O 8° arrondissement de Paris, simbolizado pela avenida Champs Élysées, é um bairro parisiense de grande prestígio onde arte, cultura, poder, gastronomia, luxo, museus e monumentos se concentram em 400 hectares.
Fora sua famosa avenida, o 8° não é conhecido como Saint Germain e está longe de representar Paris no imaginário internacional. Muitos turistas visitam o Arco do Triunfo, descem a avenida Champs Élysées até a praça Concorde sem saberem que o bairro é a sede do Palácio do Governo francês e de várias embaixadas entre elas a do Brasil, a do Canadá, a da China, a do Qatar, a do Japão, a da Espanha e a dos USA.
Aqui estão os mais famosos endereços do mercado da arte: Artcurial e Sotheby’s. Aproveito para lembrar que a livraria Artcurial é excelente e seu restaurante agradável.
Aqui estão sete grandes museus de Paris: o Grand e o Petit Palais e suas exposições temporárias, o Jeu de Paume e suas exposições de grandes fotógrafos, o Jacquemart-André, bela mansão com um restaurante agradável, o Nissin de Camondo, museu-monumento da história trágica de uma família francesa e a Pinacothèque de Paris. O Musée Orangerie com as Nympheas de Monet, colado ao Jeu de Paume, possui como endereço o 1° arrondissement.
Neste bairro é fácil privatizar uma sala de cinema, a escolha é grande. Para isso saiba que terá que gastar entre 900 e 5.000 euros para o aluguel da sala e de 200 a 60.000 euros para o aluguel do filme. Na lista das salas, o Club 13 de Lelouch, o cinema do hotel Royal Monceau, o cinema Balzac, o Club Publicis.
O 8ème não possui grandes jardins como o Luxembourg mas é aqui que se encontra o pequeno e aristocrático Parque Monceau inaugurado em 1861 por Napoleão III. Vale a pena conhecê-lo.
Graças aos endereços em torno ou perto da praça Madeleine, o 8ème é um dos centros gastronômicos de Paris. Aqui estão Fauchon, Hédiard, Maison de la Truffe, Caviar Kaspia, La Maison du Chocolat, Ladurée, Dalloyau, Lenôtre, La Maison du Whisky, as Caves Augé e as Caves Taillevent. Em qualquer um destes endereços você estará comprando produtos de alta qualidade.
É aqui que se encontra um dos endereços históricos de Paris, o Publicis Drugstore, aberto das 8h às 2 da manhã, com seu kiosque de jornais e livros, seus macarons Pierre Hermé, sua brasserie aberta non-stop e o famoso restaurante L’Atelier de Joël Robuchon.
Quanto a moda, o 8ème é um concentrado do luxo francês e internacional. Entre a avenida Champs Élysées, avenida Montagne e rue du Faubourg Saint Honoré encontramos Vuitton, Chanel, Dior, Hermès, Chloé, Elie Saab, Prada, Nina Ricci, Yves Saint Laurent, Roger Vivier, Dolce et Gabana…
No 8ème estão vários dos mais famosos hoteis da cidade: Four Seasons George V, Hotel Bristol, Hotel Royal Monceau, Hotel Plaza Athénée, Hotel Fouquet’s Barrière, Hotel Lancaster.
Aqui a nata do show-business e da finança se encontra para cortar cabelo e fazer a barba no ultra-chic Cercle Delacre. Estes senhores podem também tratar a pele, colorir sombrancelhas, preencher rugas e dissolver gorduras com massagens dinâmicas.
Quanto aos bons restaurantes, a escolha é infinita e muitos deles já conhecidos dos leitores do Conexão Paris: Il Carpaccio (restaurante do Hotel Royal Monceau), Maison Blanche, Mini Palais, 1728, Epicure (o restaurante do Bristol), Le Relais Plaza, Senderens, Café Prunier, Flora Danica, L’Atelier, Stresa…
Saiba também que, graças à concentração de lojas e escritórios, este bairro acolhe 300.000 pessoas que aí trabalham todos os dias. E que 24 milhões de turistas passam anualmente pela Champs Élysées. Mas o 8ème possui somente 40.000 habitantes.
