Um conselho: evite fazer pagamentos com uma nota de 500 euros em Paris. Você corre o risco de ter, no mínimo, seu gesto recusado.
Me explico: os comerciantes detestam receber esta nota. Em uma pequena banca de jornal, o troco para uma nota de 500 não será fácil. Mas, pagar uma refeição em uma grande brasserie, não vejo onde se encontra o problema.
Mas foi exatamente o que aconteceu comigo. Ganhei de aniversário um lindo envelope com a nota de 500 euros no interior. Meu primeiro gasto, um jantar na brasserie, foi recusado e fui obrigada a usar o cartão de crédito. No dia seguinte, passei na minha agência bancária para trocar o presente.
E a reação dos comerciantes pode chegar à extremos inimagináveis. Recentemente, um casal de africanos passou quase 24 horas na cadeia. Motivo: suspeita de querer pagar uma compra de 200 euros com uma nota falsa de 500. O gerente do supermercado, sem mesmo passar a nota no detetor de falsos, chamou a polícia. E até o banco local fazer as verificações, o casal ficou preso.
A nota de 500 é mal vista e virou símbolo de atividades ilegais. Mais fácil para transportar ou esconder. Li artigos sobre a possibilidade de supressão desta nota, o que não seria um problema para o cotidiano dos franceses e dificultaria a evasão fiscal.
O famoso billet de 500 euros circula sem problemas somente nas altas esferas, que dizer, nas lojas de artigos de luxo, nos restaurantes gastronômicos e nos hotéis palácios.
Quando for fazer câmbio, melhor evitar este valor.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
26 Comentários
Marco Clara
Oi, ainda bem que levei notas de 50 euros.
Marco Clara
Beleza pura, valeu a dica.
Joseph
Em Recife, as casas de câmbio, em sua maioria, somente disponibilizam notas de 500 euros. É um problema! Espero que esse billet seja tirado de circulação o mais rápido possível.
cristina hamada
fui para Paris e minha irma foi nos buscar no aeroporto,na saida a maquina nao aceitava o cartao de credito ,ela ligou e varias vezes falou com o atendente ,mas nada passei o meu cartao e nada,sorte que tinha uns euros ajuntamos e pagamos, acha,e se eu nao estivesse ciom minha irma,so na franca mesmo……
Malu
Situaçao que aconteceu comigo em setembro de 2014 em Avignon : …Uma amiga (que mora na França ha mais de 20 anos) e eu fomos direto para a agencia do correio porque aqui correio é também agencia bancaria , então pedi a Rejane para trocar uma nota de 500 euros que eu tenho desde o meado dos anos 90 quando eu ia para Portugal . Aqui já havia tentado trocar duas vezes e sem êxito. Já estava ate preocupada da nota ser falsa. Quando Rejane pediu pro bancario trocar , eu estava de longe mas percebi ele recusar trocar a nota imediatamente corri ate o balcão e perguntei o que houve e ela me disse que nem pra ela que é correntista ele quis trocar então tive uma GRANDE ideia…falei pra Rejane em português “deposita na sua conta “ ahhhh e ele entendeu e concordou …pronto foi feito ..ele depositou na conta da Rejane e imediatamente sacou trocado para ela …Bem se isso tivesse acontecido em Portugal eu nem estranharia mas na França ? Mas acabei por eu rir muito com a situação!
(http://malusilva99.blogspot.com.br/2014/09/19-de-setembro-avignon.html)
luiza
Alguma dica de melhores lugares para câmbio?Tenho visto cobranças altíssimas de “comission”.Cuidado com estas armadilhas em casas de câmbio que mostram taxas atraentes de conversao mas cobram “comission”…
Rodrigo Lavalle
Luíza, não temos dicas. O que vale é a pesquisa. Existem casas de câmbio na rue de Rivoli em frente ao Louvre e no entorno das Galeries Lafayette.
Abraços.
Sandra Porto
Obrigada pela dica.
ludmila
Fui comprar uma camiseta na HM com nota de 100 euros. Passaram e repassaram a mesma na maquininha para confirmar a autenticidade. Chato demais! Também fui tomar um café e como estava com muitas moedas, tentei pagar com elas. O garçom se recusou a receber! Criei caso, gastei meu francês e ele irredutível. Chato 2!
Arnaldo Camargo
Tive um problema parecido (bem pior) em Londres, no mês de dezembro/14: meu cartão Itaú-Visa não funcionou, mesmo estando habilitado e com a confirmação por telefone de que estava ativado!
MarianaCCS
Ótima dica!
Estive em Paris com um amigo que recebera da casa de câmbio apenas notas de 500 euros. Era um sufoco para ele conseguir trocá-las. Algumas vezes ele tinha que pagar os gastos de todos do grupo para que os comerciantes aceitassem (depois nós o reembolsávamos, claro). O lugar que ele trocou mais facilmente foi na Galeries Lafayette!