ESSE RESTAURANTE FECHOU
Por Kátia Becho
Seguindo sugestão das meninas descoladas do Rock Hair, salão moderninho à beira do Canal Saint-Martin (veja post aqui), fui experimentar o novo restaurante que fica entre o Canal e a République.
O lugar, aberto pelos irmãos Mathieu e Yannick há cerca de 6 meses (onde já funcionou um açougue), tem a proposta de resgatar alguns pratos tradicionais da culinária francesa – a começar pela delícia que dá nome ao lugar: L’oiseau sans tête.
Não, você não vai ter que comer um pássaro sem cabeça. Esse também é o apelido pelo qual é conhecida a paupiette de veau, um enrolado de carne de vitela recheado com champignon, cebola, salsa, carne de porco, carne de vitela e outros segredos do chef – tudo picado à faca bem miudinho, como manda o figurino. A especialidade, acompanhada de molho maison e batatas bem amassadinhas, lembra aqueles pratos de casa de avó – mesmo pra quem nasceu bem longe dali, no interior das Minas Gerais.
O aroma que o acompanha à mesa já entrega o prazer de uma refeição sem frescuras, mas com aquele toque que revela a presença de um chef na cozinha. Chef, não, cuisinier. Mathieu ficou atrás do balcão observando discretamente qual seria nossa reação ao provar a tradicional paupiette que ele amorosamente resgatou (talvez do livro de receitas de sua grand-mère). Ele se considera apenas um cozinheiro, enquanto o alegre irmão Yannick é o atendente e relações públicas que circula pelo pequeno salão com um bom humor e uma simpatia que precisam ser checados uma vez mais (voltarei em breve pra conferir se cheguei num dia de sorte ou se aquele prazer em receber é genuíno como me pareceu).
Decoração descontraída, música super agradável, bons vinhos e boa sobremesa feita no lugar. Se o artigo anterior da Lina te deu vontade de conhecer o Canal Saint-Martin (clique aqui para ler nossos artigos sobre a região), já sabe onde parar para almoçar ou jantar.
Paupiette de veau a 15,50 euros, moelleux au chocolat (que chamamos de petit-gateau) com calda de framboesas frescas a 5,50 euros e taça de vinho tinto a partir de 4 euros (experimente o Bergerac “les sens du fruit”, boa sugestão da casa).
L’oiseau sans tête: 3, rue Beaurepaire, 75010 Paris
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda no site Minha Viagem Paris. O guia traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
42 Comentários
Maira
Ola pelo google vi que o restaurante está permanentemente fechado.. saberia me confirmar? Já fui uma vez seguindo a indicação de vcs e amei.. queria repetir a dose mas agora estou confusa..
Vou no fim de abril..
Obrigada!!!
Rodrigo Lavalle
Maira, sim, infelizmente o restaurante fechou.
Lu Gonçalves
Olá!
Vou estar em Paris a partir do dia 23 de novembro.
Poderia me indicar um restaurante bom e barato nas imediações da Bassin de Villette.
Rodrigo Lavalle
Lu, no Quai de la Seine (uma das ruas que ficam às margens da Bassin de la Villette) há o Le Bastringue e o Bellerive (ambos no estilo brasserie tradicional francesa). No final da Bassin fica a Paname Brewing, uma cervejaria artesanal que serve hambúrgueres e demais pratos. Leia esse artigo sobre o 19° arrondissement com outras dicas de programas e restaurantes na região: https://www.conexaoparis.com.br/2016/05/26/o-19-arrondissement-de-paris.