Se você estiver procurando ruas com padarias, croissants e baguettes, ruas com feiras e barracas de frutas, legumes, peixes e crustáceos, se deseja observar cenas do quotidiano como crianças indo para a escola, mães e seus carrinhos de bebês, senhoras e senhores passeando com cachorros, se quiser ver áreas residenciais e a vida de todos os dias, este não é o bairro indicado.
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
54 Comentários
Ana Glaucia
Oi, sera que vc pode me ajudar? Estarei em Paris em outubro no Hotel Quartier Bercy Square e terei que pegar um trem na Estacao Gare Du Nord, gostaria de saber como chego la? Sera que da para ir andando? Qtos kms + ou – desse hotel? Obrigada.
Lina
Ana Glaucia
Na estação Daumesnil pegue linha 8 até Strasbourg Saint Denis. Troque de linha, pegue a 4 até Gare du Nord.Não pode fazer este trajeto a pé.
Jessé Pires
Olá para todos (Lina e pitaqueiros). Cheguei de Paris dia 01/08. Agradeço a todos pelas opiniões, pois muitas foram de grande proveito para mim. Fiquei no Bd. Malesherbes, num ap. do Vinícius, indicado pelo blog. O Vinícius é gente séria e muito eficiente. O local realmente é excelente. Ao lado do ap. foi aberta uma filial do Franprix que muito nos ajudou, principalmente com aquelas comidas prontas, muito saborosas e aqueles queijos deliciosos. Quanto a água indico a Volvic, semelhante a nossa, e bem barata. O Parque Monceau realmente é muito bonito, como todos os outros, cada um com particularidade.
Passei 15 dias inesquecíveis com minha família. Tudo correu muito bem.
Por todas as informações só me resta agradecer e desejar muita felicidade e sucesso a todos.
Katya Leitzke
Beth,
Poder passear todas as manhãs cedinho no Parc Monceau é um luxo!!!
Eu até não me importaria de sofrer um atropelamento coletivo. Hahaha!
Falando sério, outro lugar muito gostoso, é a praça no fim da Rue D’Anjou onde na época da revolução ficava a vala comum que recebeu corpos e cabeças – separados, como sabemos – de Luis XVI e Mª Antonieta, e hoje é um bonito e tranquilo lugar com uma espécie de mausoléu em homenagem. Os corpos agora estão em Saint Denis. Alí disputamos lugar nos bancos, ao meio dia, entre os almoços alheios.
Caio
Lina,
Esqueci de te avisar: ficarei no 9eme, ao lado do 8eme!
Muito obrigado pelas dicas quanto aos studios que estava pesquisando… Sou eternamente grato!
Chego em Novembro! Abraços…
Caio
Que delícia de blog… Dicas maravilhosas…
São tantas coisas boas para fazer, tantos lugares, tantos detalhes…
Vontade absurda de morar em Paris! Irei pela primeira vez este ano, mas tenho certeza que voltarei no próximo, mesmo sem conhecer pessoalmente. Abraços!
Beth
Katya
Meu marido gosta de passear no Parc Monceau de manhã bem cedinho… Mas tem que tomar cuidado! Ele quase foi atropelado por um grupo de maratonistas amadores, rsrs.
Beth
Lenna
O Flora Danica é um ótimo lugar para um almoço rápido. Gosto de salmon deles e especialmente da varanda….
Katya Leitzke
Na minha opinião, o melhor lugar para ficar em Paris.
Gente bonita, lojas lindas e principalmente, porque é perto de tudo! Você pode ir a pé pra qualquer lugar de Paris, flanando, simplesmente. Ficamos sempre no Castigglione Hotel. Nada ultra requintado como os citados, mas bem atrás das embaixadas, na Faubourg Saint Honoré.
E sim! O parque Monceau é um lugar delicioso! Alí você verá, além de uma das antigas Portas de entrada da cidade, pessoas comendo seus almoços trazidos de casa, crianças com suas babás e turmas inteiras de alunos em uniformes, tendo aula ao ar livre!
Milene
Quem procura o que está no último parágrafo encontrará no 15º ème. Fui até lá para visitar a igreja de N. Sra. da Salette e adorei o bairro, bem residencial.
Tatyana Mabel Nobre Barbosa
tudo anotaddoooooo…!!!! Nossa… é muita coisa!