Um conselho: evite fazer pagamentos com uma nota de 500 euros em Paris. Você corre o risco de ter, no mínimo, seu gesto recusado.
Me explico: os comerciantes detestam receber esta nota. Em uma pequena banca de jornal, o troco para uma nota de 500 não será fácil. Mas, pagar uma refeição em uma grande brasserie, não vejo onde se encontra o problema.
Mas foi exatamente o que aconteceu comigo. Ganhei de aniversário um lindo envelope com a nota de 500 euros no interior. Meu primeiro gasto, um jantar na brasserie, foi recusado e fui obrigada a usar o cartão de crédito. No dia seguinte, passei na minha agência bancária para trocar o presente.
E a reação dos comerciantes pode chegar à extremos inimagináveis. Recentemente, um casal de africanos passou quase 24 horas na cadeia. Motivo: suspeita de querer pagar uma compra de 200 euros com uma nota falsa de 500. O gerente do supermercado, sem mesmo passar a nota no detetor de falsos, chamou a polícia. E até o banco local fazer as verificações, o casal ficou preso.
A nota de 500 é mal vista e virou símbolo de atividades ilegais. Mais fácil para transportar ou esconder. Li artigos sobre a possibilidade de supressão desta nota, o que não seria um problema para o cotidiano dos franceses e dificultaria a evasão fiscal.
O famoso billet de 500 euros circula sem problemas somente nas altas esferas, que dizer, nas lojas de artigos de luxo, nos restaurantes gastronômicos e nos hotéis palácios.
Quando for fazer câmbio, melhor evitar este valor.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
26 Comentários
Vanessa
Olá, gostaria de saber se consigo trocar notas de 500 euros facilmente em algum banco em Paris. No mês de agosto os bancos funcionam normalmente?
Rodrigo Lavalle
Vanessa, não é fácil. Vários amigos não conseguiram trocar.
Julio Sugaya
Pessoal,
Estive recentemente em Paris e tive este mesmo problema, nenhuma loja trocava minha nota de 500 euros. Porém, ninguém foi rude comigo, apenas falavam que não tinham troco (inclusive no museu do louvre) ou só poderiam trocar a partir de compras de 400 euros. Então, estavamos pelo Pathéon e fomos perguntar numa CASA DE CÂMBIO, o Sr. que me atendeu não entendia inglês (um dos poucos) e por mimica pediu pra mostrar a nota, assim que mostrei começou a contar dinheiro, entreguei os malditos 500 euros e ele me deu trocadinho com notas de 50 e 20 euros.
Paulo
Nunca tive problema em trocar 500 Euros. Claro que deve-se ter bom senso. Até no Brasil, pagar com nota de 100 Reais, dependendo do local, é ruim. Em qualquer local do mundo pagar uma compra com uma nota muito alta em relação ao valor pode ser visto com desconfiança. Por que seria diferente com uma nota tão alta como a de 500 Euros? Mas nada que impeça sua utilização. O que você chama de “brasserie”? Para os padrões brasileiros pode ser um “boteco”.
Janicy storti
Amigos, a melhor forma de ir do aeroporto Orly até seu hotel, seja ele em q bairro for, e pegarvo shuttle (uma van) da Ibéria. O guichê fica junto do local em que se resgata as malas, as atendentes costuma falar espanhol, as vezes ate português, com certeza inglês, custavpir volta de 14 euros por pessoa e lhe deixa na porta do hotel. Eu agendei o retorno, e deixei pagou, e fui pontualmente apanhada mo hotel na data e hora marcada. Nota 10 para p serviço.
Rodrigo Lavalle
Janicy, obrigado pela dica.
Abraços.
Rafaello
huum, que eu saiba o Euro, como papel moeda, para o cidadão em geral, começou a circular em jan de 2002. Antes disso (a partir de jan 1999) apenas existiam transações eletrônicas entre instituições financeiras e Estados. Não me surpreende a dificuldade em trocar uma nota de 500 Euros impressa em meados dos anos 1990 hehehe.
Mariah
Estive em 8 paises, cuja moeda é o euro, entre setembro e outubro pp. Levei os meus euros em notas de 500. Sem problema nenhum. Ate consegui trocá-las em restaurantes, após pagar a conta com notas menores.
Mauricio Christovão
Nunca vi uma nota de 500 euros.Aliás, nem sabia da sua existência até esse post. De qualquer jeito, dicas anotadíssimas!!!
marli gomes de oliveira
Oi,Rodrigo. Eu e minha filha chegaremos a Paris por Orly no dia 13 de janeiro. Nosso hotel fica na Rue de Charonne. Como chegar até lá? Como tenho mais de 70 anos temo ter dificuldade com mala no metrô. Chegaremos por volta das 10 da manhã. Quanto custaria, aproximadamente, um taxi. Obrigada.
marli gomes de oliveira
Oi, Rodrigo. Eu e minha filha chegaremos a Paris por Orly no próximo dia 13. Nosso hotel fica na rue de Charonne. Como ir de Orly até lá? Quanto ficaria um taxi?
Merci beaucoup.
Rodrigo Lavalle
Marli, um táxi ficaria em média 36€.
Abraços.
Valéria
Deixo as notas grandes para pagar hotéis e compras maiores. Nunca tive problemas.