O Viaduc des Arts não se tornou o sucesso esperado, mas oferece à população um local para atividades esportivas com a Promenade Plantée (leiam artigo aqui).
Resumindo, Bastille é um bairro agradável, jovem, bem parisiense. Pense nisto quanto for escolher seu hotel.
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
40 Comentários
sandro
estou a reservar o HOTEL L ANTOINE, endereço : 12 rue de charonne, 75011, vou estar em familia, com 2 crianças, o local , é seguro, e confiavél. obrigado
Rodrigo Lavalle
Sandro, sim, o local é seguro. Ele fica na região descrita no artigo acima.
Renata Lanza
Bom dia Rodrigo achamos um novotel em frente a gare de lyon vc acha que vale a pena, é uma regiao tranquila ? Temos tb a opcao do novotel montparnasse na gare de lá tb?! Qual seria o melhor. Parabens pelo blog e muito obrigada pela disponibilidade.
Rodrigo Lavalle
Renata, o entorno da Gare Montparnasse é mais simpático que o da Gare de Lyon. Clique aqui e leia nosso artigo sobre as vantagens de se hospedar em Montparnasse. Porém eu acho mais interessante ficar próximo a Gare de Lyon porque lá passa a linha 1 do metrô que é super prática para o turista.
Renata
Preciso de ajuda.
Acabei de reservar um apto e estou insegura.
Estou indo apenas eu e minha filha de 17 anos, como é andar a noite? É perigoso?
Me ajudem.
Rodrigo Lavalle
Renata, o bairro é seguro e movimentado, não se preocupe.
Denir Mendes
Adorei essa reportagem! Muito boa! Merci!
Rodrigo Lavalle
Denir, agradecemos!
Patricia Reigota
Lina e turma. Estivemos em Paris por 16 dias, passamos Natal e réveillon agora em 2016. E nos hospedamos neste bairro, mais precisamente na richard lenoir, nesse período, paris está bem cheia, essa é a 3 vez que fomos. Realmente, amei ficar no 11 arrondissemant. Foi a melhor estadia, pela manhã íamos tomarvafe nas boulangeries, da região. Caminhamos muito a pé, apesar do frio. Foi sensacional ….. quem quer viver uma experiência mais francesa, recomendo . Obrigada pelo seu blog. Um abraço, Patricia
Rodrigo Lavalle
Patrícia, obrigado pelo coment&ario.
Patrícia, obrigado pelo retorno.
Lia Jardim Rodrigues
Oi!!.Estou me preparando uma nova viagem em breve e sentindo muita falta de um Conexão outros países!!! As dicas e os serviços de vocês foram excelentes e hoje indico para todos os meus amigos que vão pra Paris.Inclusive os tours! Quem sabe vocês não se associam com outros e criam um Conexão Europa!!! A gente ia amar!!
Rodrigo Lavalle
Lia, agradecemos a audiência e confiança!
Fernando Malheiros
Adoramos ficar nesta região. Há fácil acesso a toda a cidade, com as várias linhas de metrô. Há muitos restaurantes na região, com todos os preços e gostos. Há poucos passos da Bastilha tem a Place des Voges, meu canto preferido de Paris. Ficamos no Citadines Hotel, na Richard Lenoir. É uma ótima opção para quem vai com crianças, pois os quartos têm cozinha e sala separados do quarto. A feira é um caso à parte… fantástica
jose carlos capella
Meu bairro preferido em Paris, hospedagem mais econômica, as feiras, bares e restaurantes, recantos bucólicos, o melhor para quem deseja um ambiente mais tranquilo e bem localizado para os descolamentos.