Este texto é de autoria do Dodô.
A crise da Grécia nos lembra um princípio óbvio da resistência dos materiais: Nenhuma corrente é mais forte do que o seu elo mais frágil. E a sensatez nos informa que é melhor reforçar o ponto fraco do que desmanchar a corrente por inteiro. Mas tem gente que não concorda. As viúvas das corroídas moedas nacionais européias e os teóricos da “farinha pouca, meu pirão primeiro” olham para trás com lentes convenientemente seletivas e pregam a troca de problemas novos por problemas velhos, como se a desunião diante dos perigos tornasse cada um mais forte hoje do que jamais foi ao longo de toda a história.
“E se a gente voltasse a ser como antes, acabando com o euro e com a União Européia? resmungam eles. E se a gente voltasse atrás para ver como era o “antes!, convido eu.
Vamos situar o “antes” em alguns momentos na linha do tempo. No início do século XX a economia dos Estados UNIDOS atingiu um ganho de escala que arrasou a competitividade dos estados nacionais do Velho Mundo. Aí veio a quebradeira geral de 1929. Os Estados Unidos continuaram unidos. Não passou pela idéia do Presidente, do Congresso ou dos governadores uma nova tentativa de secessão. Todo mundo se lembrava das consequências da aventura dos Confederados. Pelo contrário, Roosevelt investiu pesado no resgate das regiões e segmentos populacionais mais empobrecidos. Aos poucos foi dando certo.
Enquanto isto, na Europa já fervia o caldo de cultura da segunda guerra mundial, como se não bastassem os horrores da primeira, mal resolvidos até na formatação da paz. O resultado é o que se sabe. As penalidades aplicadas à Alemanha e a hiper-inflação que se seguiu abriram o caminho ao nazismo. Nova guerra, nova paz e o continente inteiro em ruínas.
Se cada país tentasse se virar sozinho, a cortina de ferro se fecharia no cassino do Estoril. O plano Marshall, aplicado em escala multinacional, não só salvou a burguesia como estabeleceu os fundamentos das ações conjugadas , que desaguariam, em 1958, na formação do Benelux, área de livre comércio constituída pela Holanda, Belgica e o Luxemburgo e, poucos anos depois, na Comunidade Econômica Européia, integrada numa primeira etapa, por aqueles países e mais os antigos inimigos Alemanha, França e Itália. Também deu certo, ao contrário da união forçada da Europa Oriental, que implodiu sem um tiro.
A CEE incorporou outros países, mudou de nome, criou um aparato institucional próprio e lançou sua própria moeda. Obviamente, os problemas não terminaram, mas todo mundo passou a viver muito melhor do que no tão pranteado “antes”. Vale a pena alugar o DVD de “Milagre em Milão” e depois dar uma olhada nas atuais vitrines milanesas.
De repente, pintou o horror. O que fazer? A solução é revoltante mas não existe outra melhor. Salvar as nações mal-comportadas. Mesmo tapando o nariz, como os americanos estão fazendo com os seus bancos – e o Brasil (quem diria!) fez com o PROER, na época da dupla Fernando Henrique/Pedro Malan.
Além de tudo, a civilização ocidental tem uma dívida imensa com a Grécia. Se os gregos não tivessem detido os persas nas guerras do Peloponeso, talvez o encontro do Lula com os aiatolás acontecesse em Atenas. Ou em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
68 Comentários
Dodô
Helena,
Estava fazendo hora para você terminar sua alquimia gastronômica e voltar ao blog. Estou ansioso pela suite do seu comentário anterior, como sempre arguto e temperado com dendê.
Aguardo, com açúcar e afeto.
GABRIELA P
Cheguei atrasada para dar os parabéns, mas tb gostei muito do texto! Parabéns para Lina e pro Dodô!
Beth
Claudinha
Fiquei vermelha!
Mas é verdade….
Bjs.
Dodô
Claudia Oiticica,
Minha mulher, que te adora, mandou eu caprichar na resposta. Recomendação desnecessária, eu também faço parte da ong “Admiradores da Cláudia”. Para não ocupar o blog inteiro com o inventário dos seus méritos, destaco um deles, unanimemente aplaudido:
a sua capacidade de descobrir o que todo mundo procura – da ficha completa daquele filme do qual só nos lembramos da impressão que ficou, a um restaurante escondido na rive gauche; da sutileza de uma frase á paisagem que nos faz sentir mais vivos. E a mais recente das sua incríveis façanhas: descobrir, num sebo sabe-se lá de onde, um exemplar de um livro meu esgotado há tantos anos.
Como diziam David Niven e Frank Sinatra, com um copo de “Passport” erguido para as câmeras: “sah-woo-dee”!
Dodô
Sueli OVB,
Se eu não estivesse velho demais para isso, ficaria ruborizado com seus elogios. Acontece que, depois de certa idade, quando a gente fica vermelho os outros acham que é crise de hipertensão. Falando sério, muito obrigado, com um grande respeito pelo seu ponto de vista.
Abs,
Dodô
Adriana Pessoa e Madá,
Depois de partiharmos a mesa nos “Comensais”, que vocês enriqueceram com engenho & arte atravésde seus comentários, aqui estamos juntos de novo, debruçados sobre uma crise a mais de um continente que já deu a volta por cima em tantos outros sufocos. Tenho a certeza que desta vez não será diferente.
Abraços
Dodô
Eymard,
Valeu!!! Dois comentários seus no mesmo dia são dose dupla de um scotch de 30 anos.
Abração
Dodô
Beth, Marcia e Laura, louras da minha vida, ao longo das gerações,
Além de uma doce família, vocês formam a torcida organizadada que todo autor gostaria de ter – atenta, inteligente e carinhosa.
Beijíssimos!!!
Dodô
Lina,
Desde a minha primeira visita ao seu blog, fiquei impressonado com o alto nível de inteligência, vivência, cultura e senso de humor dos participantes, a começar pela ‘dona do pedaço’. Você rege esta sinfônica com o brilho do Zubin Metha, sem a arrogância do Karajan. O que eu não sabia, e descobri hoje, com tantos comentários pertinentes e agudos ao meu texto, é que havia tantos leitores brilhantes nas sombras, interessados nos destinos deste planetinha, mas que pouco se manfestam. Tenho a certeza de que, com esta
abertura de espaço a textos autônomos, da qual eu me beneficiei com tanto prazer, a “Conexão Paris” vai nos proporcionar incríveis surpresas. E você vai ter que se cuidar com os ciumes causados na Sorbonne.
Abs
conexaoparis
Dodô.
Amém. Que venham os ciúmes da Sorbonne.
Obrigada pelo texto.
Aurea Costa
Tomei conhecimento de “Aboboras ao vento” aqui no CP. Procurei adquirir para dar à uma sobrinha que faz publicidade mas não consegui. Moro em Fortaleza e quem pudeer me informar de algum sebo que venda pela internet, eu agradeço muito.
ótimo o posto. Sou caladinha mas todo dia dia passo por aqui para ver as novidades ou tirar duvidas. Abçs a todos