Sem dúvida alguma a Pont Neuf é um dos elementos/monumentos mais reproduzidos e fotografados da paisagem de Paris.
Ela une, em dois segmentos, rive gauche e droite passando pela ponta oeste da ilha Cité e nos oferece uma vista maravilhosa do Sena.
Em séculos passados a Pont Neuf foi um centro comercial alegre e agitado. As lojinhas dos comerciantes ocupavam os dois passeios da ponte. No início eram pequenas cabanas de madeira. Em 1775 elas foram substituídas por lojas construídas com a pedra parisiense. A Pont Neuf era um espaço de encontro, diversão e compras privilegiado. No século XIX as lojas foram destruídas e a ponte passou a ter o honroso título de ponte mais bonita de Paris.
Em 1985 o artista Christo embalou a Pont Neuf. Eu ja morava em Paris e acompanhei o passo a passo desta façanha artística e o resultado final foi admirável.
Em 1991 Leos Carax fez o filme Les Amants du Pont Neuf. Nele, Alex (Denis Lavant) encontra Michèle (Juliette Binoche) na Pont Neuf. Michèle perde a vista e Alex descobre o amor.
Em 1994 o costureiro Kenzo, em grande evento, revestiu a ponte de flores.
A Pont Neuf é um daqueles lugares chamados Lieux de Mémoire, o testemunho de um grande momento da arquitetura francesa.
Não deixe de ver a Pont Neuf à noite, iluminada e a partir do Sena. Passear de barco pelo rio é programa para turista, nós todos sabemos disto. Mas nós aqui do Conexão Paris achamos este passeio maravilhoso. Compre uma opção simples, sem jantar (clique aqui). Fique do lado de fora e abra bem os olhos. Vale a pena.
Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
30 Comentários
Malu
Alem de uma vista linda (se der sorte de pegar o por do sol nela, entao, eh incrivel), do ladinho tem o Kong, um dos restaurantes (na minha opiniao) mais incriveis…. a vista dele para a ponte eh sensacional! Recomendo!
Regina Chaves
Paris é maravilhosa, você respira arte 24 horas, essa ponte é divina. Adorei conhecer esta cidade maravilhosa.
Jair Pereira
Maravilha, o syte ou o blog, assim como Paris, são maravilhosos, faz voce viajar em casa!
elisabela martini
Chegarei em Paris no próximo dia 21, estou ansiosa. Logo poderei conentar marvilhas sobre o destino.
Velma Damasceno Porto
Já fui a Paris uma vez, mas, não conheci esses monumentos. Deve ser linda a Pont Neuf, e deve ser maravilhoso o passeio de barco mas espero que em breve eu veja esses lindos monumentos tão comentados.
Lena Ranghetti
A Pont Neuf é a minha preferida! É como se fosse meu talismã em Paris: tenho que passar por ela sempre para dar sorte. Em baixo, tem a praça de Vert Galant, que é pequena, florida e tranquila. Olhando da Pont des Arts, a visão e belíssima. Tenho fotos de todos os jeitos daquele canto, um de meus prediletos em Paris.
Paulo Rodrigues do Vale
Vou viajar em setembro para Paris na França…
Mirella Cozzi
Adoro e sempre faço. Durante o dia, se o tempo estiver bom, com o Batobus. À noite, com qq tempo, com o Bateaux Parisiens. O jantar não é bom, mas o passeio vale a pena.
Flics
“A ponte foi concluída apenas sob o reinado de Henrique IV, que a inaugurou em 1607.
A Île de la Cité vista do lado ocidental, com a Pont Neuf cruzando o Sena.
Os bastiães dão à Pont Neuf uma aparência de fortificação.
Assim como muitas pontes de seu tempo, a Pont Neuf foi erguida com uma série de pequenos arcos, seguindo os modelos romanos precedentes. Foi a primeira ponte de pedras em Paris que não serviu como alicerce para casas erguidas em sua superfície, e foi equipada com passeios para proteger os pedestres da lama e dos cavalos; os pedestres também poderiam se abrigar nos bastiães, para permitir a passagem de algum transporte mais volumoso. A decisão de não se permitir a construção de casas é atribuída ao próprio Rei, pois considerou que estas impediriam uma melhor visão do Louvre, ampliado consideravelmente em seu reinado.”
(Wikipedia)