Bastille é um nome hiper conhecido dos turistas e por isso mesmo sentimos a necessidade de detalhar para vocês o que este termo descreve.
Bastille é uma praça e ao mesmo tempo faz referência à uma grande região parisiense que engloba várias subregiões.
1 – Características gerais
. Nestes últimos anos a Bastille mudou muito. Cada vez mais fashion, mas ainda popular. Cada vez mais conhecida e chic, mas ainda reduto de parisienses sem fortuna. Cada vez mais internacional, sobretudo após o triste evento “Je suis Charlie”, mas sem perder seu caráter. Cada vez mais gastronômica com novos endereços na crista da onda, mas guardando ainda pequenos bistrôs bem franceses.
. A região Bastille se encontra na nossa classificação dos bairros de Paris. Nós a incluímos na categoria área intermediária. Nossa classificação tem por objetivo ajudá-los na questão “onde se hospedar”. A área intermediária reagrupa as regiões que possuem uma mistura de vida turística e vida local. O legal de se hospedar nelas é poder viver um pouco da vida de bairro. Se vocês forem um pouquinho animados poderão ir a pé até a maior parte dos pontos turísticos, caso contrário terão que usar o metrô (leiam nossa classificação aqui).
. Em termos de meios de transporte, a Bastille é muito bem posicionada. O bairro está situado entre duas grandes estações de metrô – République e Bastille – e é servido por 5 linhas – 1, 3, 5, 8, 9 – que se cruzam nestas duas estações. Na lista das grandes estações abertas a noite toda para o réveillon, Bastille e République estão entre elas.
. Bastille é sem dúvida um bairro símbolo de Paris e contribui para caracterizar a cidade. No filme Paris Je t’aime, que retraça Paris através do olhar de vários diretores, a Bastille é descrita por Isabel Coixet e se situa no mesmo pé de igualdade com Montmartre, Pigalle, Tour Eiffel, Quartier Latin e outros.
2 – Características históricas e particulares
Quando dizemos Bastille estamos nos referindo ao 11ème distrito de Paris e também à Praça Bastille, o ponto de referência de toda a área.
. A Praça Bastille é símbolo da esquerda francesa. É desta praça que saem todos os movimentos sindicais, sobretudo os desfiles do 1° de maio; é nela que são organizados, pela prefeitura da cidade, os bailes populares do calendário francês como o baile do 14 de julho; ela é o ponto de partida de várias práticas ou manifestações sociais como o passeio semanal dos clubes de rollers, das manifestações gays e do desfile chamado Techno Parade cujo objetivo é reivindicar a existência da cultura eletrônica.
. A praça Bastille possui dois monumentos parisienses.
A Colonne de Juillet situada no seu centro da praça. Lá estão enterrados alguns combatentes patrióticos e algumas múmias egípcias perdidas na Europa (leiam aqui).
E a Opéra Bastille, uma obra construída durante o mandato de Mitterand. Esta ópera possui uma excelente acústica e um dispositivo de tradução simultânea projetado em uma tela colocada ao lado do palco. Este dispositivo é essencial para a compreensão dos espetáculos. Em artigos sobre a Paris ideal, os jornalistas franceses costumam classificar a Opéra Bastille na lista “monumentos horrendos que deveriam ser destruídos”. Esqueçam o lado estético e entrem na loja da Opéra. Lá encontraram um potinho de mel das colméias situadas nos telhados das Opéras de Paris. Uma lembrança da cidade para os amigos.
. A praça Bastille possui inúmeros restaurantes e brasseries. Mas nós preferimos os endereços que se encontram não na praça mesmo, mas em uma pequena rua colada à praça e que se chama Rue de la Bastille. Entre eles sugerimos a Brasserie Bofinger, o mais antigo bar-brasserie de Paris, com uma maravilhosa cúpula decorada. 5 rue de la Bastille (clique aqui para reservar uma mesa no Bofinger).
. O bairro Bastille, o 11ème distrito de Paris, possui um grande atrativo, a oferta variada de restaurantes de qualidade, de bares animados e uma vida noturna jovem e boêmia. Grande parte dos novos e hypados restaurantes gastronômicos de chefes jovens e pouco conhecidos estão nesta região. Eles coexistem com bistrôs antigos e tradicionais que ainda hoje atraem turistas e locais. O mais famoso desses novos restaurantes gastronômicos é o Septime, dono de uma estrela Michelin e preferido de Beyoncé. Apesar de toda fama e glória, sua decoração, ambience e staff são descontraídos e simples. Tradução perfeita do que o 11° arrondissement é hoje: cool sem ser blasé, antenado sem ser esnobe (leiam aqui todas as dicas deste bairro).
3- O bairro Bastille possui também outros atrativos:
.. a famosa feira do boulevard Richard Lenoir que funciona todas quintas e domingos das 7h até 13h e vende produtos extraordinários (leiam aqui).
.. o Mercado Aligre, na realidade um mercado coberto chamado Marché Beauvau, situado na praça Aligre; o mercado Aligre é também uma feira ao ar livre com barraquinhas na rua e praça Aligre e barraquinhas de antiguidades/brechós ocupando a parte central da praça. E em torno da praça e ruas adjacentes temos vários bares e restaurantes simpáticos (leiam nosso artigo sobre o Mercado aqui).
