O quarto onde morreu Vincent van Gogh está intacto. Ele se encontra pertinho de Paris, em Auvers sur Oise. Passeio lindo e carregado de emoções.
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
O quarto de Van Gogh
O quarto de Vincent van Gogh na cidade de Auvers sur Oise foi sua última moradia.
Foi lá onde ele morreu em consequência de um tiro direcionado ao seu peito mas que acabou atingido outros órgãos.
Como descreve muito bem o historiador Wouter van der Veen, no seu livro Van Gogh dans la chambre de Vincent, os 1.300.000 visitantes que aí entraram, desde 1993, não são turistas mas peregrinos.
“Van Gogh é o modelo absoluto para aqueles que se sentem em desacordo com os poderes, as regras, os sistemas e as injustiças. Ele mostrou que a revolta é um formidável motor de criatividade.”
Não esqueça seu SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
O quarto se encontra no sotão do Auberge Ravoux, hoje um restaurante, na cidade de Auvers-sur-Oise.
Antes de entrarmos no quarto, somos acolhidos de maneira profissional.
Entramos pela lateral do Auberge, compramos o ingresso, passamos por um corredor com painéis que relatam os últimos dois meses do pintor na cidade.
Em seguida subimos até a livraria e loja do monumento. Lá esperamos nossa vez, somente pequenos grupos visitam o sotão.
Quando chega a hora, a guia faz uma pequena apresentação e em seguida nos abre a porta da escada de acesso ao último andar.
A partir daí deixamos para trás o momento presente e ingressamos imediatamente no final de um século 19 miserável. Escada de madeira tosca, paredes velhas e rachadas, pintura descascada.
Conheça os guias turísticos do Conexão Paris. Eles vão te ajudar a organizar sua viagem.
Paris: 5 Roteiros, 4 Dias | Essencial Museu Louvre | Paris com Crianças | Essencial Provence
No sotão encontramos dois quartinhos. O de Vincent está vazio, sem mobílias. O segundo está mobiliado com réplicas dos originais.
No quarto de Van Gogh não há nada para ver e é exatamente por isso que revivemos seus últimos dois meses com intensidade. Nada para mobiliar nossos pensamentos e emoções.
Do quartinho passamos à uma sala de cinema para assistirmos um vídeo. Quase não fiquei para vê-lo com medo de perturbar o momento. Mas ele é bem feito e sensível. Com um fundo sonoro perfeitamente adequado às imagens, vemos passar os quadros que Van Gogh pintou em Auvers-sur-Oise com trechos das cartas escritas pelo artista.
Além de restaurante, o Auberge Ravoux hoje é o Maison de Van Gogh e um Patrimônio Histórico.
De uma certa forma, ele croncretiza o sonho do pintor que escreveu no dia 10 de junho de 1890: “Um dia ou outro, eu espero encontrar um jeito de organizar uma exposição, somente minha, em um café.”
Compre ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa no Tiqets.
Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
Informações práticas
Auberge Ravoux / “Maison de Van Gogh”:
- Endereço: Place de la Mairie, 52-56 rue du Général de Gaulle, 95430 Auvers-sur-Oise
- Telefone: +33 (0)1 30 36 60 60
- Horários de funcionamento do Quarto de Van Gogh: de 06 de abril a 30 de outubro de 2022; de quarta a domingo; das 10h às 18h.
Você pode também almoçar no albergue, clique aqui para reservar uma mesa.
Como ir a Auvers sur Oise saindo de Paris
Na Gare Saint-Lazare ou Gare du Nord pegue um trem para a cidade de Pontoise, lá troque para o trem com destino a Persan-Beaumont. Desça na estação de trens de Auvers, que fica a 250 metros do Auberge Ravoux.
O trajeto dura cerca de 1 hora.
Para mais informações sobre a visita, clique aqui e acesse o site da Maison de Van Gogh.
Leia também
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
18 Comentários
Adriano
No inicio da materia vcs dizem que o quarto esta intacto…logo abaixo dizem que o quarto esta vazio e o outro mobiliado com replicas… Entao nao esta original !
Rodrigo Lavalle
Adriano, intacto no sentido que nenhuma reforma ou alteração foi feita.
Claudia
Olá
Estivemos lá em fevereiro e estava fechado. Inverno. Queremos voltar agora em julho e visitar finalmente. Minha dúvida é se em julho fica mto cheio. Se há restrições de dias, se a há trem da gare du Nord com que frequência. Preferimos ir dia de semana por de repente estar mais vazio. Devemos reservar o restaurante? Gratidão 🙂
Cláudia
Rodrigo Lavalle
Claudia, nunca fomos em julho mas, como esse é um mês de férias, a tendência é de que todos os locais turísticos fiquem mais cheios. O local só funciona de quarta a domingo de 10h00 às 18h00. Existe uma média de 2 a 3 trens por hora que saem da Gare du Nord com direção à Pontoise. Lá pegue um outro trem com direção à Persan-Beaumont. e desça na Gare d’Auvers
Jane
É necessário fazer reservas para visitar a Maison de Van Gogh?
Vera Lucia Dias
Solicito esclarecimento em relação ao movimento de Auvers sur Oise em dia de feriado (15/08/2015). Vale a pena visitar num dia como este?
Agradeço antecipadamente sua colaboração. Parabéns pelas valiosas informações.
Rodrigo Lavalle
Vera, o local estará funcionando nesse dia. Não sei lhe informar se estará muito cheio.
Abraços.
Erika
Obrigada, Rodrigo! 🙂
maria elisa franco
estive em Auver-sur-Oise em setembro. Entrar no café Ravoux e no quarto de Van Gogh foi muito emocionante. Impressionante a simplicidade e modéstia na vida de um artista ao final do séc 19 e a de um hoje em dia.
Laine Ilves
Eu conheci um outro quarto em Arles…
MARCO ANDRÉ BRIONES
Uma pequena correção. Eu estive lá em junho passado. O quarto do Van Gogh não ficava em cima do Auberge Ravoux, e sim, da casa ao lado, que aparece na foto. O pintor fazia suas refeições ali, de onde até chegou a roubar algumas toalhas de mesa para fazer seus quadros.
Sandra Paim Dias
Fiz essa visita em setembro. É maravilhoso ver a réplica da obra junto ao local pintado. Estive também no cemitério onde estão enterrados Vincent e Theo. No mês em que fui, havia trem direto. A cidade é um encanto. Recomendo.
Erika
Vou para Paris em maio. Já li aqui no site de vocês sobre a ida a Giverny. Quero ir até la. E quero nesse dia almoçar por lá. Achei que tinha visto aqui no site uma dica de restaurante, porém não estou encontrando. Vocês tem alguma dica? Desculpe se a pergunta for redundante e se foi eu que não consegui mais encontrar onde havia lido. Obrigada! Erika
Rodrigo Lavalle
Erika, leia os artigos sobre os restaurantes indicados: https://www.conexaoparis.com.br/2014/03/26/restaurante-perto-da-fundacao-monet-em-giverny/ e https://www.conexaoparis.com.br/2011/05/26/restaurante-perto-de-giverny/.
Abraços.