Gosto tanto desta cidade que reluto apresentar os aspectos negativos. Por isto nunca falei da mendicidade, do número elevado de pessoas sem o mínimo necessário para a sobrevivência. Vivendo aqui desde o final dos anos oitenta, acompanhei o aparecimento dos SDF.
Abro um parêntese, os franceses adoram siglas. Ou então eles se sentem melhor escondendo a realidade atrás de duas ou três letras. SDF quer dizer sem domicílio fixo, traduzindo sem teto.
Paris e seus clochards, os antigos bêbados que viviam na rua, é um quadro do passado. Hoje o que vemos é um vai e vem de imigrantes mendigos, europeus ou não, vivendo nas ruas de Paris ou nos bosques que a circundam. Quando chega o inverno esta população se transforma em matéria na mídia. Desde o início dos dias frios quatro infelizes que moravam em barracos no Bois de Vincennes morreram de frio e cansaço.
Durante o dia o boulevard Hausmann é o centro do consumo francês. Vitrines maravilhosas nos departments stores, alta costura e gastronomia, turistas do mundo inteiro carregados de sacolas. A noite uma outra realidade se instala e sob as marquises das lojas dormem os miseráveis que vem pedir esmolas na ruas da cidade luz.
Nunca me permiti fotografa-los e as fotos acima foram tiradas do Flickr e exemplificam bem a presença dos sem teto em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
43 Comentários
Lilian
Estive em Paris em abril deste ano e me hospedei próximo da Gare du Nord. Fiquei horrorizada com a quantidade de mendigos urinando por todos os cantos da região até mesmo na frente de qualquer pessoa e em qualquer horário. A polícia vê tudo não faz nada. A região é simplesmente um lixo; nunca mais fico próxima deste local e nem passarei por lá.
Osmar
O que mais me deixou constrangido mesmo nas ruas de Paris foi ver que várias pessoas necessitadas ficavam por horas a fio na posição ajoelhada/agachada com o rosto/nariz encostado no chão, numa posição extremamente suplicante e servil! Que pena! Que dó de pessoas como essas! Me senti realmente muito mal com isso. Peço a Deus que ilumine a cabeça de nossos governantes mundiais para que o sofrimento dessas pessoas possa ao menos ser reduzido e aliviado!
Alessandra Novaks
Lina, parabéns por abordar esse tema. Desigualdade social, injustiças,… existem em qualquer lugar do mundo e uma cidade grande como Paris não teria como ficar fora dessa realidade. O importante é que turistas, moradores, autoridades,… não fechem os olhos para esses problemas, que precisam ser percebidos para que essas pessoas sejam acolhidas, auxiliadas e inseridas na sociedade. Paris é linda! E apesar dela parecer um conto de fadas, ela é real; e isso, na minha opinião, faz ela ser mais incrível do que já é.
maria Cristina de Andrade Câmara
Eu nunca imaginei que fosse me deparar com tantos mendigos em Paris, em cada canto tinha um com seu gato e seu cachorro pedindo esmola, estava chovendo mto e eles com um guarda chuva para se proteger, pensei eu não estou acreditando, foi chocante e foi meu cartão de visita, fiquei mto triste, poi tinha Paris como um deslumbre, mais como mts falaram aqui isso é no mundo td, eu não vou deixar de amar Paris tenho um encanto por ela desde criança, te amo paris♥
Sérgio
Cheguei de Paris na semana passada.
Estou triste pelo abandono que acometeu esta cidade. Cidade que me apaixonei há tempos.
As suas belezas históricas e o seu charme inigualável permanecem lá, contudo, tudo aquilo que depende do ser humano está se degradando. O entorno dos pontos turísticos e monumentos estão feios e mau cuidados. Gradis quebrados, grama mau tratada, banheiros em péssimas condições (quando existem), sem falar nas estações do metrô – catracas quebradas, sujas e seu tradicional cheiro de urina parece que se intensificou acompanhado de alguns “dejetos humanos” que presenciamos e quase pisamos.
Espero que acordem a tempo de resgatá-la, pois temo que deste jeito ela não suportará por muito mais tempo.
Ana
Na volta para o Charles de Gaulle, às margens do Sena fiquei admirada com a quantidade de casebres e malocas ” A la favelas cariocas”. O Marcos, nosso motorista do Paris my driver, disse que eram Romenos e ciganos que estavam invadindo Paris. Fiquei com pena e ao mesmo tempo pude ver onde vai chegar essa história. Se eles não fizerem nada a respeito, em breve, Paris terá, logo logo, um FAVELÃO pra Rocinha nenhuma botar defeito!!!
Fátima caldas
Muitos anos que não visitava Paris e vi que a pobreza estava em vários lugares, na Champs Élysees, Ópera , e outros , e pessoas que à noite se alojam nos bancos, é triste ver como o mundo está empobrecido.
Margarete Virginia
Eu fui morar em Paris em novembro de 2000 a 2011 ,e fiquei chocada quando vi a cidade luz,cheia de mendigos e muitas cenas de violencias com os ciganos nos metros ,aqueles quer viviam com o visto atrazados ,eram tratados como bicho . quando não era eles partindos carros e pondo fogo e ainda falam do Brazil
Alvaro Coutinho
Sera que e por isso que o grande hit da Economia hoje, Capital no seculo XXI, de Thomas Piketty foi escrito em Paris?
Luisa
Enquanto isso uma simples bolsa na Loui Viton custa 9000€…eita mundinho injusto