.. O Porto Fluvial de Paris de onde saem os passeios de barco pelo Canal Saint Martin. Nos dias ensolarados, o café e os jardins desta marina são agradáveis e merecem a visita. E se você nunca ouviu falar nos passeios de barco pelo canal (leiam nosso artigo aqui).
.. O bairro possui hotéis mais baratos que os situados em regiões mais centrais e mais nobres. Entre eles já citamos o Bastille Hostel, um albergue com quartos privativos e comuns (leiam aqui), Hotel de Metallos, um duas estrelas com quartos pequenos mas limpos e corretos (leiam aqui), Campanile Bastille, com quarto pequeno, limpo, cama confortável, atendimento cordial e excelente café da manhã (leiam aqui), Hotel Albergue Flora, um 3 estrelas onde o hóspede se sente à vontade, como se estivesse em casa (vejam aqui). Aqui nós citamos alguns hotéis Ibis em várias regiões de Paris, inclusive na Bastille.
.. O bairro possui também a Promenade Plantée e o Viaduc des Arts. Atrás da Opéra se encontra um jardim suspenso de 4.5 km e chamado Promenade Plantée. Abaixo deste jardim, no nível da rua, temos uma série de lojas ocupadas por atividades ligadas ao artesanato francês. As lojas e o jardim estão localizadas em antiga linha férrea restauradas e reocupadas desta forma. O Viaduc des Arts não se tornou o sucesso esperado, mas oferece à população um local para atividades esportivas com a Promenade Plantée (leiam artigo aqui).
Resumindo, Bastille é um bairro agradável, jovem, bem parisiense. Pense nisto quanto for escolher seu hotel.
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
40 Comentários
Júlia Mano
Amei o post!! quando fui a primeira vez a Paris adorei o bairro, foi um dos locais que mais me encantou não sei pq.. agora estou voltando e me hospedarei no bastille hostel como vi que foi sugerido aqui, depois volto pra contar como foi!! :))
Lena Ranghetti
Apesar da fama das manifestações na Place de la Bastille, da Ópera Bastille (que gosto de frequentar), da Promenade Plantée e todas as outras atrações o 11ème ainda não é dos mais procurados pelos turistas. Teve, mesmo, uma grande visibilidade no triste episódio do Charlie Hebdo. Talvez seja porque fica mais distante das grandes atrações turísticas de Paris.
Nina Schpun
Sempre fico hospedada no Hotel Jules Ceasar que fica na Av.Ledru Roland quase esquina da Rue de Lyon e é ótimo, com preço bom, café da manhã opcional mas muito bom. Tem muitos meios de transporte lá pertinho e fica próximo a Gare de Lyon. Do lado oposto, também pertinho, fica o Marrais, dá prá ir a pé.Recomendo.
Heloisa Luz
Esse bairro foi uma surpresa agradável para mim. Acostumada a me hospedar em Saint Germain, no mês de junho, de passagem pela cidade por apenas seis noites, arrisquei ficar no 11eme. Adorei! Tem de tudo, as pessoas são amáveis e tratam a gente como locais. Fiquei hospedada no Citadines Marais-Bastille, no Blv Richard Lenoir. Recomendo.
Alexandre
Passei rapidamente pela região em minha última visita, me detendo mais na Place des Vosges. Mas na Rue Saint-Antoine aconteceu o único episódio de um francês que não quis se comunicar comigo em inglês: o dono de uma padaria. E logo se deu uma cena bem engraçada que foi eu falando em inglês, ele em francês, eu o entendendo e vice-versa e tudo correu bem e comprei um pão muito gostoso (redundância…).
Paulo
Fiquei também hospedado na região em janeiro de 2013, no Holiday Inn da Rue de Lyon. Bairro gostoso, agradável, seguro e na rua havia mercearias e um restaurante oriental ótimo. Pertinho do metrô Gare de Lyon e do Marais. Recomendo.
Marco Veras
Fiquei hospedado em um hotel bem próximo da praça. O lugar é muito bom, preços razoáveis e perto de tudo. Facil de sair e chegar.
Alan
Adoramos o bairro. Ficamos hospedados da Rue Sedaine, no Au Royal Mad e todos os dias saiamos para andar a noite pelas redondezas. Na praça Voltaire tem muitas lojinhas bacanas, supermercados bons e até um McDonalds.
Ao voltar a Paris, me hospedaria neste bairro de novo. Aliás, é curiosa a quantidade de lojas coreanas na rue Sedaine.
Obrigado pela matéria. Boas lembranças !
Ronaldo
Muito legal este artigo.
Bastille é minha região preferida, das duas vezes que fui à Paris fiquei hospedado nesta região. Na primeira vez (2010), fiquei no hotel Campanile Bastille, realmente muito bom. Na segunda vez (2014) fiquei hospedado no Hotel Paris Bastille, situado na Rue de Lyon, um hotel pequeno, porém com um atendimento excelente e cordial, bem ao lado de uma das entradas para a estação do metrô e a poucos metros do supermercado Carrefour. Sensacional!
Maria
Legal